tag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post4150097766940698388..comments2024-01-12T11:11:39.983-03:00Comments on Cultura Aeronáutica: Os Caravelles da Varig: primeiro jato comercial na aviação brasileiraJONAS LIASCHhttp://www.blogger.com/profile/07802595230098112220noreply@blogger.comBlogger13125tag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-29411809230885524292020-09-04T11:38:59.017-03:002020-09-04T11:38:59.017-03:00Estava em um Caravelle num voo de SP ao Rio em 196...Estava em um Caravelle num voo de SP ao Rio em 1961. Com 09 anos e maravilhado, encostei meu ouvido no vidro da janela oval e ouvi um barulho típico de um helicóptero parando as hálices. Avisei minha mãe, mas ela não acreditou. Em seguida, o interior da cabine começou a ficar quente a ponto dos passageiros reclamarem muito. O comandante avisou que voltaríamos ao Congonhas e numa volta de 180 graus, vi pela janela, que uma esteira de fumaça preta ficava no céu atrás de nós.<br />Aterrisamos bem, mas tivemos de esperar 3 horas para embarcar enquanto o jato era ligado no hangar e cobria o saguão de fumaça preta. Chegamos ao Rio e horas depois, esse mesmo jato se acidentava em Brasília devido ao mesmo problema. Foi muita sorte nossa ficarmos vivos!Gabrielhttps://www.blogger.com/profile/15408805503233749766noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-18768250100822639012019-11-01T23:07:35.987-03:002019-11-01T23:07:35.987-03:00O primeiro Caravelle da Varig, está hj em Tolouse ...O primeiro Caravelle da Varig, está hj em Tolouse na França, a 24 anos parado, e será recuperado. Na descrição da matéria eles não citam a VARIG que foi a primeira proprietária desse avião.https://www.youtube.com/watch?v=zi_AisTqvhcAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/13540883832659285537noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-1088961835992638472019-08-19T22:31:57.472-03:002019-08-19T22:31:57.472-03:00Parabéns pela matéria sobre o Caravelle. Voei uma...Parabéns pela matéria sobre o Caravelle. Voei uma vez em um deles GIG-POA. Muito silencioso, comparado com os Electra. Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/03129199522028248473noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-81094794633662341882019-06-07T08:46:58.178-03:002019-06-07T08:46:58.178-03:00Como são bonitas essas aeronaves com a asa lisa, a...Como são bonitas essas aeronaves com a asa lisa, assim como os 727 e o vc10. Obrigado pelo artigo professor! Sandro Lopes Monteirohttps://www.blogger.com/profile/16071175091742594670noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-71485030530318972322019-04-12T06:34:18.015-03:002019-04-12T06:34:18.015-03:00Quem tinha um lounge na calda era o L188 Electra I...Quem tinha um lounge na calda era o L188 Electra II. O Caravelle tinha na caixa a escada de acesso e os wc.Flávio Riethttps://www.blogger.com/profile/01456479851801496873noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-86779571747810043882018-11-16T15:14:49.885-02:002018-11-16T15:14:49.885-02:00Parabéns !! Matéria exemplar !! Saudades do Carave...Parabéns !! Matéria exemplar !! Saudades do Caravelle, lindo !! Um avião considerado, até hoje, por renomados especialistas o mais elegante da história da aviação comercial !! Concordo !!Ibrahim Zuritahttps://www.blogger.com/profile/11039208628573284810noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-19428312975292197092018-07-09T11:50:32.036-03:002018-07-09T11:50:32.036-03:00Bela lembrança,rico texto,parabéns Sr Jonas LIASCH...Bela lembrança,rico texto,parabéns Sr Jonas LIASCH Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/10122124642410871546noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-68460712002365792092018-06-26T09:14:45.045-03:002018-06-26T09:14:45.045-03:00Gostaria de alertar que a foto do Varig onde o pre...Gostaria de alertar que a foto do Varig onde o prefixo está VJO, na verdade é VJD, fiz um trabalho baseado nessa informação e fui prontamente corrigidoAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/17428671201233749880noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-41853784158034128932018-02-02T22:51:35.658-02:002018-02-02T22:51:35.658-02:00Andei muito nos Caravelles para Brasília nos anos ...Andei muito nos Caravelles para Brasília nos anos 60. Eles tinham um salão nobre na cauda, uma espécie de Lounge. Super bacana. Nedda Lunahttps://www.blogger.com/profile/01260988018483606432noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-22406840669887187622017-07-21T19:12:08.741-03:002017-07-21T19:12:08.741-03:00Excelente texto, obrigado!!Excelente texto, obrigado!!fcmhttps://www.blogger.com/profile/17450171709004964937noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-4475076965178900632017-07-19T11:12:39.453-03:002017-07-19T11:12:39.453-03:00Professor faz uma materia sobre o ymc-130 Hercules...Professor faz uma materia sobre o ymc-130 Hercules o aviao adaptado para pouso e decolagem curtas Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05844693317469276707noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-73792313488542163922017-07-15T01:24:19.518-03:002017-07-15T01:24:19.518-03:00Muito bom,excelente matéria!Muito bom,excelente matéria!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/03093575685161979858noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-66524252816679106422017-07-14T18:01:17.821-03:002017-07-14T18:01:17.821-03:00Perfeito o comentário, parabéns.Perfeito o comentário, parabéns.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/04422940828082049012noreply@blogger.com