tag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post4353690331505370669..comments2024-01-12T11:11:39.983-03:00Comments on Cultura Aeronáutica: O Aeroporto de Congonhas em outros tempos - IIJONAS LIASCHhttp://www.blogger.com/profile/07802595230098112220noreply@blogger.comBlogger24125tag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-76558038938787560132022-06-05T16:02:05.043-03:002022-06-05T16:02:05.043-03:00Você Sabia ? ...Você Sabia ? Em 1936, pela primeira vez um aeroplano partiu de São Paulo com destino à cidade do Rio de Janeiro e a cidade ganhou um novo aeroporto na região da Vila Congonhas, no Campo Belo. O nome Aeroporto de Congonhas foi uma homenagem ao Visconde de Congonhas do Campo, Lucas Antônio Monteiro de Barros, primeiro governante da Província de São Paulo após a Independência do Brasil. A área do aeroporto , foi uma permissão do Sr. DOLOR BERNARDINO DO CARMO , um oficial da Guarda Nacional do palácio do governo do estado de SP de Campos Elíseos de 1910 , que cedeu e permitiu que Luiz Romero Sanson "prop. da Auto Estrada" construísse a primeira pista do Aeroporto da Capital de São Paulo em sua propriedade , foi construído com uma arquitetura inspirada no estilo art déco, obra de Ernani do Val Penteado e Raymond A. Jehlen. O prédio e os elementos internos - mobiliário, revestimentos, portas, forros; obras artísticas e até um hangar - são tombados pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – Conpresp.De Carli Netohttps://www.blogger.com/profile/03448328218827483754noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-40793262051883789672021-04-23T15:43:18.530-03:002021-04-23T15:43:18.530-03:00Este comentário foi removido pelo autor.De Carli Netohttps://www.blogger.com/profile/03448328218827483754noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-65924107502082531352020-08-14T18:01:13.205-03:002020-08-14T18:01:13.205-03:00https://youtu.be/xUA16lhr2xghttps://youtu.be/xUA16lhr2xgDe Carli Netohttps://www.blogger.com/profile/03448328218827483754noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-72368856527964999792020-03-03T20:09:53.124-03:002020-03-03T20:09:53.124-03:00Primeiro Decreto de indenização , das áreas que pe...Primeiro Decreto de indenização , das áreas que pertenceram a Dolor Bernardino do Carmo , para a construção e o nascimento do aeroporto da capital de São Paulo , dentro dos padrões necessários da época , a ampliação e as obras já é uma outra historia , independente dessa história ..........http://imprensaoficial.com.br/DO/GatewayPDF.aspx?link=/1937/diario%20oficial/setembro/25/pag_0001_F717Q2QC8AE4Ve36TEUAAN8209C.pdf..... Um registro que foi ocultado por interesses políticos , devido a dificuldade de informação ..De Carli Netohttps://www.blogger.com/profile/03448328218827483754noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-38273114839544072932020-02-04T22:56:37.143-03:002020-02-04T22:56:37.143-03:00Este comentário foi removido pelo autor.De Carli Netohttps://www.blogger.com/profile/03448328218827483754noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-19159128354935735852013-02-07T23:19:49.563-02:002013-02-07T23:19:49.563-02:00Absolutamente correto, foi realmente falta de aten...Absolutamente correto, foi realmente falta de atenção minha à foto. Obrigado pela correção, vou corrigir a legenda da foto. JONAS LIASCHhttps://www.blogger.com/profile/07802595230098112220noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-29830064782818432552013-02-07T23:18:58.525-02:002013-02-07T23:18:58.525-02:00Aldo Pereira sempre será uma das melhores referênc...Aldo Pereira sempre será uma das melhores referências sobre a aviação comercial brasileira, muito do que sabemos sobre o assunto deve-se unica e exclusivamente a ele.<br />JONAS LIASCHhttps://www.blogger.com/profile/07802595230098112220noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-80602761701568699702013-02-07T20:42:16.509-02:002013-02-07T20:42:16.509-02:00Muito bom. E agradeço a referência ao livro de meu...Muito bom. E agradeço a referência ao livro de meu pai aldo Pereira, na resposta sobre o FW 200Leonardo Henrique https://www.blogger.com/profile/10957319753173448922noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-6735282689633247712013-02-07T20:41:01.168-02:002013-02-07T20:41:01.168-02:00Na foto onde aparece um 727 da VARIG, o 737 da esq...Na foto onde aparece um 727 da VARIG, o 737 da esquerda, na mesma foto, é da Aerolineas Argentinas, e não da Cruzeiro, como postado.Leonardo Henrique https://www.blogger.com/profile/10957319753173448922noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-72574519084032207832012-11-21T21:30:56.503-02:002012-11-21T21:30:56.503-02:00Alexandre, o restaurante sempre funcionou junto co...Alexandre, o restaurante sempre funcionou junto com o terraço. Ele pode ser visto na foto em que aparece a bandeira do Brasil, no segundo andar, de formato arredondado.<br />Ele ainda existe, mas você dá de cara com uma parede de concreto, que é a sala de embarque do primeiro andar.<br />O terraço desapareceu.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/10834587929743659703noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-70531992018912405842012-09-27T06:57:29.127-03:002012-09-27T06:57:29.127-03:00Infelizmente, aqui no Brasil os administradores de...Infelizmente, aqui no Brasil os administradores de aeroportos preferem afastar cada vez mais os observadores de aeronaves, os "plane spotters" Quando estive no Japão, vi outra realidade: o Aeroporto de Nagoya tem um enorme terraço aberto, repleto de alegres spotters com suas máquinas fotográficas. Parecia uma festa. JONAS LIASCHhttps://www.blogger.com/profile/07802595230098112220noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-42578715362342743292012-09-27T06:53:46.082-03:002012-09-27T06:53:46.082-03:00Antônio, pode mandar para o email jonas@aeroclubed...Antônio, pode mandar para o email jonas@aeroclubedelondrina.com.br. Mande teus dados, para que eu possa citar a fonte da foto, caso venha a publicá-la. Muito obrigado!!!JONAS LIASCHhttps://www.blogger.com/profile/07802595230098112220noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-71796556790673712152012-09-26T23:03:49.275-03:002012-09-26T23:03:49.275-03:00Prof. Jonas,
Meu pai trabalhou em Congonhas por 18...Prof. Jonas,<br />Meu pai trabalhou em Congonhas por 18 anos (de 1958 a 1976). Passei minha infância dentro do aeroporto e conhecia cada pedaço dele. Tenho uma foto que gostaria de lhe enviar, como faço?<br />Abraços,<br />Antônio Rafael de Alcântara da RochaUnknownhttps://www.blogger.com/profile/12767860680597715967noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-18865372525495070742012-09-10T08:55:37.958-03:002012-09-10T08:55:37.958-03:00Ótimo artigo!!! parabéns pela pesquisa!Ótimo artigo!!! parabéns pela pesquisa!Ana Maria ( Jeito de Casa )https://www.blogger.com/profile/02491892694994523732noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-48993991916766576922012-09-08T14:17:33.949-03:002012-09-08T14:17:33.949-03:00Conheci o blog pois vi em alguma fanpage a divulga...Conheci o blog pois vi em alguma fanpage a divulgação do piso do aero de Congonhas.<br /><br />Eu adoro aviação, ms nunca tive vontade de ser uma comissária....e ou trabalhar na área.<br /><br />Sempre que vejo um avião no céu, o barulho, viro pra olhar, adorooo<br /><br />Grasi<br />adoroolilas.blogspot.com<br /><br />ah já estou seguindo o blogGrasielahttps://www.blogger.com/profile/01127552775480812416noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-1779681475798715522012-09-06T02:31:37.328-03:002012-09-06T02:31:37.328-03:00Este comentário foi removido pelo autor.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/09130763760681980728noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-57558597639812984942012-09-01T22:10:45.449-03:002012-09-01T22:10:45.449-03:00Bons tempos em que todos podiam ir ao terraço ver ...Bons tempos em que todos podiam ir ao terraço ver pousos e decolagens, até que uma maldito restaurante conseguiu acabar com a alegrias de todos!Alexandrehttps://www.blogger.com/profile/17679002369069255854noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-89471968146998598892012-08-16T15:38:04.503-03:002012-08-16T15:38:04.503-03:00otimo arquivo sobre comgonhas hoje e um dos aeropo...otimo arquivo sobre comgonhas hoje e um dos aeroportos mais perigosos do nundo mais tambem o mais historico apesar de ter matado centenas de pessoas no acidente da tam aviaçao de caças modernoshttps://www.blogger.com/profile/10851535303747062643noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-91437131063999920202012-08-06T10:35:06.169-03:002012-08-06T10:35:06.169-03:00Sim, Luiz, é correto afirmar isso sim, especialmen...Sim, Luiz, é correto afirmar isso sim, especialmente para os aviões não pressurizados. Não esqueci as fotos que vc tem do Museu da USAF, pode deixar. Grande abraço.JONAS LIASCHhttps://www.blogger.com/profile/07802595230098112220noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-68533976393725928752012-08-05T22:51:22.463-03:002012-08-05T22:51:22.463-03:00Suas matrículas eram PP-CBI e PP-CBJ. A fonte é o ...Suas matrículas eram PP-CBI e PP-CBJ. A fonte é o livro do Aldo Pereira.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/03306368421145563569noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-1144006333991424672012-08-05T22:44:39.362-03:002012-08-05T22:44:39.362-03:00Jonas, a VASP nunca operou o Focke-Wulf Fw200. Os ...Jonas, a VASP nunca operou o Focke-Wulf Fw200. Os únicos dois exemplares da aviação comercial brasileira pertenceram à Kondor Syndicat, posteriormente Sindicato Condor e finalmente Cruzeiro do Sul. AbraçoAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/03306368421145563569noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-2298812361544304742012-08-05T22:36:38.708-03:002012-08-05T22:36:38.708-03:00Jonas.
Parabéns pelo artigo.
Uma pergunta: Os avi...Jonas.<br />Parabéns pelo artigo.<br /><br />Uma pergunta: Os aviões mais antigos voavam mais baixo, o que os deixava mais suscetíveis a turbulências. É correto afirmar isso? Valeo um texto no blog? <br />E lembre que você disponíveis as fotos que tirei no museu da USAF.<br />Um abraço.Luiz Netohttps://www.blogger.com/profile/07482761151490911931noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-10194851304089545292012-08-05T20:26:45.910-03:002012-08-05T20:26:45.910-03:00Boa noite. As minhas desculpas pela remoção do an...Boa noite. As minhas desculpas pela remoção do anterior comentário dado que continha uma imprecisão relativa a um problema técnico que ficou solucionado de seguida. No entanto não quero deixar de sublinhar o interessante trabalho aqui apresentado.<br />Muito bom o blog sr: Professor Jonas Liasch.<br />Saudações, aqui de Portugal Continental.<br />ZéZéhttps://www.blogger.com/profile/16376885559700827352noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-38398114520113258402012-08-05T20:18:37.878-03:002012-08-05T20:18:37.878-03:00Este comentário foi removido pelo autor.Zéhttps://www.blogger.com/profile/16376885559700827352noreply@blogger.com