Tal aeronave foi designada como Convair B-58 Hustler.
Tratava-se de um projeto extremamente ambicioso: uma aeronave de asas em delta, com fuselagem pressurizada, 4 motores turbojatos GE J79 com pós-combustores, tripulação alojada em cápsulas de escape individuais em tandem e as armas, bombas e combustível extra ficavam alojados em um enorme compartimento aerodinâmico descartável, que ficava logo abaixo da fuselagam.
O avião podia levar em suas missões 4 bombas nucleares B-43 ou B-61.
O primeiro protótipo voou em 11 de novembro de 1956, e logo bateu recordes de desempenho. O avião podia voar a 63 mil pés a Mach 2,1 (2.240 Km/h). O calor gerado na estrutura nessa velocidade e a grande altitude alcançada tornou necessário pressurizar e condicionar o ar não somente das cápsulas dos tripulantes, mas também do compartimento de aviônicos e dos compartimentos dos trens de pouso.
O Departamento da Defesa pretendia substituir os Boeing B-52 com os Convair B-58, mas diversos fatores frustraram esses planos: os B-58 eram extremamente complexos, exigiam muito da tripulação; embora tivessem um desempenho fantástico, consumiam combustível em demasia, limitando bastante o seu alcance, especialmente quando os soviéticos desenvolveram os mísseis terra-ar SA-2 Guideline e forçaram os aviões a voar muito baixo; finalmente, o altíssimo custo operacional limitava muito as operações.
Os Convair B-58 ficaram ativos durante toda a década de 60, entre 1960 e 1970, a partir de Carswell AFB, Little Rock AFB e Bunker Hill AFB (depois rebatizada Grisson AFB). Devido ao custo operacional muito alto, em 1965 o Secretário da Defesa Robert McNamara determinou que as aeronaves fossem desativadas em janeiro de 1970.Tratava-se de um projeto extremamente ambicioso: uma aeronave de asas em delta, com fuselagem pressurizada, 4 motores turbojatos GE J79 com pós-combustores, tripulação alojada em cápsulas de escape individuais em tandem e as armas, bombas e combustível extra ficavam alojados em um enorme compartimento aerodinâmico descartável, que ficava logo abaixo da fuselagam.
O avião podia levar em suas missões 4 bombas nucleares B-43 ou B-61.
O primeiro protótipo voou em 11 de novembro de 1956, e logo bateu recordes de desempenho. O avião podia voar a 63 mil pés a Mach 2,1 (2.240 Km/h). O calor gerado na estrutura nessa velocidade e a grande altitude alcançada tornou necessário pressurizar e condicionar o ar não somente das cápsulas dos tripulantes, mas também do compartimento de aviônicos e dos compartimentos dos trens de pouso.
O Departamento da Defesa pretendia substituir os Boeing B-52 com os Convair B-58, mas diversos fatores frustraram esses planos: os B-58 eram extremamente complexos, exigiam muito da tripulação; embora tivessem um desempenho fantástico, consumiam combustível em demasia, limitando bastante o seu alcance, especialmente quando os soviéticos desenvolveram os mísseis terra-ar SA-2 Guideline e forçaram os aviões a voar muito baixo; finalmente, o altíssimo custo operacional limitava muito as operações.
Em janeiro de 1970, os B-58 foram efetivamente retirados de serviço e mandados para Davis-Montham AFB para serem armazenados, sobrevivendo intactas até sua venda como sucata em 1977. Dos 116 fabricados, restam hoje 8, espalhados em museus e bases aéreas nos Estados Unidos.
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