tag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post852820334854281733..comments2024-01-12T11:11:39.983-03:00Comments on Cultura Aeronáutica: Os Lockheed Super Constellation na VarigJONAS LIASCHhttp://www.blogger.com/profile/07802595230098112220noreply@blogger.comBlogger17125tag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-58811995580062394592020-08-01T11:05:16.314-03:002020-08-01T11:05:16.314-03:00Muito bom artigo. Parabéns pelo trabalho. Mas, con...Muito bom artigo. Parabéns pelo trabalho. Mas, convenhamos, para voar sem radar, e naqueles tempos, tinha mesmo que se ter coragem de gaúcho macho hein, rsrs. Abraços, aguardando novos textos de igual qualidade.Miguel Moutahttps://www.blogger.com/profile/18314598732465045088noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-21763799649973065272019-04-09T21:57:17.339-03:002019-04-09T21:57:17.339-03:00Muitissimo interessante e instrutivo artigo...Em 1...Muitissimo interessante e instrutivo artigo...Em 1959 faziamos manutenssao nos nossos P2v-5 P-15 Neptunes na Varig...Tive oportunidade de voar de New York to Rio em 1961,,,Um pouco barulhento e levou em volta de umas 24 horas ou mais...Do Rio a NY voamos no 707 voo de 9:30 horas direto...!!!Regards to all...Elson de Mello...!!!Elson de Mellohttps://www.blogger.com/profile/12742164222693341451noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-85287071740449684122019-04-09T19:19:06.556-03:002019-04-09T19:19:06.556-03:00Sr Jose...Lendo a sua descrissao deste voo foi int...Sr Jose...Lendo a sua descrissao deste voo foi interessante...Fui Especialista da FAB, e em 1958 fui servir na Base aerea do Salvador, !/7 GAv...Em volta de Dezembro de 1958, recebemos os P2V-5 P-15 Neptunes..Como na Base nao tinhamos oficinas para manutenssao, voavamos os P-15 para a Varig usando os hangares, na epoca os Super Contelletions eram uma novissima inovassao na Varig..Ps motores .basicamente eram os mesmos dos nossos P-15.que tambem tinham Wing Tip Tanks para combustivelque nos dava muitas horas de voo...!!!Um forte abrasso...Elson de Mello Elson de Mellohttps://www.blogger.com/profile/12742164222693341451noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-66773503175995155572018-07-17T12:26:16.816-03:002018-07-17T12:26:16.816-03:00e para europa quais as aeronaves utilizadas?e para europa quais as aeronaves utilizadas?Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/06699147406998562349noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-21496129713058086192018-07-15T13:06:45.852-03:002018-07-15T13:06:45.852-03:00Maravilha de texto,especialmente para plastimodeli...Maravilha de texto,especialmente para plastimodelistas interessados na história dessa que foi a aeronave marcante da época de ouro da Aviação comercial Brasileira,parabéns Sr JONAS LIASCH. Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/10122124642410871546noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-32138534712792989912017-12-02T22:02:28.070-02:002017-12-02T22:02:28.070-02:00Magnífico texto, história e fotos! O meu sincero a...Magnífico texto, história e fotos! O meu sincero agradecimento, amigo Jonas! Tentarei, se não houver explícita contrariedade, re-expor em minha página pessoal do facebook, com a devida citação autoral.<br />Um mui grato e fraternal abraço, desde o extremo Sul brasileiro.<br />Lino CardosoUnknownhttps://www.blogger.com/profile/07878258313717114815noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-83070288497940231852017-08-20T19:41:05.471-03:002017-08-20T19:41:05.471-03:00MARAVILHOSO !!!!!MARAVILHOSO !!!!!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/07974637905547578800noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-9028402227538975952017-04-10T19:26:39.919-03:002017-04-10T19:26:39.919-03:00gosto desta exposição destes fantasticos aparelhos...gosto desta exposição destes fantasticos aparelhos de linhas muito finas e de rara beleza e est~´eticaAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/12477828398096113406noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-14136034457462011702015-11-17T10:07:16.019-02:002015-11-17T10:07:16.019-02:00Permitam-me apresentar Varig - As asas do Brasil, ...Permitam-me apresentar Varig - As asas do Brasil, um documentário que vai contar a trajetória da nossa primeira companhia aérea de um jeito que você nunca viu. Depoimentos de ex-funcionários, especialistas no setor e personalidades, costurados com dinamismo e recheados com imagens raríssimas, inéditas para o grande público. Tudo isso embalado com uma trilha sonora envolvente e emocionante. Para esse sonho decolar, preciso de ajuda na forma de dinheiro. A partir de R$ 20 você ajuda a financiar um documentário que vai preservar um grande e importante capítulo da nossa aviação comercial. Embarque nessa viagem à "belle époque" da aviação brasileira! Assista a uma pequena amostra do que faremos com sua contribuição... www.kickante.com.br/varig<br /><br />Obrigado!<br />(11) 97455-7579<br />WhatsAppCarlos Bighettihttps://www.blogger.com/profile/07661359695652097140noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-61261723203849930412015-11-17T10:06:08.278-02:002015-11-17T10:06:08.278-02:00Este comentário foi removido pelo autor.Carlos Bighettihttps://www.blogger.com/profile/07661359695652097140noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-83581582662871526412015-05-04T15:55:00.307-03:002015-05-04T15:55:00.307-03:00Muito obrigado, professor. Preciosas informações q...Muito obrigado, professor. Preciosas informações que eu buscava já há tempos...<br />(E que época mais gloriosa para a aviação deve ter sido aquela, meu Deus...)<br />Grande abraço !Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-77260128739048638962015-05-01T11:27:44.959-03:002015-05-01T11:27:44.959-03:00Sim, meu amigo, é isso mesmo. Creio que, dependend...Sim, meu amigo, é isso mesmo. Creio que, dependendo do número de pax, os Constellations já eram usados a partir de Porto Alegre, para aproveitar o voo, já que a manutenção era feita lá.JONAS LIASCHhttps://www.blogger.com/profile/07802595230098112220noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-31464239350982424282015-04-29T20:43:07.843-03:002015-04-29T20:43:07.843-03:00Professor, boa noite.
Muito obrigado pela atenção ...Professor, boa noite.<br />Muito obrigado pela atenção em responder-me tão prontamente. <br />Peço desculpa pela superficialidade de meus conhecimentos aeronáuticos... Me baseei nessa folha da época<br />http://mlb-s1-p.mlstatic.com/varig-folhinha-vo-inaugural-a-nova-iorque-1955-22608-MLB20233257212_012015-F.jpg<br />Essa folhinha foi lançada pela Varig na época e pelo que entendi o vôo era realizado 100% todo pelos Constellations.<br /> <br />***Então seria correto afirmar que os Convairs "levavam" os passageiros de Buenos Aires até SP e de lá embarcava-se nos Constellations até NY (Respeitadas as referidas escalas, claro) ?<br />Os Convairs levavam os passageiros até Congonhas e lá fazia-se a troca de aeronaves ?<br />Muito obrigado.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-63385640509642425022015-04-29T12:49:29.142-03:002015-04-29T12:49:29.142-03:00Pelo o que eu sei, os voos começaram a operar desd...Pelo o que eu sei, os voos começaram a operar desde Congonhas, inicialmente, mas quando foram chegando mais aviões, incluíram Porto Alegre, e depois Montevidéu e Buenos Aires, em 1958. Os Constellation só eram usados a partir de Congonhas, sendo os trechos de Buenos Aires, Montevidéu e Porto Alegre feitos com Convair 240. Desconheço qualquer operação dos Constellation da Varig na Argentina e no Uruguai, embora eu tenha visto fotos do avião em Porto Alegre. A duração prevista do voo era de 24:10, a partir de Congonhas.JONAS LIASCHhttps://www.blogger.com/profile/07802595230098112220noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-26776953644731736562015-04-27T20:31:48.808-03:002015-04-27T20:31:48.808-03:00rofessor, Boa noite !
Primeiramente, parabéns pelo...rofessor, Boa noite !<br />Primeiramente, parabéns pelo blog que acompanho a muito tempo, adoro suas linhas.<br />Poderias me tirar umas dúvidas ?<br />***Sei que havia um vôo do Constellation da Varig que fazia Buenos Aires, Montevidéu, Porto Alegre, São Paulo, Rio, Belém, Trujillo e NY. Porventura seria essa a linha que inaugurou os vôos "SP-NY" ? <br />*** Pergunto isso pq o Sr. menciona um outro vôo como pioneiro, que iniciaria em Congonhas, passando pelo Galeão, Belém, Port of Spain, Trinidad-Tobago e Trujillo... Qual seria o correto ?<br />*** Outra dúvida, professor - O sr. saberia por gentileza, me informar quanto tempo levava cada um desses vôos (Tanto a linha citada pelo Sr. como essa que mencionei)<br />Muito obrigado em desde já. <br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-67356456464684160552011-07-28T14:12:44.555-03:002011-07-28T14:12:44.555-03:00Lá por 1955, com 11 anos de idade, meu pai me levo...Lá por 1955, com 11 anos de idade, meu pai me levou no vôo inaugural do 1o. Super da Varig sendo que nós passageiros embarcamos no Rio, para Porto Alegre. Durante a viagem fomos avisados da 'troca de passo nas hélices": os RPM baixaram para tipo marcha lenta e durante alguns segundos o avião planou um pouco, perdendo altura mas nada que notassemos se não tivessemos sido avisados pelo comandante. A bordo, o Prefeito de Porto Alegre, e outras autoridades e meu pai e eu. Viagem super legal, e quando chegamos o comandante fez um rasante -UAU- sobre a pista, e fomos avisados tambem. eu fiquei paralizado e com o rosto grudado na janela. Apos dar a volta, um pouso perfeito e chegamos!~ fica o testemunho da viagem, mas tenho ma pergunta para o autor: podia jurar que esse super G tinha tip-tanks, e lembro de meu pai explicar que eram para aumentar o alcance da aeronave (ao embarcar pensei que fossem motores a jato auxiliares). mas era o vôo inaugural. não sei, minha memoria pode estar me traido. obrigado pela pagina e site, abraço.<br />Jose Octavio Motta<br />octaviomotta@gmail.comK-1944https://www.blogger.com/profile/11668179879440142258noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3622037347357933535.post-84700209177450649632009-05-26T19:57:56.539-03:002009-05-26T19:57:56.539-03:00Os Super Constellation eram ótimos aviões, dóceis ...Os Super Constellation eram ótimos aviões, dóceis e fáceis de voar. Mas tinham dois pontos altamente problemáticos: os motores e as hélices. Os motores R-3350TC eram temperamentais, devido aos complexos sistemas de Turbo-Compound, um conjunto de turbinas acopladas ao eixo de manivelas por um conversor de torque hidráulico. Esses motores deram ao avião o apelido nada lisonjeiro de "o melhor trimotor do mundo". As hélices Curtiss eram ótimas, desde que funcionassem corretamente, o que nem sempre acontecia... uma derrubou o PP-VDA.JONAS LIASCHhttps://www.blogger.com/profile/07802595230098112220noreply@blogger.com