tag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post8045190070295067110..comments2024-01-12T11:11:39.983-03:00Comments on Cultura Aeronáutica: Motores aeronáuticos movidos a etanolJONAS LIASCHhttp://www.blogger.com/profile/07802595230098112220noreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-43693761091071105662017-08-03T08:41:55.924-03:002017-08-03T08:41:55.924-03:00Outro bom argumento a favor do Diesel é a seguranç...Outro bom argumento a favor do Diesel é a segurança, visto que tanto o óleo diesel convencional quanto o querosene são menos voláteis que a gasolina.cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikazehttps://www.blogger.com/profile/10375153774839783894noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-44935940651007084772016-08-25T22:10:48.984-03:002016-08-25T22:10:48.984-03:00Texto legal. Eu já trabalhei com mecânica automoti...Texto legal. Eu já trabalhei com mecânica automotiva, e me espantei com algumas coisas na aviação: taxa de compressão muito baixa, faixa de trabalho de rotação baixa (deve ser por causa da hélice) e baixo torque linear. Acho que o que manda é relação peso potência. E um simples motor fiat ou GM de 1.6 litros preparados por colegas para o campeonato brasileiro de rally, chegam fácil a 210cv com gasolina de até 10% etanol. Acho um pouco rudimentar essa tecnologia de motores, mas parece que é o que funciona bem.Juliano Whttps://www.blogger.com/profile/04569033086512108285noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-46549640648407125892015-10-16T12:57:55.130-03:002015-10-16T12:57:55.130-03:00Concordo inteiramente com o teu comentário. Sugiro...Concordo inteiramente com o teu comentário. Sugiro que veja nesse blog o artigo que fizemos sobre os motores aeronáuticos ciclo diesel. Obrigado pela colaboração, volte sempre.JONAS LIASCHhttps://www.blogger.com/profile/07802595230098112220noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-15949437967160101832015-10-12T06:22:56.648-03:002015-10-12T06:22:56.648-03:00Sabemos que motores a diesel são muito mais robust...Sabemos que motores a diesel são muito mais robustos e eficientes que a gasolina. Caminhões, locomotivas, navios, carros de corrida... Por que nunca chegaram a aviação? Um motor a diesel, de mesmo deslocamento, não traria mais torque e melhor consumo, do que um a gasolina?Glaisons & Glaisonshttps://www.blogger.com/profile/12567878776536152205noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-34233872844732343932015-10-04T01:51:23.834-03:002015-10-04T01:51:23.834-03:00O kit para conversão da aeronave agrícola de AVGAS...O kit para conversão da aeronave agrícola de AVGAS para ETANOL fornecido pelo fabricante do Ipanema é muito caro. Dizem que é por volta de R$ 170.000,00. Oficinas de manutenção de aeronaves tem preços bem mais baixos. Importante contribuição foi a IS Nº 137.201-001 Revisão B que cuida principalmente da segurança de voo das aeronaves convertidas a ETANOL.PEDRO TERUELhttps://www.blogger.com/profile/13048390990117062787noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-1554341753809515702015-03-12T02:59:48.442-03:002015-03-12T02:59:48.442-03:00Até não seria de todo impossível montar um motor f...Até não seria de todo impossível montar um motor flexfuel sem recorrer à eletrônica, vale lembrar que o Ford Modelo T usava ignição por magneto com regulagem manual do ponto por alavanca, e um carburador especial com venturi variável. Mesmo o uso da injeção mecânica não chegaria a ser de todo ruim, principalmente ao se considerar que possa ser adotada a injeção direta (comum em motores do ciclo Diesel), podendo até aumentar mais a taxa de compressão com uma margem de segurança contra a pré-ignição. Outro aspecto digno de nota é que a ausência do chumbo no etanol facilita a incorporação de dispositivos de controle de emissões, como conversores catalíticos. A propósito: considerando que algumas motocicletas de competição off-road já contam com sistemas de ignição e injeção eletrônicos que não necessitam de bateria, até me causa alguma estranheza que não se tenha cogitado a adoção de um sistema semelhante em motores aeronáuticos.cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikazehttps://www.blogger.com/profile/10375153774839783894noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-44962155756992958732014-10-02T12:14:49.314-03:002014-10-02T12:14:49.314-03:00Exato. Os motores ciclo diesel são bem mais vantaj...Exato. Os motores ciclo diesel são bem mais vantajosos, sob qualquer ponto de vista: eficiência térmica, segurança (adeus magnetos, velas, manetes de mistura e carburadores...) e durabilidade.JONAS LIASCHhttps://www.blogger.com/profile/07802595230098112220noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-73701565362035203902014-10-01T19:28:23.174-03:002014-10-01T19:28:23.174-03:00Excelente texto, parabéns!
Hoje o percentual de á...Excelente texto, parabéns!<br /><br />Hoje o percentual de álcool na gasolina inclusive foi aumentado de 25% para 27,5%(valor absurdamente ridículo).<br /><br />Uma vantagem que é vista em um motor usando o álcool é de cara o quanto ele suja menor o óleo, que fica com muito menos depósitos escuros do que a gasolina, é só comparar ambos em coisa de 1 mês após a troca do óleo para ver a diferença.<br /><br />Com uma futura proibição da AVGAS as aeronaves novas sairão claramente com motores a Diesel, já as que forem convertidas ao álcool, espero que sejam feitas da maneira correta.fcmhttps://www.blogger.com/profile/17450171709004964937noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-32377691044289421132014-09-25T01:54:54.805-03:002014-09-25T01:54:54.805-03:00Bem interessante o texto, porém continua com tecno...Bem interessante o texto, porém continua com tecnologias antiquadas esses motores, já passou da hora de utilizarem ciclo diesel nos motores a etanol, seriam só vantagens!Lucashttps://www.blogger.com/profile/03498521665422737578noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-56145847341985115212014-09-23T22:28:55.723-03:002014-09-23T22:28:55.723-03:00Bem interessante. Pretendo seguir carreira na avia...Bem interessante. Pretendo seguir carreira na aviação agrícola, espero um dia pilotar um Ipanema movido a etanol. Não acho que a menor autonomia seja um problema no caso dos aviões agrícolas, uma vez que nesse tipo de operação os pousos são feitos constantemente para reabastecimento do hopper. mhatthaushttps://www.blogger.com/profile/10629973980829632781noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-83868873103922739752014-09-21T11:07:12.254-03:002014-09-21T11:07:12.254-03:00muito bom..muito bom..Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/09955633590363712083noreply@blogger.com