No segundo artigo sobre as aeronaves desativadas ou abandonadas, vamos ver mais alguns aviões, alguns bastante raros, que estão espalhados pelo Brasil afora.
O PT-KSD, um raro Beech Twin Bonanza, |
PT-KSD: Esse raro Beech J50 Twin Bonanza apodrece tristemente no pátio de uma oficina de manutenção de aeronaves em Londrina/PR. Essa aeronave tem problemas judiciais e está em péssimas condições de conservação.
O PT-BXL, outro Twin Bonanza no mesmo local, em Londrina/PR. O avião ao fundo é um Piper PA-23 Aztec, o PT-IIH |
Fabricado em 1963, foi um dos seis únicos aviões do tipo a operar no Brasil. Recentemente ganhou a companhia de outro Twin Bonanza, o PT-BXL, cujo proprietário considerou inviável a sua recuperação.
O PT-KSD, em Londrina/PR |
Há pouca chance de recuperação para os dois aviões, pois são antigos, com motores também raros, os Lycoming IGSO-480, com caixa de redução e blower mecânico, e sofrem com escassez e alto custo de peças no mercado.
PP-NMH: O Curtiss C-46A Commando, cujo último operador foi a SAVA- Serviços Aéreos do Vale Amazônico, foi construído durante a Segunda Guerra Mundial, em 1943, e foi operado pela USAAF/USAF até 1960, quando foi vendida e convertida em aeronave civil.
O PP-NMH está sendo consumido lentamente pela vegetação e pelo inclemente clima equatorial em Itacoatiara/AM |
No Brasil, operou pela NAB - Navegação Aérea Brasileira e pela VASP, quando esta empresa incorporou a NAB. Foi arrendado e depois vendido à SAVA, em junho de 1968, onde operou até 1976.
Quase nada restou do cockpit do PP-NMH |
Foi encostado no Aeroporto de Itacoatiara/AM, onde foi canibalizado e abandonado, e assim está até hoje, mais de quarenta anos depois. Agradeço ao site Manaus Spotting Team pelas fotos e informações.
Triste ruína do PP-NMH |
PP-SRL: É interessante saber que, além do PP-SRO, exposto no Museu de Bebedouro, existe outra aeronave do mesmo tipo na Fazenda Matarazzo, na mesma cidade. Este Viscount V701 - c/n 22, foi entregue à BEA - British European Airways em
05/11/1953, como G-AMOI.
O PP-SRL em uma fazenda em Bebedouro/SP, aparentemente não visitável |
Vendido à Vasp em 30/08/1962, voou para o
Brasil em 23/03 de 1963, junto com o PP-SRM. Foi registrado
inicialmente como PP-SRK, mas tal registro depois passou para outra
aeronave, o ex G-AMOC, nunca entregue para a Vasp.
Voou na Vasp por 6
anos, e foi desativado em Congonhas/SP, em 31 de julho de 1969, com
23.878 horas de voo. Foi doado ao Museu Eduardo André Matarazzo, de
Bebedouro/SP, ainda em 1969, mas encontra-se atualmente nos jardins da
Fazenda Matarazzo, em Bebedouro, intacto e em razoáveis condições de
conservação.
PR-OAP: O PR-OAP, um Embraer E120 Brasília, antes operado nos Estados Unidos pela Atlantic Southeast
Airlines, como N240AS, que o recebeu em 1987, voou apenas três anos na
Oceanair, de 2003 a 2006. Estava sendo restaurado para ser vendido
em 2007, mas o negócio não deu certo e o avião continuou parado em
Sorocaba/SP, onde acabou sendo canibalizado posteriormente.
O PR-OAP foi um dos quatro Brasílias da Oceanair, os quais foram todos sucateados |
Atualmente,
serve de outdoor para um ferro velho, o Ferro Velho São Paulo, em São
Carlos, na pertencente ao grupo Bim de Campinas, onde repousam todos os
outros três Brasílias da frota da Oceanair. O Ferro Velho São Paulo fica
na Rodovia Washington Luiz, Km 233,5. sentido capital-interior, e a
aeronave pode ser vista da rodovia.
PT-OQQ: O Turbo Commander 680 PT-OQQ, fabricado em 1970, operou pela última vez em 2002, e foi abandonado pelo seu proprietário no aeroporto de Londrina, devido ao custo proibitivo de revisar seus dois motores Garret TPE, danificados por partida quente.
Quando ao PR-OAP dia destes fui de Rio Claro para Araraquara e achei que seria o fim da aeronave. Parecia que estava sendo desmontado. Uma semana depois fiz a mesma viagem e descobri que na verdade estavam preparando um suporte metálico para fixá-lo a cerca de uns 3 metros do solo. Este vai durar mais algum tempo. Lineu
ResponderExcluirSaberia me dizer qual avião da FAB está no aeroporto de Fernando de Noronha? Estive lá semana passada e noite que havia essa aeronave abandonada por lá.
ResponderExcluirMe lembro de um LearJet abandonado na oficina do aeroclube de Londrina, interessante que um dos assentos se transforma em privada. Kkk.
ResponderExcluirExistiu o twin bonanza refixo PT-BPH Ano 1961 de propriedade de moura andrade.... pelo que eu sei acidentou se em 1976... nem na RAB ele aparece mais....
ResponderExcluirjá vi este PT-OQQ, eu acho um avião lindo!
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