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quarta-feira, 3 de junho de 2009

Curiosidades Aeronáuticas - III

A aeronave Lockheed SR-71 Blackbird necessitava, para a partida dos motores, de um motor automotivo V-8 envenenado, já que os sistemas pneumáticos convencionais não conseguiam girar o motor até sua velocidade de auto-sustentação.

As primeiras linhas aéreas comerciais operadas pelo Concorde ligavam Paris-Rio de Janeiro e Londres-Bahrein. As operações para os Estados Unidos foram adiadas devido a problemas ambientais causados pelo grande nível de ruído dessas aeronaves.

O ex-presidente brasileiro Humberto de Alencar Castello-Branco foi vítima de um desastre aéreo, que ocorreu quando o presidente, que já havia deixado o poder, voava do sítio da escritora brasileira Raquel de Queiroz, em Quixadá, para Fortaleza, Ceará, em uma aeronave Piper PA-23 Aztec. A aeronave em que estava o ex-presidente foi abalroada por uma aeronave Lockheed TF-33 da FAB, que lhe arrancou a deriva, fazendo a aeronave cair em parafuso chato até o choque com o solo. O interessante é que as condições de tempo estavam totalmente visuais, sem nebulosidade, e o jato estava fora da sua área normal de operações e treinamento. O acidente vitimou o ex-presidente em 18 de julho de 1967. No mesmo ano, o seu sucessor também sofreu um acidente aeronáutico. O Vickers Viscount 742 FAB 2100, transportando o então Presidente Arthur da Costa e Silva, no dia 8 de dezembro de 1967, no trecho Brasília-Rio de Janeiro, ao pousar no Aeroporto Santos-Dumont, colidiu com o trem de pouso principal nas pedras que antecedem a cabeceira daquela pista, vindo a sofrer graves danos, que ocasionaram a sua perda total, porém, sem acarretar vítimas entre seus ocupantes.

A linha aérea internacional com maior movimento de passageiros partindo ou chegando do Brasil é Guarulhos-Frankfurt, atualmente operada pela TAM e pela Lufthansa. O fato se explica pelo fato de que Frankfurt é um hub europeu, com conexões para praticamente todos os destinos europeus, africanos ou asiáticos.

3 comentários:

  1. Retificação: a aeronave da FAb que foi atingida pelo Piper Azteca com o ex-presidente Castelo Branco à bordo, não era um T-33 e sim um F-80. O T-33 é um F-80 biplace(dois assentos) e o F-80 é monoplace (um só assento).
    O piloto do F-80 era o Aspirante (ou 2º Ten.?) Malan.
    Foi a aeronave com o marechal Castelo a bordo que invadiu a área de treinamento dos jatos da FAB.

    Paulo Pereira

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. João Pedro, as cartas aeronáuticas e a AIP-Brasil em vigor na época do acidente não continham nenhuma área restrita sequer, embora a região fosse realmente uma área de treinamento da FAB. Meses depois do "acidente", as áreas restritas D-208 e D-209, assim como a área perigosa D-211 foram criadas nas imediações de Fortaleza. Quanto à aeronave, era um TF-33A biplace, e não um F-80, embora no momento estivesse sendo pilotada por apenas um piloto.

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