Juan Trippe nasceu em Sea Bright, New Jersey, em 27 de junho de 1899, e tinha ascendência nórdica, ao contrário do que sugeria seu nome, que criou o mito de que sua origem seria cubana. Graduou-se na Universidade de Yale em 1921, e depois foi trabalhar no mercado financeiro em Wall Street, New York. Aborreceu-se muito cedo com esse negócio, e resolveu trabalhar com uma empresa de táxi aéreo, a New York Airways, depois de receber uma herança.Em 1927, Trippe tornou-se um dos fundadores da Pan Am, e foi o presidente da empresa desde sua fundação até 1968, quando renunciou para aposentar-se. Seus mais de 40 anos à frente da Pan Am tornaram essa empresa uma das mais prestigiadas do mundo, e que introduziu algumas das mais revolucionárias inovações do mercado mundial de aviação.
A Pan Am era, na essência, uma empresa aérea internacional, e praticamente foi a representante da aviação comercial norte-americana no mundo por décadas. Durante os anos 30, estabeleceu serviços de hidroaviões para a América do Sul, Europa e Pacífico. Durante os anos da Segunda Guerra Mundial, Trippe e a Pan Am prestaram serviços relevantes para as forças armadas americanas, sob contrato, e estabeleceram em 1942 a primeira rota de circunavegação do globo.
Depois da Segunda Guerra Mundial, Trippe incrementou a frota da Pan Am com as mais modernas aeronaves então lançadas pela indústria americana, como os Boeing 377 Stratocruiser, Lockheed Constellation e Douglas DC-6B.
Na década de 1950, Juan Trippe deu início a uma das maiores revoluções da aviação comercial, colocando o mundo definitivamente na Era do Jato, ao adquirir nada menos que 20 aeronaves Boeing 707 (foto abaixo) e 25 Douglas DC-8 para a Pan Am, uma aquisição extremamente arrojada e sem precedentes na história. Embora aeronaves comerciais a jato já existissem desde o início da década de 50, foi a encomenda monumental da Pan Am que provocou a substituição das velhas aeronaves à hélice por jatos em um período muito curto de tempo.
Em 26 de outubro de 1958, um Boeing 707, batizado de Clipper América, inaugurou o serviço de vôos transatlânticos a jato, entre New York e Paris. Em menos de 5 anos, os jatos destronaram definitivamente os Douglas DC-7 e Super Constellation, os últimos grandes aviões de passageiros a pistão, ao fazer os vôos em menos da metade do tempo, levando muito mais passageiros e a um custo muito inferior. Juan Trippe introduziu por essa época o conceito de "classe econômica" nos vôos internacionais, até então restritos à elite.Apesar de ser um empresário de aviação, Juan Trippe tinha grande paixão pela navegação marítima, e introduziu um novo modelo de uniforme para pilotos inspirados pelos uniformes navais, substituindo os austeros e feios macacões até então utilizados. A novidade logo foi seguida pelos seus concorrentes e tornou-se quase um padrão mundial até hoje. Trippe também mandou batizar as aeronaves da Pan Am com nomes iniciados por "Clipper", nome de rápidos tipos de navios a vela que faziam o comércio através do Atlântico antes da introdução dos navios a vapor, no Século XIX.
Oito anos depois de inaugurar a "Era do Jato", Juan Trippe revolucionou novamente o mercado, ao encomendar 25 aeronaves Boeing 747. O Boeing 747 foi desenvolvido pela Boeing como um grande transporte militar, mas perdeu a concorrência da Força Aérea para o rival Lockheed C-5A Galaxy. Em abril de 1966, Trippe encomendou as 25 aeronaves, que tinham mais que o dobro da capacidade dos 707 e DC-8 então em serviço. Posteriormente, o 747 tornou-se um grande sucesso no mercado e tornou possível viagens a baixo custo, popularizando o turismo internacional. Todavia, dificilmente o Boeing 747 seria viável no mercado sem a grande encomenda inicial da Pan Am.
Em 1968, Juan Trippe renunciou à presidência da Pan Am, depois de quase 41 anos de serviço. A Pan Am ainda iria fazer encomendas ousadas, dessa vez de aeronaves supersônicas Concorde e Boeing 2707 SST, mas que nunca chegaram a ser entregues.Juan T. Trippe faleceu em 3 de abril de 1981, com 81 anos, e foi agraciado postumamente pelo Presidente Ronald Reagan com a Medalha Presidencial da Liberdade, uma das maiores condecorações americanas, em 1985. Está sepultado no Green-wood Cemetery, em Brooklyn, New York.
Excelente artigo! Adorei
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