- Concorde (foto acima): extinto. Todas as células e o mock-up sobrevivem estáticos, com exceção dos Concordes da Air Frances F-BTSC, acidentado e do F-BVFD, sucateado;- Lockheed SR-71 Blackbird (foto abaixo): parece que duas aeronaves foram preservadas em condição de vôo pela NASA, após a desativação do tipo pela USAF, em 1989. Não são vistos em vôo há muito tempo. Possivelmente extinto;
- Convair 880 e 990: Aparentemente, nenhuma dessas aeronaves ainda voa. Alguns exemplares ainda sobrevivem estáticos. Um deles é uma boate, próximo ao Aeroporto de Lisboa.- Aerospatiale SE-210 Caravelle (foto abaixo): A Airbus Industrie, detentora da Certificação de Aeronavegabilidade desse avião, pediu seu cancelamento. Há meses que nenhum exemplar desse avião fascinante voa. Virtualmente extinto;
- Vickers Viscount (foto abaixo): não há notícias de nenhum exemplar voando no mundo há algum tempo. Provavelmente extinto;
- Boeing 720: existe um que provavelmente ainda está em vôo, operado com avião laboratório pela Pratt & Whitney Canada (C-FETB). Em sério risco de extinção, senão já extinto;- Douglas DC-4: Provavelmente extinto;
- Douglas DC-7: Provavelmente extinto;
- Boeing 737-100: Extinto;
- Beechcraft BE2000 Starship: A Beech já cancelou seu certificado de aeronavegabilidade. Uma excelente aeronave, mas que não obteve sucesso comercial. Apenas 10 foram vendidos, e outros 40 fabricados,desmontados e queimados pelo fabricante. Provavelmente extinto;
- Embraer CBA-123: Não chegou a entrar em produção comercial. Extinto, sem nenhum exemplar sobrevivente, nem em museus. A Embraer está restaurando um exemplar, para exposição estática;
- Boeing 747-SP: O Golfo Pérsico parece ser o lar dos últimos SP sobreviventes. Não deve haver mais que 3 aviões desses em vôo. Em sério risco de extinção;
- Antonov AN-22 Antei (foto abaixo): existem poucos exemplares voando, inclusive alguns civis. É o maior turbo-hélice fabricado até hoje, mas não permanecerá em vôo por muito tempo. Em sério risco de extinção;
- Dassault Mercure: um dos mais raros jatos comerciais, com apenas 12 exemplares produzidos. Depois de desativado em 1995 pelo seu único operador, a Air Inter, nunca mais voou. Extinto;- SAAB 90 Scandia (foto abaixo): Elegante e eficiente avião a pistão, projetado para ser o sucessor do DC-3. A Vasp foi o maior operador, tendo operado todos os 18 exemplares fabricados, inclusive o protótipo. Somente um fóssil dessa aeronave sobrevive, em más condições, em Bebedouro/SP. Extinto para sempre.
- Lockheed Constellation (fotos abaixo): Aparentemente, existem somente 4 sobreviventes em condição de voar novamente: o C-121A (L-749) N749NL, restaurado pela KLM, o VH-EAG, um ex-C-121C (L1049F), na Austrália, o HB-RSC, da Breitling, ex-C-121C (L-1049F) e o N6937C (L-1049H) da SAC, pintado como L-1049G da TWA. O VH-EAG, o Breitling e o KLM estão voando e o N6037C está sem um motor, em situação desanimadora. Todos os demais modelos, L-049, L-149, L-649 e L-1649 estão groudeados para sempre. Em sério risco de extinção
Muitos modelos de aeronaves militares não existem mais, nem sequer em museus. Nenhum exemplar do Consolidated B-32 e Douglas B-19, por exemplo, não existem mais a não ser em fotografias.
Muito bom!! Mas quero deixar claro que dá muita vontade de chorar quando vejo o magnífico acervo de aeronaves comerciais APODRECENDO!! no museu de Bebedouro! O SAAB Scandia 90A é uma raridade ÚNICA NO MUNDO e deveria estar pelo menos dentro de hangar! Muito triste!!!!!!!!1
ResponderExcluirPara constar, os DC-4 não estão extintos, a Buffalo Airways (Retratada no seriado Ice Pilots NWT), ainda opera alguns: http://www.buffaloairways.com/aircraft-fleet
ResponderExcluirIgor, que excelente notícia vc nos deu, que bom que ainda existem alguns DC-4 voando por aí. Vida longa aos mesmos. Muito obrigado pela visita e pela colaboração.
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