tag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post4974371739686290399..comments2024-01-12T11:11:39.983-03:00Comments on Cultura Aeronáutica: Os Fokker 100 da TAM: o sucesso e as tragédiasJONAS LIASCHhttp://www.blogger.com/profile/07802595230098112220noreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-88259584987095493372021-11-07T11:36:32.628-03:002021-11-07T11:36:32.628-03:00obrigadoobrigadoJONAS LIASCHhttps://www.blogger.com/profile/07802595230098112220noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-46818137899403396412021-11-07T09:16:00.834-03:002021-11-07T09:16:00.834-03:00QUE MATÉRIA FANTÁSTICA! Tinha mesmo que ser profes...QUE MATÉRIA FANTÁSTICA! Tinha mesmo que ser professor, meus professores da vida toda foram grandes intelectuais. Sou estudante de direito de 23 anos, mas sou curioso sobre vários assuntos. Gosto muito de ler matérias e blogs, e essa de longe foi a mais bem escrita, rica em detalhes. Pode muito bem converter wm artigo ou resumo acadêmico. Demais, demais!!!! Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/09356310219141738202noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-30564441303568756702019-07-02T18:16:50.642-03:002019-07-02T18:16:50.642-03:00Caros colegas ...Realmete o F100 que se acidentou ...Caros colegas ...Realmete o F100 que se acidentou na 35L, foi mesmo uma falha de manutenção pois, esta aeronave já apresentara este defeito em voo e retomou a rota. Com referencia ao A320 que originava de POA em pouso na 35L, o nosso manual permite o pouso mesmo pinado....Temos que averiguar outros pontos da pista enfim.....Abs Aeronautico Joao NetoUnknownhttps://www.blogger.com/profile/13768849616376347849noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-80774620649495957452016-12-05T22:43:35.964-02:002016-12-05T22:43:35.964-02:00Todos tiveram seu auge e sua importância
É a evolu...Todos tiveram seu auge e sua importância<br />É a evolução dos temposAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/02433699090580609248noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-38357321290080431152016-12-05T17:41:29.685-02:002016-12-05T17:41:29.685-02:00Concordo com o sr. Lucas, Professor e o mais trist...Concordo com o sr. Lucas, Professor e o mais triste e ver que pouca coisa mudou na cultura aeronáutica do Brasil. O aeroporto de Congonhas tem que ser desativado ou vamos contando com a sorte........Abraços GilbertoAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/04541061870451315356noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-42739706047342814622016-11-28T11:49:45.182-02:002016-11-28T11:49:45.182-02:00Quando aconteceu aquele incidente com o voo US Air...Quando aconteceu aquele incidente com o voo US Airways 1549 no rio Hudson eu comentei com minha família sobre o incidente do PT-MQH onde o piloto, habilmente, fez pouso de emergência em um pasto matando somente uma vaca. Enquanto lá nos EUA o comandante Chesley "Sully" Sullenberger foi aclamado como herói e recebeu homenagens, com o episódio virando até filme com o Tom Hanks, não me lembro de qualquer manifestação nesse sentido com relação ao piloto (comandante ou co-piloto) do avião da TAM...Outro país...Outra cultura...<br />Com relação ao artigo, essa é a primeira vez que eu escrevo aqui, Jonas. Minha esposa foi quem descobriu seu blog e me apresentou. Achei ótimo logo no primeiro artigo que eu li ("A conturbada carreira dos Boeing 707 da Varig"). Parabéns pelos excelentes artigos.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/08243380286934716627noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-80992122788700905342016-11-28T09:18:55.793-02:002016-11-28T09:18:55.793-02:00Tiveram muitos outros fatores que contribuiram par...Tiveram muitos outros fatores que contribuiram para os acidentes, até mais relevantes que o citados.Lucashttps://www.blogger.com/profile/03498521665422737578noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-24538467684748604742016-11-26T18:29:35.969-02:002016-11-26T18:29:35.969-02:00Tenho franca saudade dos motores Rolls-Royce "...Tenho franca saudade dos motores Rolls-Royce "chorando" na decolagem. Obrigado pela colaboração.JONAS LIASCHhttps://www.blogger.com/profile/07802595230098112220noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-69032870528860831322016-11-26T18:28:05.050-02:002016-11-26T18:28:05.050-02:00A TAM sofreu com problemas de crescimento, muitos ...A TAM sofreu com problemas de crescimento, muitos incidentes ocorreram antes, mas tudo estava no manual, os procedimentos não estavam essencialmente errados. Era necessário criar toda uma cultura de segurança, e isso às vezes leva décadas. O problema no MRK foi elétrico, um problema nem sequer previsto pelo fabricante, e o do Airbus MBK, esse sim foi problema de doutrina, não vejo culpa da TAM, e sim alguns erros que acabaram criando uma tragédia. A operação sem reversores, nas condições em que ocorreu o acidente, era permitida pelo manual... O avião para só nos freios mesmo na chuva... mesmo assim, ocorreu a tragédia. Coisas a se pensar. Obrigado pela colaboração, foi muito preciosa.<br />JONAS LIASCHhttps://www.blogger.com/profile/07802595230098112220noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-46733818952973423922016-11-26T10:34:27.584-02:002016-11-26T10:34:27.584-02:00Temos que acrescentar que é sabido em "off&qu...Temos que acrescentar que é sabido em "off" que a manutenção da TAM pecava pela qualidade dos serviços prestados. Um exemplo disto é a liberação para voo do "Number One" com deficiências hidráulicas que podem ter contribuído para a falha mecânica. Mais tarde essa mesma falha de qualidade repetia-se no acidente com o Airbus em Congonhas! Avião liberado para voo com um dos reversos de motores "pinados", chegou para pouso com chuva e a tragédia aconteceu! Segurar um avião só nos freios debaixo de chuva?Galvamhttps://www.blogger.com/profile/18088045043187423885noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-8027742807860136582016-11-26T03:53:13.237-02:002016-11-26T03:53:13.237-02:00Excelente histórico dessa importante aeronave na a...Excelente histórico dessa importante aeronave na aviação brasileira. Lembro-me bem do barulho característico (alto se comparado aos Boeings 737) das turbinas passando baixo na rota de aproximação em Goiânia a alguns anos.Xracerhttps://www.blogger.com/profile/12080412831634229550noreply@blogger.com