tag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post6050310247410544996..comments2024-01-12T11:11:39.983-03:00Comments on Cultura Aeronáutica: O voo "visumento": 178 segundos para morrerJONAS LIASCHhttp://www.blogger.com/profile/07802595230098112220noreply@blogger.comBlogger23125tag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-2471395380458530242020-08-17T16:37:11.714-03:002020-08-17T16:37:11.714-03:00Exatamente o que pensei.Exatamente o que pensei.Junohttps://www.blogger.com/profile/10576552689598345703noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-73099259854796846472018-12-02T11:33:01.436-02:002018-12-02T11:33:01.436-02:00O ideal, para quem não voa IFR é não entrar guarda...O ideal, para quem não voa IFR é não entrar guardado. Mas se acontecer procure inicialmente segurar o avião no rumo, e, se tiver, acione o piloto automático, acompanhando com as mãos as correções, sem interferir no movimento do instrumento. Depois certifique-se da região em que vc está voando e veja os obstáculos que terá à frente. Depois siga em frente e faça pequenas curvas pelo piloto automático com pouco ângulo de inclinação para voltar à proa contrária até chegar no visual pelo qual vc passou. Já é um começo para sair da situação. Não desconfie dos instrumentos de seu avião, NUNCA. Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/01370969467630175188noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-3610367770353059102018-01-18T11:09:13.815-02:002018-01-18T11:09:13.815-02:00Quem duvidar do texto pode contar os segundos que ...Quem duvidar do texto pode contar os segundos que se passaram na queda do helicóptero da noiva.marcelohttps://www.blogger.com/profile/11359166244954111888noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-61045929143849663812017-12-13T21:00:05.061-02:002017-12-13T21:00:05.061-02:00certa vez ouvi dizer rs que tinha um piloto que co...certa vez ouvi dizer rs que tinha um piloto que colocava um copo de uísque no painel e virava um touneu tão perfeito que não derramada ... a gravidade q engana. e o corpo humano n foi feito pra voar. daí essas sensações.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/07690371273861780288noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-34325679821775592032017-12-13T20:49:53.608-02:002017-12-13T20:49:53.608-02:00Thiago, a sensação é que está errado.. que vc está...Thiago, a sensação é que está errado.. que vc está voando "inclinado". aí vc começa a duvidar dos instrumentos.. vc pode pensar: mas eu não vou duvidar! e quando seu corpo diz o contrário? a situação é horrível. somente com o treinamento adequado e regular você passa a sentir que aquele desconforto é normal e aí reage melhor a situação.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/07690371273861780288noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-2594666685881193992017-08-17T08:25:26.697-03:002017-08-17T08:25:26.697-03:00https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fdrive...https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fdrive.google.com%2Ffile%2Fd%2F0B1e0JCpfcUJwcExfLXZIYmNacE0%2Fview%3Fusp%3Dembed_facebook&h=ATO2FBEA8Dr1mGk0B4dCUCXOsJ695Fga96uqXHT3cL43HcbhnS1Fnz9Ak6DJReA4mFlASfEnuyZzDAMTgp5cC7HGhPUO3NNElvnu179Th84i&s=1&enc=AZOtvhlW7LRBc3lwjHIw4TzbK74X-5BeIfN0jAcgcsChZ9XPa33z0zyH9GtUGf8BhfZu-59yzzISgHI9u9qQuB-hUUaSDaTyQQsqyLhBRwg5SAAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/11962301314945664705noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-72612516524146239782017-07-05T22:05:25.940-03:002017-07-05T22:05:25.940-03:00A mesma pergunta serve para: pra que comecar a fum...A mesma pergunta serve para: pra que comecar a fumar se sabe que faz mal e pode te matar ? Pra que beber se sabe que pode te prejudicar ? Pra que andar acima dos limites de velocidades se sabe que é proibido ? Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/08067436167951975012noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-50221416849977909152017-06-05T09:18:53.741-03:002017-06-05T09:18:53.741-03:00Já entrei em algumas camadas, não tenho proficiênc...Já entrei em algumas camadas, não tenho proficiência em IFR, fiquei por cima, sabendo que no meu destino o céu estava FEW ou SCT e não distava mais de 30 min da minha posição. <br /><br />Marcelo Marcelohttps://www.blogger.com/profile/14093922102715362282noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-9015241432855226522016-06-13T23:45:21.247-03:002016-06-13T23:45:21.247-03:00Bota um gato em cima do painel. Ele só cai de pé. ...Bota um gato em cima do painel. Ele só cai de pé. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-5287272034343481202016-06-10T23:19:48.938-03:002016-06-10T23:19:48.938-03:00dependendo da curva, o luquido senta certinho no f...dependendo da curva, o luquido senta certinho no fundo, so que vc ta de cabeça p baixo<br />saca loop, so q vc termina mortodrfilho_barreiroshttps://www.blogger.com/profile/16814280732234294817noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-69448313426750279332016-06-10T15:51:56.336-03:002016-06-10T15:51:56.336-03:00Fixar algum recipiente com liquido no painel da ae...Fixar algum recipiente com liquido no painel da aeronave, se ela virar voce sabe que virou nao.... Rarsrsrs nao entendo nada so palpite...NIEMANNPICKChttps://www.blogger.com/profile/03209016859441632334noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-88459199036418520812016-05-04T03:16:37.677-03:002016-05-04T03:16:37.677-03:00Senhores,
Também deixo meu relato de +- 20 anos at...Senhores,<br />Também deixo meu relato de +- 20 anos atrás. Na época não tinha ifr e voava um corisco turbo. Não é bem um relato de entrada em imc, mas sobre voar acima da camada e procurar "buracos" para não descer guardado, pratica também muito utilizada por alguns pilotos. Voava de bom Jesus da lapa para Montes Claros. O céu tinha muitas nuvens e estava muito turbulento portanto decidi subir entre elas para um voo mais calmo. Acontece que com o passar do tempo, aqueles enormes buracos foram fechando dando lugar ao que parecia um céu totalmente nublado. No desespero, mirei em um dos poucos buracos que ainda restavam e mergulhei em espiral para ficar abaixo da camada. A minha frente porém havia uma serra da qual tive poucos segundos para desviar (se minha descida tivesse demorado mais 4 ou 5 segundos eu não estaria aqui). Portanto fica a dicaAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/00460892087105944053noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-32203610935387838042016-02-28T10:36:37.415-03:002016-02-28T10:36:37.415-03:00Senhores, gostaria aqui de deixar minha experiênci...Senhores, gostaria aqui de deixar minha experiência, algo nesse sentido que me aconteceu em 2002, tinha acabado de tirar o PP e ainda não tinha o "tal" treinamento em instrumento...<br />Li esse texto em algum lugar que não me lembro e dias depois fui fazer um voo no norte do Mato Grosso quando me deparei com muita fumaça o que me desorientou, percebi o horizonte da aeronave torto e quando tentei corrigir tive a sensação de ter tirado a aeronave da posição correta, em uma fração de segundos me lembrei desse texto, e percebi que deveria acreditar nos instrumentos e não na "sensação" que estava sentindo, quando sai daquela condição percebi que realmente o horizonte estava certo e estou aqui pra contar essa estória, hoje sou Comandante de Linha Aérea e percebo que sou um sobrevivente daquela aviação de garimpo...grande abraço e bons voos a todos...Robson Girondi de SalesAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/12190444111899114536noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-91510201381411004942015-03-06T20:18:31.095-03:002015-03-06T20:18:31.095-03:00Thiago, vai chegar um momento em que vc vai sentir...Thiago, vai chegar um momento em que vc vai sentir sensações tão estranhas que vai duvidar dos instrumentos. Parece simples para quem nunca passou pela situação, mas pra quem está lá dentro, não é? NÃO ENTRE EM UMA NUVEM, OK?<br />JONAS LIASCHhttps://www.blogger.com/profile/07802595230098112220noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-73824183971724702462015-03-06T16:28:14.081-03:002015-03-06T16:28:14.081-03:00GENTE. tenho uma duvida.
Sim, eu sei que esse nego...GENTE. tenho uma duvida.<br />Sim, eu sei que esse negocio de perder a noçao espacial, quando nao se tem visibilidade é coisa seria. Mas usando o texto acima de exemplo: se eu estivesse voando e me deparace com a situaçao de estar dentro de uma nuvem sem visibilidade alguma, eu grudaria os olhos no horizonte artificial, e para ter certeza do angulo da minha aeronave no espaço, eu ficaria checando a todo instante o turn bank e o climb da aeronave. tentaria manter assim um voo reto e nivelado (so pra constar. Nao sou piloto, mas faço ciencias aeronauticas).<br />O que vcs acham? estou certo ou errado? porque?<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/11876578230061033426noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-76652437112180168402015-01-09T11:03:47.190-02:002015-01-09T11:03:47.190-02:00Aqui no Aeroclube do Paraná chamamos de "viju...Aqui no Aeroclube do Paraná chamamos de "vijumento".Jean Victorhttps://www.blogger.com/profile/16769201816238206055noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-65714762357760133762014-01-02T14:37:48.454-02:002014-01-02T14:37:48.454-02:00Já havia lido este texto há alguns anos. Penso que...Já havia lido este texto há alguns anos. Penso que é sempre muito atual! Se possível compartilhem os ensinamentos do mestre Alcion citado no comentário do colega azricardo. Abraço e bons voos!<br />Christiano Lucas S. Pereira-Brasília-DFblog do Lucashttps://www.blogger.com/profile/14474259297554202331noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-67246574289294543702013-08-30T19:18:32.401-03:002013-08-30T19:18:32.401-03:00Encontrei-me nesta situação em outubro de 1995. Já...Encontrei-me nesta situação em outubro de 1995. Já tinha 3 safras e estava entrando na 4ª. O texto em questão abordou o emocional apenas, sem ensinar... O que fora ensinado no texto com o Título " 178 segundos..." de uma revista nos anos "80", que por felicidade minha, o Professor e Mestre Alcion Nunes Leite do Aeroclube de Santa Maria, destacou e colou na parede deste aeroclube. Pois nele continham detalhes de quando mais ocorriam os desastres e com eles na minha cabeça e Deus organizando tudo para eu sair... Encontrei-me em queda livre 3 vezes e em todas utilizei o que no texto salvaria o piloto. Passei a VNE em 50 milhas, virei e revirei dentro do nevoeiro, não podia zerar o altímetro, o que se dava mais ou menos nos 350 ft, pois descobrir raspando nas cachopas das árvores, comandei Tuneau nas 3 vezes, minhas mãos gelam até hoje!!! Minhas pernas de tanto picarem de nervos, dias após ficaram cheias de hematomas!! Tive uma crise nervosa após uma semana, pois tinha que trabalhar mas meu trauma era tanto que até decolei, mas a cabeça doía e decidi pousar e naquela noite dormi num hospital sedado. Sem dúvidas foi Deus quem estabilizou o Agwagon e mostrou o azul do céu após subir mais de 1.700 ft comandado por Ele, mas sem dúvidas devo muito ao Mestre Alcion! Após tive mais de hora sobre o nevoeiro e graças a um radinho consegui pedir aos colegas da empresa que fizessem contato com a BASM, para me localizar, a partir disso enfrentei o inferno branco novamente e pousei em São Sepé. Só quem voa para saber que o inusitado acontece e simplesmente acontece... Tenha fé em Deus e seja humilde para aprender.azricardohttps://www.blogger.com/profile/10476503812052813421noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-34995190104050294782013-08-10T10:36:55.178-03:002013-08-10T10:36:55.178-03:00Infelizmente 90% dos pilotos sem qualificação para...Infelizmente 90% dos pilotos sem qualificação para IFR, no momento que sua aeronave em vôo cego "desestabiliza", tendem desconfiar das leituras de seus instrumentos, daí,para acontecer um acidente grave, dependerá apenas da sua sorte. ( Experiência própria, hoje passados tantos anos, me considero um cara muito sortudo... )Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/12827151526076713879noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-24154942635037053902013-08-09T21:43:39.317-03:002013-08-09T21:43:39.317-03:00Na verdade, quem não está treinado para voar IFR n...Na verdade, quem não está treinado para voar IFR não consegue interpretar e estabilizar simultaneamente altímetro, climb, velocímetro e bússola. O piloto "persegue" a proa e o altímetro sai do controle, aí ele tenta nivelar e a velocidade dispara e assim por diante. A questão não é confiar ou não nos instrumentos, mas não conseguir interpretar o conjunto de informações ao mesmo tempo, especialmente sob forte estresse. O IDEAL É JAMAIS "GUARDAR" quando não se tem proficiência IFR.<br />APChttps://www.blogger.com/profile/10292745301847821445noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-30716860227712578692013-01-19T13:52:22.418-02:002013-01-19T13:52:22.418-02:00Se a gente soubesse realmente a resposta, muitos a...Se a gente soubesse realmente a resposta, muitos acidentes não ocorreriam... TODO piloto sabe que deve confiar nos instrumento, mas em situações de stress, parece que o nosso cérebro parece acreditar mais nas sensações do corpo, mesmo sabendo que são falhas. Confira o artigo sobre o China Airlines 006, é um exemplo interessante de falta de confiança nos instrumentos.JONAS LIASCHhttps://www.blogger.com/profile/07802595230098112220noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-36673477569560947932013-01-19T02:59:22.701-02:002013-01-19T02:59:22.701-02:00É uma antiga curiosidade que tenho: por que os pil...É uma antiga curiosidade que tenho: por que os pilotos, sabendo de vários acidentes, acabam confiando mais na sensação do que nos instrumentos? Os instrumentos não erram (pelo menos, não todos ao mesmo tempo). Alguma teoria?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-46476737841387497582012-02-15T09:46:22.565-02:002012-02-15T09:46:22.565-02:00"só se trata de uma situação ruim. Em poucos ..."só se trata de uma situação ruim. Em poucos minutos você sairá dela." Sim, com certeza, em poucos segundos sairá dela. É forte o artigo, mas verdadeiro. Muito bom!Roberto Limahttps://www.blogger.com/profile/16707838451531883108noreply@blogger.com