Google Website Translator

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Velhas águias esquecidas pelo Brasil

As velhas aeronaves aqui mostradas já tiveram seus dias de glória, e hoje estão mais ou menos esquecidas em algum lugar por aí, mas teimando em sobreviver.

A aeronave da foto abaixo é um Vickers Viscount 701A, que foi operado pela Vasp entre 1963 e 1969, matriculado PP-SRJ. Foi fabricado em 1953 para a BEA - British European Airways, vendido para a VASP, que a operou em várias linhas domésticas até sua desativação. Ficou estacionado em Congonhas até 1974, quando foi exposto no Jardim Zoológico de Piracicaba. Ficou tão deteriorado que foi retirado do local . Esteve à venda no Mercado Livre em 2007, e acabou adquirido pela Prefeitura de Araçariguama/SP, e hoje foi transformado em um cinema.
Já o avião da foto abaixo é um raro NAMCS YS-11, fabricado no Japão e operado aqui no Brasil pela Cruzeiro do Sul, como PP-CTI. Acidentou-se em Navegantes/SC, em 29 de abril de 1977, num pouso desastroso, no qual perdeu os trens de pouso. Os restos desse avião ficaram "estacionados" em Navegantes por algum tempo até serem vendidos para um comerciante da cidade de Porto Belo, que o colocou como "Pizzaria do Avião" às margens da BR-101, próximo da divisa com o município de Tijucas do Sul. Está lá até hoje, bastante depredado.
O DC-3 da foto abaixo está exposto atualmente em uma praça na cidade de Canarana/MT. Foi fabricado em 1944 e passou pelas empresas Natal, REAL, Varig, Pignatari, Caraíba Metais, Coopercool e finalmente foi alvo de uma tentativa de estabelecer uma empresa aérea, a VACA - Viação Aérea Canarana, para ligar Canarana a Barra do Garças. Era matriculada como PP-YPU. A tentativa não era economicamente viável, o avião foi colocado à venda, mas ninguém se interessou pela velha máquina. Meio deteriorada, foi doada pelos seus proprietários à Prefeitura de Canarana, que colocou a aeronave em uma praça, onde se tornou talvez a maior atração turística da cidade.
Em breve, mostraremos mais algumas velhas águias esquecidas em algum lugar do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo??? Detestou? Dê a sua opinião sobre o mesmo.