Cultura Aeronáutica

Esse blog foi criado para divulgar a cultura aeronáutica em geral, mas em especial do Brasil. Cliquem nas fotos para vê-las em melhor resolução, e não deixem de comentar e dar sugestões para o blog. Agradecemos a todos pela expressiva marca de QUATRO MILHÕES E QUINHENTAS MIL PÁGINAS VISTAS alcançada em JANEIRO de 2025. Isso nos incentiva a buscar cada vez mais informações para os nossos leitores.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Ilyushin Il-86 - o jumbo soviético

›
A década de 1970 foi marcada pela introdução das primeiras aeronaves " wide-bodies " na aviação comercial, como o Boeing 747, o M...
2 comentários:
quarta-feira, 29 de julho de 2009

São Paulo: o primeiro avião construído no Brasil

›
Alberto Santos Dumont era brasileiro, e voou pela primeira vez em Paris, na França. Todavia, coube a um francês de nascimento, Dimitri Sensa...
3 comentários:
domingo, 26 de julho de 2009

Curiosidades aeronáuticas - VIII

›
Vários tipos de trens de pouso foram projetados para aeronave pousarem em terrenos irregulares ou pantanosos. As mais eficazes e utilizadas ...
sexta-feira, 24 de julho de 2009

Sukhoi: os campeões de acrobacia

›
Quando se fala em acrobacias aéreas, é impossível deixar de citar as poderosas aeronaves russas Sukhoi Su-26, Su-29 e Su-31. Afinal, essas p...
2 comentários:
quinta-feira, 23 de julho de 2009

Os Boeing 777-200 A-Market

›
A Boeing lançou o Boeing 777 nos anos 90 visando um modelo intermediário entre o Boeing 767 e o 747. A idéia inicial era simplesmente um 767...
2 comentários:
quarta-feira, 22 de julho de 2009

Curiosidades Aeronáuticas - VII

›
A empresa aérea REAL, que operou entre 1945 e 1961, chegou a ter um frota de 117 aviões, dentre eles 86 Douglas DC-3/C-47 e 12 Convair, seis...
2 comentários:
segunda-feira, 20 de julho de 2009

RB-211: o motor que levou a Rolls-Royce à falência

›
O motor RB-211 é uma família de motores turbofan de alta razão de bypass desenvolvido e fabricado pela Rolls-Royce, desenvolvendo um empuxo...

Steve Fossett: um aventureiro do mundo moderno

›
A época das grandes aventuras não acabou: James Stephen Fossett, um americano do Tennessee, foi um milionário que distinguiu-se pelas suas a...
sábado, 18 de julho de 2009

Aeronaves extintas ou em risco de extinção - I

›
Várias aeronaves militares e comerciais já estão extintas ou em vias de se extinguir rapidamente. Entre elas, estão as mais fascinantes aer...
3 comentários:
quinta-feira, 16 de julho de 2009

Dassault Mercure: a história de um fracasso comercial

›
A história da aviação está repleta de grandes avanços e grandes sucessos, mas também de grandes fracassos. Praticamente todos os fabricantes...
‹
›
Página inicial
Ver versão para a web

Quem sou eu

Minha foto
JONAS LIASCH
Sou o Professor Jonas Liasch, Trabalho no setor de aviação desde 1994, sou professor do Curso de Ciências Aeronáuticas desde 2000,, e sou fã de aviação, ferrovias e engenharia.
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.