Desde que os jatos começaram a ser utilizados na aviação comercial, na década de 1950, viajar de avião deixou de ser sinônimo de conforto, a não ser que o passageiro tenha condições de voar na Primeira Classe ou na Classe Executiva.
Os antigos Super Constellation e Douglas DC-7, os últimos grandes aviões intercontinentais a hélice, eram aeronaves mais confortáveis que os jatos atuais (na foto abaixo, as poltronas de um Super Constellation da Lufthansa) . Isso era uma necessidade, pois esses aviões eram mais lentos, e as viagens duravam muito mais tempo do que as feitas com os jatos.
Os passageiros não sairam perdendo totalmente com isso. As passagens nos velhos aviões eram muito caras, e só a elite usava aviões e viajava através dos continentes. Os jatos tornaram as viagens muito mais acessíveis, especialmente a partir da introdução de aeronaves wide-bodies em 1970.
Então, resta a tarefa de tentar escolher o melhor assento possível para se viajar. Não existe conforto na classe econômica ou doméstica em nenhuma empresa aérea, ou em qualquer tipo de avião, no mundo.
Se o passageiro quer um lugar mais seguro, ele tem que confiar na sorte. Tecnicamente falando, a seção da aeronave entre as asas é a seção estruturalmente mais forte. Só que essa seção está logo acima dos tanques de combustível, o que praticamente anula qualquer vantagem, em termos de segurança. Algumas estatísticas dizem que a parte traseira é mais segura do que a dianteira, mas isso não correspondeu à realidade em muitos acidentes.
Então, vamos pensar no melhor conforto possível, para as poltronas da classe econômica, todas muito ruins, independente da empresa aérea ou do avião. É necessário planejar o voo de maneira a comprar passagens e escolher os assentos com boa antecipação. Os últimos a chegar, normalmente, ficam com os piores lugares.
Vamos começar com as aeronaves narrow-body, com apenas um corredor (foto acima). As aeronaves mais comuns desse tipo são os Boeing 737, os Airbus A320 e família e os Boeing 757. Praticamente, todos esses aviões possuem classe econômica ou única de seis fileiras de poltronas, identificadas, da esquerda para a direita, com letras. As poltronas também são numeradas, partindo do nariz até a cauda.
Quem gosta de olhar a paisagem pode escolher um lugar na janela, mas isso implica em aceitar o inconveniente de ficar a duas poltronas, e muito provavelmente dois passageiros, do corredor. Quem fica no corredor tem a vantagem de poder levantar a qualquer momento para ir aos lavatórios ou circular pelo avião sem incomodar os passageiros vizinhos mas, por outro lado, vai ser incomodado a todo momento por eles. O espaço entre as poltronas, o pitch (foto acima), é tão diminuto que não dá para passar à frente de uma poltrona com alguém sentado na mesma.
Normalmente, as poltronas "do meio", situadas entre duas outras, são ruins. Se dois passageiros obesos estiverem sentados nas poltronas vizinhas, o voo vai ser muito desconfortável, com certeza.
Qualquer poltrona de classe econômica reclina muito pouco, mas é importante saber que algumas simplesmente não reclinam. Nos Narrow-Bodies, nenhuma poltrona à frente das saídas de emergência sobre as asas e nenhuma da fileira mais ao fundo da aeronave reclina.
Viajar nas poltronas situadas ao lado das saídas de emergência (foto abaixo) é vantajoso, devido ao maior espaço disponível para as pernas. Todavia, alguns detalhes devem ser lembrados para esses passageiros: quem estiver na janela da saída de emergência terá que operar a porta em caso de evacuação, e deverá estar disposto a fazer isso; passageiros com deficiência física, idosos, crianças e pessoas muito obesas não podem sentar nessas fileiras.
Algumas empresas chegam ao cúmulo de cobrar um sobrepreço para quem senta junto às saídas de emergência. Nem sempre quem tem mais dinheiro está disposto a arcar com a responsabilidade de operar uma porta que pode salvar vidas em um avião, no entanto.
O passageiro deve evitar, se quiser descansar um pouco, de se sentar ao lado de galleys e lavatórios, onde a circulação de pessoas é sempre muito alta.
A primeira fileira de cada salão (foto abaixo) é a melhor, em termos de espaço para as pernas, e normalmente permite que os passageiros nelas sentados circulem a vontade sem incomodar seus vizinhos de poltrona.Entretanto, se à sua frente houver uma porta ou saída de emergência, não a utilize como prateleira para bagagem, nem pedure qualquer objeto nas alavancas de abertura das portas. Além de perigoso, é proibido.
Para quem aprecia as janelas, é bom saber que, nos aviões da Boeing, algumas janelas são "cegas", devido à passagem dos dutos do ar condicionado pela lateral do avião. A posição de tais janelas varia, de acordo com o avião e com a configuração das poltronas mas, normalmente, estão situadas logo acima ou à frente do bordo dianteiro das asas. Vejam na foto abaixo, de um Boeing 777, algumas janelas a menos, logo atrás da segunda porta.
Em voos domésticos, de até uma hora de duração, o mínimo espaço aceitável é um pitch de 30 polegadas e uma largura de 17 polegadas. Para voos acima de uma hora, o mínimo aceitável é um pitch de 31 polegadas e uma largura de 18 polegadas. Qualquer medida abaixo disso implica em um desconforto acima do suportável para qualquer ser humano.
Em aeronaves Wide Bodies, de dois corredores (esquema acima), normalmente utilizadas em voos internacionais, não espere poltronas melhores que as encontradas nos aviões domésticos. O melhor que as empresas oferecem é um sistema de entretenimento mais sofisticado, mas o espaço é tão exíguo quanto qualquer avião doméstico ou regional.
Os assentos da classe econômica em uma aeronave Wide Body normalmente estão dispostos em fileiras de 8 a 10 poltronas, também numerados da frente para trás e com letras da esquerda para a direita. Na classe econômica, sempre existirão dois corredores e alguma fileiras de poltronas intecaladas entre eles.
Normalmente, não existem portas de emergência acima das asas desses aviões, mas o número de portas de tamanho normal é maior. A maior parte das poltronas logo atrás dessas portas dispõem de excelente espaço para as pernas.
Mesmo nos Wide-Bodies, a última fileira de poltronas no fundo da aeronave não reclina, e deve ser evitada a qualquer custo. Deve-se considerar, ainda, que os lavatórios dos aviões, depois de horas de voos a longa distância, estarão simplesmente nojentos. Não é incomum ver urina correndo para fora dos lavatórios depois de muitas horas de voo. Então, evite assentos próximos a eles. Evite também os assentos próximos das galleys, onde há muito barulho e circulação constante de tripulantes.
Ao escolher a companhia aérea, veja primeiro qual é a configuração das fileiras de poltronas da classe econômica. As melhores configurações são as seguintes:
Boeing 767: a melhor configuração encontrada para essa aeronave consiste em sete fileiras, dispostas no esquema 2 - 3 - 2, com pitch de 32 a 33 polegadas e largura de 17 a 18 polegadas (foto abaixo). Dificilmente pode se encontrar configuração melhor, e é mais comum encontrar aeronaves desse tipo com 8 fileiras no esquema 2 - 4 - 2, ou até 9 fileiras, no esquema 3 -3 - 3, muito desconfortáveis;
Airbus A330 ou A340: a melhor configuração encontrada para essa aeronave consiste em oito fileiras, dispostas no esquema 2 - 4 - 2, com pitch de 32 a 33 polegadas e largura de 17 a 18 polegadas. Não é incomum encontrar esses aviões com 9 fileiras, dispostas em configuração 3 - 3 - 3, muito apertados;
McDonnell-Douglas DC-10 ou MD-11: a melhor configuração para essa aeronave consiste em oito fileiras, dispostas no esquema 2 - 3 - 2, com pitch de 32 a 33 polegadas e largura de 18 polegadas. É mais comum, no entanto, encontrar esses aviões com 9 fileiras em configuração 3 - 3 - 3, com o mesmo pitch, mas com largura reduzida a 17,5 polegadas ou menos. Algumas empresas chegam ao cúmulo de colocar 10 fileiras de poltronas nessa aeronave (foto abaixo);
Boeing 777: a melhor configuração para essa aeronave consiste em nove fileiras, dispostas no esquema 3 - 3 - 3, com pitch de 32 a 33 polegadas e largura de 18 polegadas; Muitos operadores colocam 10 fileiras, em esquema 3 - 4 - 3, o que torna os assentos mais estreitos e desconfortáveis. Evite; A Qatar é uma das empresas que possuem os mais confortáveis assentos de classe econômica para esse tipo de avião;
Boeing 747: a configuração padrão para essa aeronave consiste em 10 fileiras, dispostas no esquema 3 - 4 - 3, com pitch de 31 a 32 polegadas e largura de 17 a 18 polegadas. Algumas empresas, como a All Nippon Airways - ANA, usam poltronas de 16,5 polegadas de largura nesses aviões. Evite a qualquer custo. Os Boeing 747 são os aviões comerciais mais velozes e um dos mais seguros, mas são, geralmente, os mais desconfortáveis aviões em uso, para quem viaja na classe econômica;
Airbus A380: a configuração padrão para essa aeronave consiste em 10 fileiras, dispostas no esquema 3 - 4 - 3, com pitch de 32 a 33 polegadas e largura de 18 a 19 polegadas (foto abaixo). A Singapore é uma das empresas que possuem os melhores assentos de classe econômica para esse tipo de avião, com os mais largos assentos disponíveis no mercado (19 polegadas);
Como regra geral, ao fazer voos internacionais, use empresas que ofereçam assentos com, no mínimo, 32 polegadas de pitch por 18 polegadas de largura. Qualquer coisa abaixo disso implica em muito desconforto em longas viagens.
Se você tem mais de 1,80 metro de altura, e/ou mais de 90 Kg de peso, deve evitar a classe econômica, se possível. Esses assentos foram projetados para pessoas de 1,70 metro e 75 Kg de peso. Você ficará muito desconfortável e incomodará os passageiros vizinhos. Economize mais um pouco e viaje na classe Executiva, que custa o dobro do preço, no entanto. Se quiser experimentar alguma coisa mais fascinante, viaje de Primeira Classe e aproveite.
O mais impressionante desse MD-11 da World com 10 fileiras, é que as forças armadas americanas são um dos principais clientes deles. A poltrona já é estreita, se colocar os brucutus aí, pqp, é muito aperto!
ResponderExcluirComplementando o artigo:
ResponderExcluir1. para informações sobre poltronas (pitch, dicas e mapas de assentos) e companhias, visite o site Seat Guru
http://www.seatguru.com;
2. para comentários de usuários, visite o site Skytrax
http://www.airlinequality.com
Em termos de preços, a classe executiva corresponde ao triplo do valor da econômica, salvo em promoções. Por isso, vale a pena ficar atento aos sites das companhias aéreas.
tenh 1,70cm e 92 kls, posso viajar na classe economica sem icomodar ninguem?
ResponderExcluirHelida, pode ficar tranquila que vc não vai incomodar ninguém. Obrigado pela visita.
ResponderExcluirJá realizei duas viagens com o 767 da Delta de GRU para ATL em econômica. Configuração (2-4-2). Terrível! Quase pior que os 37 da GOL. Não sei qual é a melhor companhia para os EUA atualmente. Gostaria de saber. Vou verificar o site sugerido pelo Sr. J.Paulo. Para a Europa, Lufthansa com seu A340, é show.
ResponderExcluirTopoflier, muito obrigado pela visita e pelo comentário. Eu acho que a companhia que oferece mais espaço para o passageiro para os Estados Unidos é a Delta, que configura seus 767 para 7 fileiras (2-3-2) e os 777 para 9 fileiras (3-3-3). Quanto ao atendimento e serviço de bordo, aí já não sei.
ExcluirOlá , eu sou obesa peso 130kg. e tenho 1,55 de altura, gostaria de saber se vou passar constrangimento no avião da Gol em um voo doméstico.Obrigada
ResponderExcluirPaula, poltronas de aviões não parecem ter sido feitas para pessoas adultas, são muito estreitas, mais do que as poltronas de ônibus intermunicipais, mas se vc tiver dificuldades em se acomodar em um ônibus, vai ser mais difícil em um avião, e não só na GOL, mas em qualquer empresa aérea.
ExcluirJonas;
ResponderExcluirParabéns pelo artigo!
É incrivel o que as Cias Aereas estão fazendo com o passageiro. Recentemente viajei de TAM e a despeito da fuselagem do A-320 ser de maior diametro se comparada ao 737, a diferença que senti em termos de conforto em relação aos 737-300 da Webjet foi NENHUMA! Parece que a TAM aproveitou o espaço extra para aumentar a largura do corredor.
A unica companhia aerea nacional que oferece um espaço digno ao passageiro é a Azul.
Saudades dos Boeings 727-200 da Aerolineas Argentinas...esses sim eram classe conomica mas confortáveis
Olá professor Jonas...
ResponderExcluirEstou cursando o terceiro ano e espero ano que vem estar aí na UNOPAR,
realizando um grande sonho de cursar Ciências aeronáuticas...
Passo para desejar os parabéns pelo blog...
e ai Jonas...v c q veio dar uma passadinha aqui na "Terra do Sos Nascente", qual cia vc escolheria? qual poltrona?
ResponderExcluirviajei com TAM e ANA (o voo da ANA no 747 foi horrivel), tb utilizei os serviços da Cathay Pacific e South Africa Airways , gostei do voo Sul Africano!
manda as dicas ai professor!
grande abraço
Nassu, eu voaria nos 777-200LR da Qatar, assentos 10A ou 10K; nos A340-600, assentos 37A ou 37K; nos A330, 10A ou 10K... A Qatar tem os melhores assentos. Quanto ao serviço de bordo, eu gostei muito da Emirates, mas os aviões dessa empresa tem assentos muito apertados.
ExcluirValeu Jonas... o blog esta 10, pena q nao tinha na minha época!!! hehehe
ResponderExcluirgrande abraço professor !!!
alguem poderia me ajudar estou indo viajar para europa e vou em uma aeronave a340-600 qual o assento vcs me recomendariam pois tenho um 1.93 de altura ????? obrigado a tods
ResponderExcluirSe vc vai voar pela Iberia, escolha os assentos 22A, 22C, 22J ou 22L. Possuem espaço extra para as pernas. Todavia, para quem viaja na 22A ou na 22L, as janelas estão desalinhadas. Outra opção é voar nas poltronas 35C ou 35J, ambas no corredor, mas com grande espaço para as pernas. Para a sua estatura, no entanto, não existe nenhum assento confortável na classe econômica. Sugiro uma poltrona da Executiva. A Iberia não oferece assentos de Primeira Classe nessas aeronaves.
ExcluirJonas, irei para Dublin num Boeing 777 da TAM e tenho a seguinte dúvida: caso eu pegue um assento na 1a fileira (no fundo do avião), terei a telinha da TV disposta no assento da frente ou não?
ResponderExcluirAs telinhas de TV das poltronas da primeira fileira de todos os salões são instaladas, geralmente, nas anteparas que separam os salões uns dos outros. É normal também que sejam de maior tamanho, assim como que exista uma única tela para cada grupo de assentos, ou seja, uma tela para as poltronas ABC, outra para as poltronas DEFG (na parede da galley, logo á frente), e outra para as poltronas HJK.
ExcluirJonas,
ResponderExcluirparabéms pelo artigo.
Num voo de sao paulo para londres em um boeing 777-300 os assento dos fundos, onde pelo mapa da tam parece ter poltrona 45H e 45k, sem ter a 45j, vale a pena escolher a 45k? nesse aviao vc saberia me informar quais seriam as melhores, estou para escolher os assentos mas tenho duvidas.
Obrigado
Bill
Bill, eu não gostaria de voar nesses assentos das fileiras 44 a 46, pois a curvatura da fuselagem, que nesse ponto vai se estreitando (daí a omissão das poltronas B e J), vai atrapalhar as suas pernas lateralmente. Nesse tipo de avião, as poltronas são muito estreitas, 17 Pol de largura, pq a TAM preferiu colocar 10 fileiras. As poltronas do A330 são melhores, com 18 pol de largura na TAM. Prefira as poltronas 15 e 19, ou melhor ainda, da fileira 34 ABC-HJK, ou 35 DEFG, quer possuem mais espaço para as pernas. Eu voaria nas poltronas 34A ou 34K, na janela e logo atras da asa, que possuem melhor visão e bom espaço. Bom voo.
ExcluirJonas, boa tarde. Tenho 1,60 e 105 kg. Prá piorar, problemas na coluna que me causam desconforto "full time". Preciso ir pra Londres (umas 12h de vôo, direto). A passagem classe economica custa U$1.100 e a executiva encontrei por U$ 2.500 (TAM B777). Vale a pena no meu caso? A largura da poltrona é maior? Seria mais interessante pegar o assento do corredor, já que precisarei me levantar e me locomover varias vezes?
ResponderExcluirObrigada
Katia Merschmann
Katia, eu acho que vale a pena sim, porque, se vc for em uma poltrona da Econômica, enfrentará as piores poltronas hoje disponíveis, com apenas 17 polegadas de largura, muito estreitas. As poltronas da Executiva, no mesmo avião, têm 3 polegadas a mais de largura (20") e pitch de 63 polegadas. Elas não reclinam 180 graus, mas são bastante confortáveis. Você já considerou outras opções para ir a Londres, como os Boeing 747-400 da British Airways? Eles possuem assentos na Executiva (Club World Class) que reclinam 180 graus, com 73" de pitch e 20" de largura. Além disso, a British oferece alguns assentos "World Traveler Plus", com 18,5 polegadas de largura, por um preço razoável. Caso opte pela TAM, as poltronas do corredor são as C, D, G e H, ok? Mas vc deve lembrar que os passageiros da janela vão te incomodar frequentemente quando quiserem se levantar.
ExcluirOi Jonas. O vôo pela British sai U$ 1.500,00 a mais. Obrigada pelo esclarecimento, me ajudou. Katia Merschmann
ExcluirJonas, me acomodei bem na classe executiva da TAM, fiquei no corredor da primeira fila. Nem se compara o conforto fisico que se consegue lá. Obrigada pela dica. Parabéns pelo blog.
ExcluirKatia Merschman
olá, Jonas, bom dia!!! Gostaria de saber se o assento 60L, upper deck, do avião 747-400 da Air France é uma boa opção? E o que vc acha do assento 41J do 777-200 da KLM? Acha que vale a pena pagar 70 reais e mudar para o assento 44A, onde são somente 2 assentos e ficarei mais a vontade com meu esposo?
ResponderExcluirOlá, Tete... a poltrona 60L é uma das piores do upper deck do 747-400 da Air France. A fileira inteira 60 é ruim, assim como a fileira 69. A fileira 60 tem os assentos mais estreitos, pois as mesinhas ficam embutidas nos descansa braços, que são, em consequência, mais largos e tiram espaço dos assentos. Fica perto demais do lavatório dianteiro... Eu voaria nos assentos da fileira 65, no upper deck, a melhor fileira. Quanto à poltrona 41J do 777-200 da KLM, é uma poltrona normal. A fileira 40 é muito melhor, mas voar na fileira 44 é o fim da picada, são assentos horríveis, NÃO RECLINAM e ficam muito perto dos lavatórios. Estão entre os piores assentos do avião. Prefira os assentos da fileira 40. Caso aceite pagar um pouco mais, e queira viajar só com teu esposo, as melhores opções são os assentos 10A-10B ou 10H-10J.
ExcluirOi Jonas, vou viajar com a família (05 pessoas) do Rio para Londres em um Boeing 777 da British na classe econômica, gostaria que me desse uma dica das poltronas que devo escolher.
ResponderExcluirGostei muito do seu blog.
Obrigado
Fernando.
Fernando, as melhores poltronas de classe econômica desse avião são as 15A, 15D, 15E, 15F e 15K. As outras poltronas da fileira 15 (15B e 15J) tem bom espaço para as pernas, mas possuem uma incômoda divisória junto ao descansa-braço, que restringe um pouco o espaço para o braço. Entretanto, as que ficam logo atrás delas, 16B e 16J, são boas, com espaço praticamente ilimitado para as pernas. Evite as poltronas 17A e 17J, estão na fileira da janela "sem janela", uma parede cega, e as poltronas das fileiras 25, 26 e 40.
ExcluirBoa noite. Em julho vou viajar com a KLM no B773ER, e fiz as reservas dos assentos 38 H;J;K. Foi uma boa opção? Esse assento tem uma boa visão, sem q a asa atrapalhe muito? Quais são as melhores opção de assentos nessa aeronave na classe economica? .Aguardo retorno.
ResponderExcluirObrigado.
Vitor, nao foi uma escolha ruim, em termos de assento, mas tua visao vai ficar um tanto obstruida pela asa. Essa fileira fica logo atras do bordo de fuga da asa, mas como ela tem um bom enflechamento, vai obstruir a tua visao. As melhores poltronas desse aviao sao as 9A e 9B, e as piores sao as das fileiras 10, 11, 22, 30, 43, 50, 51-D/E/F/G, 58-C/H, 62 E 63. Espero ter ajudado. Obrigado pela visita, volte sempre.
ExcluirOlá Jonas. Bom, verificando no site da KLM, vi q tem alguns assentos disponiveis nas fileiras 40,41,42,43 (inclusive todas essa fileiras dos lugares A ao K estão livres), e pensando no que vc falou, será que vale a pena trocar o assento 38, pelo 40, em busca de uma visão melhor sem a asa atrapalhe muito? ..(ah, e infelizmente os assentos 9A e 9B, ja estao ocupados, então nao resta muita opção, sendo q os 22,30 são as piores, estão só restou da 38 até a 63, porem eu gostaria de sentar perto da asa, mas sem q a mesma atrapalhe, ai estou na duvida se mantenho os assentos 38, ou mudo pro 40,41..etc.). espero nao estar atrapalhando muito.. e parabens pelo seu blog.. Aguardo retorno.
ResponderExcluirVitor, eu trocaria teu assento se vc deseja ver melhor a paisagem.As melhores opções estão entre as fileiras 53 a 57 ABC ou HJK. Aí a asa não vai mais te obstruir a visão. Eu, por exemplo, adoro voar aí atrás, mas é um lugar onde se sente mais a turbulência, tendo em vista que o 77W (777-300) é muito comprido, e essas poltronas ficam muito atrás do centro de gravidade do avião. Tenha um bom voo e volte sempre.
ExcluirOlá Jonas, eu e meu esposo voaremos em classe econômica de São Paulo para Amsterdam pela KLM em um Boeing 777-300 (http://www.klm.com/travel/br_br/prepare_for_travel/on_board/seating_plans/777-300ER.htm).
ResponderExcluirJá pesquisei em vários sites mas ainda estou em dúvida sobre os assentos, por isso gostaria de saber a sua opinião.
Os 9A-9B são bem recomendados nos sites que olhei, mas no site da KLM constam como "economy confort" com espaço para pernas de apenas 89cm.
Os 30B-30C não são muito bem comentados, mas no site da KLM consta com espaço entre pernas de 140cm, o que me atraiu pois nossa maior preocupação é o conforto.
O que você acha?
Muito obrigada pela ajuda!
Luciana
Luciana, acho estranho o site da KLM informar que tem espaço para as pernas de apenas 89 cm (não seria 86??) nas poltronas 9A e 9B. Não tem poltrona nenhuma à frente dessas, pois ali se situa uma saída de emergência tipo A (larga). É um verdadeiro salão vazio à frente das potronas. São as melhores poltronas do avião, na econômica. A não ser que tenham colocado um anteparo ali agora, mas duvido...
ExcluirAs poltronas da Economy Confort possuem uma espaço para as pernas de 86,3 cm (fileiras 9, 10, 11, 12 e 14) e são melhores que as poltronas padrão. A fileira 13 não existe em nenhum avião da KLM...
Quanto às 30B e 30C, elas possuem bastante espaço para as pernas sim, mas ficam muito perto dos lavatários, o que vai te incomodar um pouco. Não recomendo a 30A, na janela, pois logo à frente da mesma fica o alojamento do escape slide, na porta de emergência, que incomoda bastante.
Espero ter ajudado!!! Obrigado pela visita e leia também os outros artigos do blog, são muito interessantes.
Oi Jonas! Muito obrigada pela resposta!
ExcluirPois é, também achei estranho a KLM classificar os assentos 9A e 9B como "economy comfort".
Achei mais estranho ainda que no mapa de assentos do 777-300ER tem o desenho de uma estrutura bem em frente ao 9A e 9B, eu também não entendi direito o que é.
Esse aqui é o link do mapa de assentos: http://www.klm.com/travel/br_br/prepare_for_travel/on_board/seating_plans/777-300ER.htm.
Mas independente disso acho que tentaremos reservar o 9A e 9B mesmo. Suas dicas foram importantíssimas e nos ajudaram muito a decidir.
Muito obrigada pela ajuda, especialmente pela presteza em nos responder tão rápido! Parabéns pelo ótimo site!
Abraços,
Luciana
Olá Jonas!
ExcluirVoltei aqui só para agradecer pela sua ajuda na escolha dos assentos da minha viagem pra Amsterdam!
Acabei de retornar e realmente os assentos 9A e 9B são os melhores da classe econômica! O espaço para as pernas é ótimo e isso tornou a viagem menos exaustiva.
Muito obrigada novamente e parabéns pelo site!
Abraços,
Luciana
Olá Jonas - tenho 1.85 de altura - minha esposa e eu vamos para Paris num voo da TAM (777-300), provisóriamente nas 38H 38K - não seria melhor nas 33E 33D, pelo espaço para as pernas? Um abraço - LAÉRCIO.
ResponderExcluirOlá, Jonas - retificando: nosso voo é num 777-330. LAÉRCIO.
ResponderExcluirLáercio, agora fiquei realmente em dúvida em que tipo de aeronave você vai voar: é num Boeing 777-300 ou em um Airbus A330? Não existe 777-330, na TAM... parece que tem uma confusão aí...Passe o número do teu voo que eu confiro, ok?
ExcluirLaércio, consultei os voos e vc deve ir pra Paris num Airbus A330. As poltronas que vc marcou são normais, e as poltronas das fileiras 35 DEFG, 34 AB e HK, 15 e 19 são muito melhores por ter mais espaço para as pernas. Essas poltronas, no entanto, têm um pequeno inconveniente para pessoas grandes: as mesinhas e os vídeos são embutidos no descansa braço, que é mais largo, e portanto, deixa o banco, que só tem 17 polegadas de largura, mais estreito ainda. Pessoalmente, eu escolheria as poltronas 34 AB ou 34 HK.
ExcluirOlá, Jonas - muito obrigado pela sua extrema gentileza, valeu muito. Um grande abraço - LAÉRCIO.
ExcluirPessoalmente, acho ridículo uma empresa aérea utilizar assentos de 17 polegadas de largura em um avião de voos internacionais. O passageiro pode optar, vamos rejeitar essas empresas.
ResponderExcluirCaro Jonas, parabéns pelo ÓTIMO blog !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirVou a Portugal no Airbus A330.
Você saberia me dizer qual assento fica ao lado da saída de emergência (mais espaço para as pernas) ?
No SeatGuru, o assento aparece como sendo o 27.
No site da TAP, também.
Porém a funcionária da TAP jurou que é o assento 28, e este foi o escolhido por mim.
OBS: No mapa do SeatGuru, o A330 da TAP aparece tendo 269 assentos. No da TAP, 349.
Será que há diferença entre os novos A330 e os velhos operados pela TAP, pois a configuração parece ser a mesma ?
E lá na frente, qual é o melhor assento para as pernas (seria o 10) ?
[ ]s
Arthur, o A330 da TAP tem 230 assentos. A melhor fileira é realmente a 27, e não a 28. Será que não houve confusão entre a configuração desse avião e a do Airbus A340? A configuração colocada pela TAP no site refere-se a uma configuração genérica do avião, provavelmente. As poltronas situadas nas janelas da fileira 27 tem um pequeno inconveniente com o alojamento do escape slide na porta, e também costuma fazer mais frio ali do que em outros pontos do avião, já que a porta tem menos isolamento térmico.
ExcluirOla jonas, vou para auckland dia 26, vou em um a343 (340-300), fui escolher a poltrona perto da saida de emergencia e já haviam escolhido, escolhi a 26C, quero ficar no corredor pois tenho 1,83 e 130kg! A passagem executiva fica fora de mão, muito caro para mim.. qual seria a melhor para escolher além dessa? e porque tem umas poltronas que não aparecem na hora de escolher, fica tudo branco!?
ResponderExcluirATt
João V
Olá Jonas, vou para auckland dia 26/6, e fui escolher o assento, o da porta de emergencia ja estava selecionado, eu escolhi o 26c, teria outro melhor ? prefiro o do corredor pois tenho 1,84 e 130kg. e a passagem executiva é muito cara, fora de mão pra mim. E porque na hora de escolher os assentos tem uns que nao aparecem, um monte de assento
ResponderExcluiratt
João V...
João, para te sugerir os melhores lugares, preciso saber de qual empresa é o avião, pois as configurações variam muito de empresa para outra. Assentos que não aparecem podem estar reservado para tripulantes, ou para outros passageiros que compraram antes. Aguardo o teu contato.
Excluira empresa é a Lan, de guarulhos para o chile, e a Qantas do chile para nova zelandia. o aviao é o a343 340-300!!
Excluirobrigadoo
No A340 da Lan, vc escolheu um ótimo lugar. Tanto faz ser na janela ou no corredor, pq vc tem muito espaço para sair da poltrona sem incomodar os outros. Pessoalmente eu prefiro na janela, 26A ou 26L. No A340-300 da Qantas, complica, viu, pq a Qantas não opera o A340. Será que não no Boeing 747 não? O duro, nesse caso, é saber que tipo de 747 é, porque a Qantas tem 6 configurações desse avião. Confirme para mim o número da poltrona, acredito que posso descobrir qual tipo de 747 é, mas não garanto.
ExcluirJoão, a tua passagem é da Qantas, mas o avião é o A343 da Lan mesmo, então vale o que escrevi acima sobre esse avião. Você escapou dos 747, viu, esses jumbos da Qantas são terríveis para a classe turística, as poltronas são minúsculas, 31 por 17 polegadas, embora sejam muito mais rápidos que os A340.
ExcluirParabéns pelo blog e pela sua atenção com os leitores!
ResponderExcluirEm breve passo novamente por aqui pra pedir umas dicas...
Mais uma vez, parabéns!
Oi Jonas, em setembro vou viajar com minha família para a França. Estamos entre a TAM e Air France; qual tem mais conforto nos assentos e distancia entre eles? Obs: viajo eu e meu marido, meu pai de 80 anos e meu filho de 04 anos. Por favor me de dicas de como viajar com mais conforto. Vamos na classe economica. Abraço.
ResponderExcluirClaudia Marques
Cláudia, terei prazer em te atender, mas preciso saber de onde vc vai decolar e que tipo de avião vai voar, se é Airbus A330, ou Boeing 777 ou 747. Eles são muito diferentes entre si. Aí posso te indicar os melhores assentos, ok?
ExcluirPrezado Jonas: Irei viajar para Orlando em novembro pela TAM junto com minha esposa e mais 2 crinças de 8 e 3 anos. Qual seria a melhor escolha de assentos no Airbus A330 ? Obrigado pela ajuda.
ResponderExcluirOs melhores assentos do A330 da TAM são os 1A, !D, 1G e 1K, na Primeira Classe. Se vc for na Econômica, é melhor ficar nas poltronas do meio, pois são 4 fileiras contíguas, para a família ficar junta. os melhores assentos, nesse caso, são os 27D, 27E, 27F e 27G. Os assentos da fileira 16 também são bons, mas não têm 4 poltronas contíguas. Jamais aceite voar nos assentos 25D-E-F-G, 26D-E-F-G, e 24A-C-D-E-F-G-H-K, assim como nos assentos 38D-F-G, 39A-C-H-K e 40A-C-H-K. Obrigado pela visita e espero ter ajudado.
ExcluirOlá Jonas, vou para Londres no final deste ano, com a TAM, saindo de Londrina com destino a São Paulo, no A320-100, e no B777 a partir de São Paulo. Esta vai ser minha primeira viagem de avião, e escolhi a poltrona 21A para o primeiro trecho e inicialmente havia escolhido a 28A para o segundo, mas acabei mudando para a 30A. Gostaria de saber se esses assentos têm uma vista boa sem obstrução por parte da asa, ou se você me indicaria algum outro assento na janela, exceto os da saída de emergência que já estão lotados. Obrigado, e parabéns pelo Blog.
ResponderExcluirOs melhores assentos desse aviao sao os da fileira 34ABC-HJK, pois alem de melhor espaco para as pernas, possuem boa visao. A 30A eh parcialmente obstruida pela asa, a nao ser que vc queira olhar diretamente para baixo, pois a asa eh enflechada para tras, ok? Caso queira apreciar melhor a paisagem, prefira os assentos das fileira 35 ateh 45, A ou K. A fileira 46 eh horrivel. As fileira 17 e 33 tambem sao muito ruins. Os 777 da TAM sao muito apertados, pois socaram 10 fileira de poltronas onde deveria haver soh 9, e como resultado disso, vc vai achar o A320 domestico mais confortavel. Espero ter ajudado.
ExcluirValeu Jonas... vc recomenda alguma em especial pro A320, ou todas são bem confortáveis e com boa visão?
ExcluirNo A320, as melhores fileiras sao 1, 12 e 13, mas acho que tem sobrepreco por elas, ok? Sao mais caras.
ExcluirOk... Muito Obrigado.
ExcluirOla, se for um 777 de SP a Paris, quais os 2 melhores assentos? Tenho um problema no joelho esquerdo e nao posso ficar com ele dobrado muito tempo. Agradeço a atençao. bjs Visi.
ResponderExcluirVisi, preciso saber de qual empresa eh o voo, e qual o modelo de 777, -200 ou -300, ok? Se for Air France, existem pelo menos 4 modelos diferentes, pois a empresa opera 2 tipos de 777-300 e dois de 777-200. Trei prazer em te indicar os melhores assentos, ok?
ExcluirOla Jonas, eu nao sei ainda, estou comprando hoje ou amanha pela Air France pois quero voo direto. A unica informaçao que me apareceu on line foi que o voo sai de SP as 16hs e eh um 777. Nao sei como faço para saber o modelo e penso que na hora da compra ja terei que escolher os assentos, correto? Li que tem como pedir um lugar mais espaçoso 48hs antes do voo mas temo nao disporem dos assentos encima da hora, entao preferiria ja saber qual assento escolher. Vc pode me dar algumas opçoes nesses modelos que vc mencionou? Obrigada, suas informaçoes sao excelentes e uteis. bj
ResponderExcluirNo 777-200, escolha um assento na fileira 35. Os das fileiras 10, 31 e 48 sao os piores, e o restante tem espaco normal, 32 polegadas de pitch. No 777-300, as melhores fileiras sao as 26 e 41. Fuja a qualquer custo das fileiras 24,25,37, 38, 53 e 54, sao horriveis. Boa viagem.
ExcluirObrigada Jonas. Vou tentar conseguir nessas fileiras indicadas. bj
ExcluirOi Jonas, eu novamente...
ResponderExcluirMe sugeriram as fileiras 27 e 36 EFGH no 777-200 e
44 A,B e K,L no 777-300
O que vc acha? So no check in posso escolher ou posso reservar de alguma forma? Obrigada.
Oie, Visi, dei uma checada, e não consegui ver vantagem em ur na fileira 27 do 777-200, pois, embora essa poltrona tenha uma antepara na frente, o espaço é pequeno e não tem como colocar bagagem no assoalho, só no bin mesmo. O espaço é um pouco maior sim na fileira 36 EFGH, que também tem uma antepara na frente. Agora consegui ver qual é o tipo de 777 que opera aqui... Nos 777-300, se for o avião que estou pensando que é, a vantagem é que tem duas poltronas lado a lado, e não três, pq nesse ponto a fuselagem fica mais estreita. É muito atrás, e balança muito em turbulência, não recomendo para quem costuma enjoar com balanço, pois a cauda pode oscilar tanto lateralmente quanto na vertical. Não sei como se pode reservar lugar antecipado na Air France, portanto, verifique a possibilidade de fazer checkin antecipado, e chegue cedo ao aeroporto. Boa viagem!!!
ExcluirOLA JONAS
ResponderExcluirMINHA ESPOSA VAI VIAJA DE PETROLINA-PE ATE SAO PAULO COM MEU FILHO DE 1 ANO NA CL ECONOMICA NAS 2 UTIMAS POTRONAS COMO ELAS SAO?
São os piores assentos do avião, em qualquer tipo e em qualquer empresa aérea. Não reclinam, os bins não são utilizavéis, pois contém equipamentos de emergência de uso da tripulação, e em muitas empresas, os assentos são mais estreitos. Se for no Fokker MK-28, são piores ainda, pois ficam do lado da turbina, que faz um barulho ensurdecedor. Ainda por cima ficam perto dos lavatórios. Não tem jeito de trocar não?
ExcluirOlá Jonas, boa noite!
ResponderExcluirVou fazer o seguinte trecho:
GRU -> JFK
Boeing 767-400 Passenger (conf: 2 / 4 / 2)
JFK -> NRT
Boeing 747-400 Passenger (conf: 3 / 4 / 3)
NRT -> JFK
Boeing 747-400 Passenger (conf: 3 / 4 / 3)
JFK-> GRU
Boeing 767-400 Passenger (conf: 2 / 4 / 2)
Todos os voos via Delta.
Vou eu e meu marido e estamos em duvida nos melhores lugares, pois são voos longos... e ainda se vale a pena pagar pelo Economy Comfort... o que parece mais interessante e que a poltrona reclina 50% mais do que a económica...
Qual a sua opinião?
Super obrigada!
Rafaela
Rafaela, o 767-400 da Delta eh otimo. Acho que compensa pagar os assentos Economy Confort nesse aviao, pois os assentos normais reclinam muito pouco. Na classe Confort, a melhor fileira eh a 15, e a pior eh a 27. Na classe Economy, a melhor fileira eh a 30, e as piores sao as 45 e 46. Nos 747, Se vc for soh com teu marido, prefira as poltronas 35B/C ou 35H/J,ou entao 63 a 65A/C ou H/K. Sao poltronas dois a dois, sem poltrona do meio. Voces vao voar pela Rota Polar, sobrevoando o Artico, e, conforme a epoca, poderao ver a aurora boreal, eh muito legal. Boa viagem.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirJonas, muito obrigada pelas informações.
ExcluirJá reservei no 747 as poltronas 63 h/k tanto na ida quanto na volta.
Mas fiquei em duvida ref ao 767, uma vez que a fileira 15 (economy confort) são as primeiras e assim ao lado dos toaletes...
ref. a epoca, vamos em dezembro, rumo ao mundial de clubes!!
Novamente obrigada!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Jonas, eu e meu marido vamos voar em um A330 da TAM de SP à Miami. Reservei as poltronas 22A e 22C na ida. O vôo da volta será em um A320 e os assentos reservados são 16H e 16K. Você recomendaria outros assentos ? Obrigada, Alessandra.
ResponderExcluirAs melhores fileira são a 16 e a 27, mas a 22 não é ruim não. Os A320 não possuem fileiras 16H e 16K, e esse tipo de avião não voa pra Miami na TAM, vc vai voltar num A330 também... Aí, levou sorte, pois são ótimas poltronas, ok??? Tenha uma ótima viagem.
ExcluirOlá Jonas, primeiro obrigada pela resposta rápida. Você tem razão. Eu me confundi, vou voar na volta em um 767-300. As poltronas 16K e 16H são boas ? Um abraço.
ExcluirSão boas sim. Acho que o 767 da TAM é bem confortável, perto de outras aeronaves da empresa.
ExcluirOlá Jonas
ResponderExcluirParabens pelo blog.
Vou a NY e acredito que a melhor opção seja pela TAM. Quando fui fazer a reserva tinha a opação de escolher as poltronas confort.
Na verdade na ida só tem essa opção pra escolha pagando uma taxa a mais (o que não entendo, ter que pagar pela poltrona confort na saida de emergencia sendo que só tem essa opção) e na volta tem as 27H e 27K tambem na saida de emrgencia. São realmente mais confortaveis?
Um abraço
lararc@gmail.com
Lara, essas poltronas são, na minha opinião, as melhores do avião. A empresa sabe disso, e passou a cobrar um preço a mais, que considero valer a pena pagar, pois minhas pernas mal cabem no espaço normal. As poltronas são normais, iguais as outras, mas o espaço para pernas é maior, e isso faz diferença em um voo que pode durar mais de 9 horas. Entrentanto, vc não terá espaço disponível para colocar bagagem no assoalho, só nos bins mesmo... Boa viagem.
ExcluirMuito obrigada, Jonas.
ExcluirVocê é muito gentil!
um abraço
Ola, Jonas tudo bem?
ResponderExcluirestou com uma duvida ref. a dica que vc ja me passou.
No voo GRU - JFK via Delta (767), vc indicou as poltronas economy comfort fileira 15, mas elas ficam junto aos toaletes… confere?
obrigada novamente
Rafaela
É verdade, Rafaela... Mas o espaço a frente é muito bom, e aí fica ao seu critério aceitar ou não esse defeito da proximidade dos toaletes do meio. Pessoalmente, eu aceitaria, por ter as pernas compridas.
ExcluirOk! vou aceitar, apesar de ser bem baixinha, acho que meu marido vai preferir!
ExcluirNovamente obrigada.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirJonas, descobri que eh um 777-300 com 301 passageiros. Vc pode me confirmar os assentos? Fileiras 26 e 41. E se nao estiverem disponiveis, alguma sugestao? Obrigada.
ResponderExcluirOk, Visi. Sugiro, nesse caso, as fileiras 35 ABC-JKL, a melhor do avião, ou a 24. Fuja das fileiras 29, 30, 43, 47 e 48,ok? Boa viagem.
ExcluirNao consegui as indicadas. O site da Airfrance esta fora do ar e em 10 minutos de checkin pelo telefone os atendentes informam que o voo esta lotado e so me deram a fileira 44 la atras. O jeito eh tomar Dramin...
ExcluirValeu, a gente tenta mas nem sempre consegue. bj
Jonas, primeiramente gostaria de lhe dar os parabéns pelo Blog, excelente mesmo. Dicas preciosas para viajantes esporádicos. Estou saindo do RJ com destino a Londres, vou de British Airways, voo direto. É informado que o avião é o Boeing 777 mas não informa se é o 200 ou 300. Tenho 1,77m e 130kg. Como devo ir de World Traveller, gostaria de alguma dica de poltrona (talvez que tenha o descansa braço removível).
ResponderExcluirMuito Obrigado!
Alexandre, como vc é grande, como eu, vai se sentir bem apertado nessas poltronas. Com 17,5 x 31 polegadas, acho que são das mais apertadas do mercado. O avião é o 777-200. Prefira as poltronas 15 ADEFK, 16 CH. Evite as fileiras 25, 26 e 40, assim como as 17 A e K, pois possuem janelas "cegas" (por ali passam os dutos do ar condicionado). Sinceramente não sei porque a British tem poltronas tão estreiras no 777, pois são apenas 9 fileiras, enquanto que aeronaves com 10 fileiras, como as da Emirates, por exemplo, possuem poltronas de 18 polegadas de largura.
ExcluirObrigado Jonas!
ExcluirVocê acredita que com meu tamanho terei problemas em sentar nas janelas (A e K) das fileiras 30? Acho que o problema maior seria na largura do assento, concorda?
Vi que na fileira 15 A/B e J/K são 2 assentos juntos cada, ao invés de 3, será que possuem janelas?
Como devo comprar nos próximos dias as passagens, antecipadamente te agradeço pela ajuda!
Abraços
Alexandre, as poltronas que possuem janelas "cegas" estão na fileira 17. As poltronas das fileiras 30 são normais, embora o espaço para as pernas nas A, F e K seja ligeiramente menor que os espaço nas demais poltronas, porque existe uma caixa do equipamento de entretenimento à frente dessas fileias. As poltronas da fileira 15 são ótimas, mas são ocupadas principalmente por quem tem crianças de colo, pois são equipadas com assentos Britax. O maior problema que vc vai enfrentar, em qualquer poltrona dessas, é a largura do assento, 17,5 polegadas.
ExcluirOlá Jonas!
ExcluirTive que adiar minha ida a Londres, mas agora tenho data, março de 2013. Inclusive com passagem comprada e assentos de ida na classe World Traveller Plus (13J e 13K).
Com relação a volta, será de World Traveller normal, porém escolherei na hora do Check In os assentos, que deverão ser através das suas sugestões.
Para a BA, Boeing 777-200 escolhi bons lugares na World Traveller Plus? Sei que são em cima da asa, mas são mais espaçosos que na World Traveller normal.
Muito Obrigado pelas Dicas!
Abraços
Alexandre, a minha única preocupação em relação a esses assentos é a possível localização da "janela cega", também chamada de "janela sem janela", já que a mesma foi omitida em razão da passagem de um duto do sistema de ar condicionado/pressurização do avião. Boa viagem.
ExcluirBeleza Jonas!
ExcluirNa ida entao vou jogar com a sorte e na volta vou seguir sua sugestão.
Quando voltar eu posto aqui a experiência.
Obrigado!
Bom dia Jona!
ResponderExcluirParabéns pelo seu Blog!
Sofro muito quando viajo de avião por causa de Barotite média, viajo sempre nas primeiras fileiras, mas conversando com um funcionáro de empresa aérea, me informou que esses são os piores lugares para quem tem esse problema. Segundo ele as melhores poltronas são as da fileira 13 a 22. Você tem conhecimento disso? Isso procede? Por favor, é muito desconfortante para mim.
Desde já agradeço pela atenção dispensada!
Jonas, desculpe por ter lhe chamado de "Jona"!
ResponderExcluirNão ser preocupe com isso!
ExcluirMeu próximo vôo será no Airbus Industrie A321 da Tam, preciso definir a poltrona! Será que desta vez posso sofrer menos?!
ResponderExcluirO funcionário da TAM tem razão, Kátia. Se a tua barotite te dá enjoos, os lugares em cima da asa são realmente os melhores. Se o problema for a sensação de ouvido entupido apenas, aí independe o lugar, e o melhor negócio é mascar um chicletes durante a subida e a descida, e abrir os gaspers durante essas fases. Eu escolheria as poltronas mais próximas do centro de gravidade do avião, fileiras 14, 15 e 16. Quanto ao espaço para as pernas, as melhores fileiras do A321 são as 11, 12 e 25, mas, no teu caso, não opte pela 25, ok?
ExcluirOlá! Vou fazer a minha primeira viagem em uma aeronave da Azul. Poderia me dar alguma dica sobre os melhores assentos.Farei o percurso Rio-Recife.
ResponderExcluirObrigada
Adriana, vc sabe o tipo do avião??? A Azul opera três modelos de aeronave.
ExcluirBoa Tarde!
ResponderExcluirÉ a primeira vez que faço uma viagem de avião. Irei para Londres com conexão em Amsterdã pela empresa aérea KLM. Quais são os melhores e piores assentos? A primeira parte do voo será no boeing 777-200 e a segunda parte em um boeing 737-700. Obrigada pela ajuda.
Fernanda, nos Boeing 777-200ER da KLM, as melhores poltronas são: 10 AB-DEF-HJ, 11 C-G, 31 ABC-GHJ e 40 AB-HJ. Evite as poltronas das janelas cegas, 21A e 21J, assim como as da fileira 30 DEF. Não aceite voar, de forma alguma, nas horríveis fileiras 28 e 44. Nos Boeing 737-700 da mesma empresa, os melhores assentos são os da fileira 10, e os piores os da fileira 09. Evite também os assentos da última fileira, a 23. Os assentos das fileiras 01 até 08 tem maior espaçamento, mas deve ter sobrepreço, ok?
ExcluirOi Jonas,
ResponderExcluirVou com minha família para Paris com as seguintes aeronaves:
Recife/Lisboa - Airbus Industrie A332 Jet - TAP - assentos 16a 16b e 16d
Lisboa/Paris - Airbus Industrie A319 Jet - TAP - assentos 6d a 6f
Paris/Lisboa - Airbus Industrie A320 Jet - TAP - assentos 6a a 6c
Lisboa/Recife - Airbus Industrie A332 Jet - TAP - assentos 30a 30b 30d.
Você acha que sofreremos com esses assentos ?
Obrigada antecipadamente!
maria José, essas poltronas, todas elas, são normais, ou seja, não estão nem entre as piores e nem entre a melhores. A fileira 16 dos A330 fica bem encima da asa, o que tem como ponto positivo o maior conforto (balança menos), mas como ponto negativo a visão obstruída pela asa, que é bem grande. Independente do avião, essas poltronas tem espaçamento de 32 polegadas e largura de 18 polegadas, bons para classe turística, mas não para a executiva.
ExcluirObrigada pelas informações, agora é só esperar heheh!!
ExcluirOlá Jonas,
ResponderExcluirVou pegar um voo São Paulo - Barcelona, com conexão em Madri da Ibéria, no A340-600. Vi em um comentário acima que você sugeriu os assentos 22A, 22C, 22J ou 22L. Ou ainda na 35C ou 35J.
Tenho duas dúvidas: Essas poltronas reclinam normalmente? E as poltronas 10A, 10C, 10J e 10L, não seriam melhores?
Obrigado.
Você tem razão, as poltronas da fileira 10 são melhores mesmo, com o único inconveniente de não poderem dobrar os descansa-braços para trás. Também, esqueça minha recomendação de voar na fileira 35, não reclinam mesmo. Devo ter visto algum esquema errado, de outra empresa, ou de outro avião... ou então o avião foi reconfigurado. Não sei...
Excluirachei este blog muito interessante vou adiciona-lo aos favoritos...em 2006 fiz fazer minha primeira viajem num 777 da Alitalia, na economica, a expectativa era grande mas foi a pior de toda minha vida, achava que a configuração era semelhante a do 767 2x3x2, sentei em uma das ultimas fileiras do lado esquerdo na janela, eu nao sou muito alto tenho 1,66 mas tinha que fazer malabarismos para me mexer, sem contar que para eu sair tinham que sair os dois passageiros ao meu lado, e ainda tinha que aguentar o cheiro de uma comida que até hoje nao sei o que era (os dois passageiros eram um pai e sua filha judeus) e o atendimento da referida companhia era pessimos as aeromoças mal humoradas enfim foi um pesadelo. Agora viajar em um MD-11 era outra coisa tanto da VARIG quanto da WORLD AIRWAYS O espaço entre as poltronas eram mais espaços o serviço era melhor.....e o A-330 é também uma otima escolha, mas no 777 NAO VIAJO MAIS...
ResponderExcluirObrigado pela dica e pela visita ao blog.
ExcluirPs. o trecho voado no md-11 da world airways foi:Fortaleza-Orlando-Miami-Fortaleza, e no da Varig foi Fortaleza-Sao Paulo. Agora pelo que me lembre a configuração da World airways foi 3x5x3 ou estou engando??
ExcluirHenrique, a configuração do MD-11 da World Airways é 3-4-3 na classe econômica, bem apertado, pois o ideal nesse tipo de avião é 2-4-2, ou 3-3-3.
ExcluirBoa tarde Jonas.
ResponderExcluirdesde já muitos parabens pelo blog.
Sexta feira vou viajar para palma de amiorca num avião a-320 da airbelin.
Gsoatria de saber qual o melhor lugar na sua opiniao para fazer esta viagem, mas gostaria de ficar junto a janela.
desde já muito obrigado e amis uma vez muitos parabens.
Cumprimentos.
Afonso
Nuno Afonso, em termos de espaço para as pernas, os melhores lugares ficam na fileira 13. Na janela, vc ficaria ou na 13A ou na 13F. Mas há um problema: já que vc quer apreciar a paisagem, essa não é uma boa opção, pois esses lugares ficam bem em cima da asa. Então, procure voar nas fileiras 2 a 10, ou de 21 a 28, sempre A e F, ok? Evite as fileiras 01, 11 12 e 29. E, como o avião tem 174 poltronas, é bem apertado. Boa viagem.
ExcluirBom dia.
Excluirantes de mais muito obrigado pela rapida resposta.
e um muito obrigado.
cumprimentos
Olá. Primeiramente parabéns pelo blog. Vou viajar pela primeira vez pela TAM num modelo A320 na classe econômica e gostaria de saber quais as melhores poltronas para apreciar a vista da paisagem.
ResponderExcluirObrigada.
A fileira 01 é a melhor de todas, no A320 da TAM. As janelas ficam nas poltronas 01A e 01F. As fileiras 12 e 13 são boas também, em termos de espaço para as pernas, mas já têm a visão da paisagem obstruída pelas asas. Todas as poltronas acima devem ter um sobrepreço de uns 20 reais na passagem. Outras poltronas boas para observar a paisagem são: fileiras de 02 a 10, A ou F, e depois 21 a 28, A ou F. Eu gosto de sentar nessas, para observar o funcionamento dos flaps das asas. Evite as fileiras 11 e 29, a qualquer custo, não reclinam e têm outros problemas. Boa viagem!!
ExcluirBoa noite Jonas! Parabéns por ser tão prestativo! Seu Blog é sebsasional. Você sabe me dizer qual a poltronas "janela cega do Airbus Industrie A321 da Tam. Apreciaria muito seu comentário.
ResponderExcluirMuitíssimo obriagada!
Os A321 não possuem janelas cegas, isso é uma característica de alguns Boeing, embora algumas poltronas possuam janelas ligeiramente desalinhadas. Nesse avião, evite as fileira 01, 10, 24 e 37, e prefira as fileiras 11, 12A e 12F e 25.
ExcluirOlá Jonas, primeiramente parabéns pelo blog.
ResponderExcluirVou viajar de Frankfurt para Guarulhos em um voo da Lufthansa, Boeing 747-400, na classe economica. Quais seriam os melhores assentos neste aviao?
Obrigado
Hurley, o Boeing 747-400 da Lufthansa tem nada menos que 3 versões diferentes, e não consegui descobrir qual deles opera por aqui. Um dos modelos tem 16 assentos na Primeira, 52 na Executiva e 310 na Econômica, outro tem 8 assentos na Primeira, 66 na Executiva e 270 na Econômica. Por fim, outro tipo tem 16 na Primeira, 80 na Executiva e 234 na Econômica. Creio que os que operam aqui são os que possuem mais assentos na Econômica, 301 lugares. Se for, nesse avião os melhores lugares estão nas fileiras 32 e 43. e nos assentos 33A e 33K, e 34 DEFG. Evite a qualquer custo a fileira 56. A 42 também não é muito boa. Boa viagem.
ResponderExcluirBoa tarde Sr. Jonas, estou indo a Miami com a familia pela American no boeing 777 jet, na ida assentos 23.21 24J e na volta 42 c. Gostaria de saber se é mais confortável que os outros, pois paguei uma tx extra por eles. Um forte abraço e obrigado pelas dicas. Luiz Fernando
ResponderExcluirNão achei nada de especial nesses assentos, a não ser que tenham mudado a configuração do avião, o que acho muito pouco provável. Os assentos 20-CDEFG tem espaço extra para as pernas, e os restantes são todos praticamente iguais. A fileira 41 é pouquíssima coisa melhor que a 42. Com 9 fileiras, o B777 da American é talvez um pouco melhor que os de outras empresas. Boa viagem.
ExcluirOlá Sr. Jonas,tudo bem?
ResponderExcluirTenho um voo de CGH para POA, poltrona 13F (ida) e 18F (volta). Minha altura é de 1,96 e o meu peso 160 kg. Por gentileza, gostaria da sua opinião a respeito. Muito Obrigado!
Olá, amigo, vc não me falou qual é a empresa transportadora... De qualquer forma, as poltronas de avião da classe doméstica ou econômica não foram feitas para pessoas do teu tamanho, vai faltar espaço especialmente para as pernas, em qualquer poltrona que vc for. Se vc for em um Airbus 320 da TAM, a fileira 13 é boa, a 18 é normal, padrão. Se for em um A321, existem duas poltronas ótimas, as 12A e 12F. Espere um grande desconforto e torça pra viagem passar logo.
ExcluirSr. Jonas,
ExcluirA cia aérea é a GOL. Tenho a opção do assento 2F e 2D. Melhora um pouco?
Dependendo da versão do Boeing, a fileira 13 é da saída de emergência, que tem mais espaço para as pernas. Todas as outras poltronas tem muito pouco espaço.
ExcluirBoa noite,Sr.Jonas.Quais os assentos mais espaçosos no Boeing 777-300ER Jet trecho Guarulhos/Paris e Paris/Guarulhos Boeing 777 Jet da Air France?Obrigado e parabéns pelo blog.
ResponderExcluirLisãnia, existem 3 tipos de Boeing 777-300ER na Air France. Um deles tem 381 lugares, outro tem 472 lugares e outro ainda tem 303 lugares. Acredito que o teu voo seja no avião de 381 lugares, então os assentos mais espaçosos são 19C-J, 26ABC-JKL, 41ABC-JKL. Caso tenha mais informações sobre a aeronave e não seja essa, me dê um retorno.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa Tarde Jonas.Quais os assentos melhores da classe econômica do Boeing 777-300ER Turkish Airlines vou para Dubai com escala em Istambul. http://www.flyturkish.com.br/portal/
ResponderExcluirPessoal, existem dois modelos de B777-300 operados pela Turkish, um tem primeira classe e outro não. Tenho informações de que o que opera em GRU é o que não tem a First. Então, os melhores assentos são os 23 DEG, 24 ABC-AJK, 40 ABC-AJK, e 41 DEG. A Turkish oferece uma classe econômica confort, com assentos muito melhores, que ficam nas fileiras 11 a 20. Consulte os preços, podem ser uma boa opção, ainda mais para um voo tão longo.
ExcluirBoa noite Sr. Jonas,
ResponderExcluirVou viajar para França no vôo n. AF0459 com um Boeing 777 jet (AirFrance), meus assentos sao 27 A e 27 B, gostaria de saber se estes assentos estão bem posicionados na aeronave e se estão a uma "distância segura" dos banheiros?
Obrigado...
Jones.
Fique tranquilo, os lavatórios não vao te incomodar nessas poltronas, qualquer que seja o 777 que vc vai voar. A Air France possui três configurações diferentes para o 777-300ER.
ExcluirBom dia Jonas,
ResponderExcluirFarei um voo com minha esposa para Paris via airfrance boing 747. Escolhi os assentos 41A e 41 B, sendo que o A, aparentemente não tem nenhum assento a sua frente. É uma boa escolha? Quais você recomendaria caso não seja uma boa escolha. Como funciona o entretenimento nsse assento sem outro a frente?
obrigado.
Bruno
Bruno, a não ser que a Air France tenha reconfigurado o avião, as poltronas boas são as três da fileira 40: 40ABC. A fileira 41 é sofrível, pois fica bem do lado da galley. Quanto ao espaço disponível, elas são normais. Quando não há poltrona à frente, os sistemas de entretenimento ficam embutidos no descansa braço, que assim é mais largo, e não rebate. A largura do assento é um pouco menor. Vc em certeza que o avião é um Boeing 747? No Boeing 777, a melhor fileira é mesmo a 41. Confira essa informação, ok?
ExcluirObrigado pela resposta e prontidão!
ExcluirInfelizmente é o 747 sim (apesar que esta marcado como 744 no mapa de assentos?!). Realmente a fileira 41 é quase dentro do galley, bem como a quarenta. Muito barulho e movimentação, correto?
Observei que as fileiras 52 a 55 só tem 2 poltronas, parece nao ter a poltrona da janela. Sera que sao bons lugares? Me incomodo um pouco com o terceiro elemento me acordar pra passar, ou pior, eu acorda-lo. Fora isso posso escolher lugares ao redor da fileira 34.alguma dica?
Obrigado novamente,
Bruno
Bruno, essas fileiras traseiras do 747 parecem não ter a poltrona da janela, mas na verdade as poltronas B e K ficam praticamente na janela, pois a fuselagem se estreita nesse ponto, ok? Para um casal viajar é bom. Eu viajaria tranquilo, mas tem um pequeno inconveniente: são os lugares mais turbulentos do avião, por ficarem muito atrás do centro de gravidade. Fora isso, nada contra. Eu gosto desses lugares porque tem boa visão pela janela. Perto da fileira 34, é o contrário: menos turbulento, mas a asa atrapalha a visão de fora. Quanto à pergunta abaixo, o serviço da classe executiva normalmente é bom em todas as companhias, mas nem sempre contenta todo mundo. A Ibéria, no entanto, nunca teve bom destaque no quesito serviço de bordo, ok?
ExcluirAh, estava esquecendo, Bruno, no mapa de assentos está escrito B744 porque trata-se do modelo Boeing 747-400, ok? É um 747 mesmo.
ExcluirAproveitando! Como é o servico e entretenimento da executiva da Ibéria no trecho Madri-sp.
ResponderExcluirGrato
Ola Jonas!
ResponderExcluirViajarei para Dubai e Hong kong pela Emirates, classe economica e
gostaria da sua opiniao quanto aos assentos que a agencia marcou.
Somos 4 pessoas: eu, 1,75m quadril avantajado, meu esposo 1,85m obeso, e as outras 2 pessoas tem em media 1,75m.
A agencia marcou:
GRU/DXB - BOEING 777-300ER - ASSENTOS 24 D,E,F,G
DXB/HKG - AIRBUS A380-800 - ASSENTOS 82 D,E,F,G
HKG/DXB e DXB/HKG - BOEING 777-300ER - ASSENTOS 24 D,E,F,G
Esses sao os melhores lugares para o nosso caso?
Obrigada!
Carolina
Carolina, quanto ao A380, não há dúvidas que vcs escolheram os melhores lugares do avião, com muito espaço à frente. Quanto ao Boeing 777-300ER, seria melhor uma fileira à frente, na 23DEFG. Vou avisando que as poltronas dos 777 da Emirates são terrivelmente apertadas, a empresa "socou" 10 fileiras num avião feito pra 9 fileiras... No A380 é um pouco melhor.
ExcluirBom dia Jonas!
ExcluirMuito obrigada pela resposta.
Tentarei alterar os assentos no 777.
:)
Olá Jonas! Vou engrossar aqui a lista de elogios ao blog. É muito completo e sua atenção com os comentários é excelente. parabéns!
ResponderExcluirVamos a dúvida: estou indo para Amsterdam voando KLM em um boeing 777-300 com 425 passageiros daqui uma semana. Escolhi a poltrona 15a para ida e volta. Foi uma boa escolha, se tratando de visão de paisagem ou é melhor trocar? Vi umas dicas aqui sobre a fileira 35 ABC que ainda está disponível no meu voo.. melhor trocar ou deixo como está?
Obrigada!
Ana
Ana, em termos de posição, é um bom assento, e fica á frente da asa, garantindo boa visibilidade. Mas tem um "senão": próximo dessa posição existe uma janela cega, que é onde passam os dutos do ar condicionado, e não existe janela, só uma parede fechada. Acho que é na fileira 17, mas não tenho certeza, ok? É horrível viajar nela. Por acaso as poltronas 9A e 11A não estão disponíveis?
ExcluirJonas, obrigada pela resposta rápida!
ExcluirEntão, estão disponíveis mas são 'confort' e R$300,00 mais caros... na fileira da janela só estão disponíveis assentos a partir do número 30... alguma sugestão? Fiquei com medo de pegar essa janela cega.. seria horrível!
Annie, é horrível mesmo pegar essa janela cega, já peguei em um 777-200LR da Emirates e aquilo acabou com meu dia... se vc não se importar em viajar lá no fundão do avião, onde é um pouco mais turbulento, existem as poltronas 59A ou K, 60A ou K ou 61A ou K. onde a vista da paisagem é ótima, e só existem duas poltronas de cada lado em cada fileira, ao invés de 3. Vc vai ficar a uma poltrona do corredor. Tem outro inconveniente, que e a curvatura da fuselagem junto ao assoalho, que deixa um pouco menos de espaço para os pés, mas não chega a incomodar. Eu gosto desses lugares, particularmente.
ExcluirAi Jonas.. eu já estava pronta pra mudar mas esses assentos são preferenciais .. no entanto toda fileira 58 está disponível. Você aconselha?
ExcluirObrigada!
Ah, é uma boa fileira sim, exceto as duas poltronas do corredor, 58C e 58H, que ficam num ponto onde o corredor estreita bastante. Nas janelas, oferecem excelente visão. Eu trocaria, pra não correr o risco de pegar a janela cega.
ExcluirTrocando. Muitíssimo obrigada, jonas!
ExcluirOi Jonas, gostei tanto do seu blog que me achei livre para perguntar: Vou para Amsterdã pela KLM num Boeing 777-300ER, fiz reserva na 41A e volto num 777-200ER, reservei a 34J. Você pode me informar se fiz boa opção? Li algumas indicações aqui mas sempre está muito ao fundo ou é poltronas onde tem preço diferenciado, o que não são opções para mim. O que me aconselha?
ResponderExcluirObrigadão.
João, fez boa opção sim, não são as melhores do avião, mas são padrão, nenhum problema com elas. Como são na janela e ficam atrás das asas dão uma visão razoável pra baixo, mas pra frente tem a asa. Eu gosto dessas poltronas, porque gosto de observar as asas e seus mecanismos de flaps e spoilers, fora alguns efeitos aerodinâmicos como uma névoa nas aproximações em dias úmidos.
Excluirtambém gosto de ver o funcionamento das asas... é a que podemos ter para voar. rs obrigadão
ExcluirOlá Jonas. Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirVou viajar p/ Europa pela primeira vez e gostaria de saber sua opinião sobre os melhores lugares no vôo.
Vou do Rio a Milão com conexão em Lisboa. Não sei o tipo de aeronave, sei somente a cia: TAP e os números dos vôos:
074 Rio / Lisboa
802 Lisboa / Milão.
Gosto de viajar na janela e com boa visão. Junto comigo vai uma amiga. Viajamos em 26 de novembro. Agradeço sua resposta.
Dôra Barcellos. Não sei se vou conseguir postar o comentário com o meu nome, pois as vezes me atrapalho por aqui.rsrs
Dôra, do Rio até Lisboa, você vai voar em um Airbus A340-300, uma aeronave de 4 motores segura e confortável. As melhores poltronas são: 26A, 26B, 26H e 26J. As da fileira A e J estão nas janelas, e atrás das asas. Para ver a paisagem, evite as fileiras acima das asas, que vão da 13 à 25. Evite a qualquer custo as fileiras 11, 25, 40, 41 e 42. De Lisboa a Milão (Malpensa), o avião é o A320, e os melhores lugares estão na fileira 12, que tem bom espaço para as pernas, mas que está em cima da asa (saída de emergência). Recomendo, caso vc queira ver a paisagem, as fileiras 02 a 06, e 17 a 25. Não aceite as fileiras 01, 10, 11 e 26, que são péssimas. As poltronas da janela são A e F, as do meio B e E, e as do corredor são C e D. Boa viagem.
Excluir= Dôra Barcellos
ResponderExcluirObrigada, Jonas.
ResponderExcluirVou seguir seus conselhos e assim que marcar os assentos darei um retorno. Abraços.
Dôra Barcellos
Olá, Jonas! Parabéns pelo blog! Será que poderia ajudar a escolher as melhores poltronas para a nossa viagem? Vamos para Beijing, com escala em Paris, pela Air France. Os vôos de ida são: AF 459 e AF 382. Os vôos de volta são: AF 129 e AF 454. Todos com o avião B777. Eu e a minha esposa somos altos e preferíamos ficar em fileira de dois lugares, se for melhor. Grande abraço e muito obrigado.
ResponderExcluirDudu, as melhores poltronas para pessoas altas infelizmente estão em grupos de 3 ou 4. Estão na fileira 35 nos Boeing 777-200 (voo AF459) e na fileiras 26 e 41 em alguns aviões e na fileira 35 ABC-JKL, nos 777-300 que possuem a primeira classe (premiere), nos demais voos. Infelizmente não sei quais tipos operam os voos que vc vai fazer. As poltronas em grupos de 2 estão na parte traseira dos aviões, fileiras 44 a 46 na maioria das aeronaves, tanto no 777-200 qto o -300.
ResponderExcluirMuitíssimo obrigado. Grande abraço!
ExcluirJonas, Boa tarde! Parabéns pelo blog! Gostaria da sua ajuda, se possível, para escolher as melhores lugares para minha esposa e eu. Estamos viajando pela Emirates nas seguintes aeronaves :
ResponderExcluirLisboa – Dubai : Boeing 777-300ER (selecionei a 18A e 18B)
Dubai – Tóquio : Airbus A380-800 ( selecionei a 45K e 45J)
Kansai – Pequim: Airbus A320 (selecionei a 18A e 18B)
Dubai – Lisboa: Boeing 777-300ER (selecionei a 18A e 18B)
Obrigado,
Jorge
Jorge, no A380, vc escolheu bons lugares. No Boeing 777-300, no entanto, a fileira 18, nas aeronaves do tipo que possuem três classes (tem com duas também), não tem janelas nessa fileira, só uma parede fechada no lugar, pois ali passam os dutos de ar condicionado. E a Emirates não opera o Airbus A320... não é uma outra empresa em code-share não? Tente descobrir. De Tókyo a Osaka (Kansai), vc vai de trem bala?? Melhor que ir de avião, viu? Os aviões que fazem essa rota são super apertados.
ExcluirPrezado Jonas,
ResponderExcluirObrigado pelo retorno. Houve um engano da minha parte para o trecho Osaka => Beijing, a companhia aérea é a China Eastern Airlines, você teria opção de assento? Em relação ao Boeing 777-300 da Emirates você poderia também indicar novos assentos, pois pretendo trocar pelos da fileira 18 que você contraindicou.
Obrigado,
Jorge
No A320 da China Eastern, as melhores fileiras na econômica são 3 e 11. 9, 10 e 27 não reclinam. No B777-300, sugiro a fileira 22. Boa viagem.
ExcluirPrezado Jonas, Bom dia!
ExcluirObrigado mais uma vez pela informação. No entanto esclareço que o layout do Airbus 777-300ER apresentado pela Emirates não consta a fileira 22. Considerando que a fileira 23 e a saída de emergência e a 24 os lugares não estão disponíveis, optei pela fileira 25.
Obrigado.
Jorge
Jorge, o avião que vai voar então é o modelo que não tem a Primeira Classe, só economica e executiva. Os melhores lugares são os da fileira 23, junto à saída de emergencia. A 25 é boa, no entanto. A fileira 22 existe sim,mas só tem as poltronas do meio. Boa viagem
ExcluirRapaz, que espetáculo esse seu blog, heim! Meus parabéns! Já compartilhei com vários amigos e tenho certeza que eles também compartilharão!
ResponderExcluirJonas, seguinte: minha esposa e eu estamos indo para Miami em Março, saímos de GRU em um B777-300 e voltamos de Orlando à bordo de um Airbus A320-100/200. Gostaria de dicas para uma viajem mais confortável.
Considerando que pelo menos um de nós deve ir sentado na janela, quais são os melhores lugares nessas aeronaves?
Agradeço antecipadamente a sua atenção e cortesia!
um abraço e, mais uma vez, parabéns!
Jussie, preciso saber qual é a empresa aérea, ok? Caso seja a TAM, o Boeing 777-300 é uma verdadeira lata de sardinhas voadora, ok? As melhores fileiras são a 15, a 19 e 34, mas creio que a TAM cobra uma sobretaxa para esses assentos. Mas não é muito, e vou falar, vale a pena... Pessoalmente, eu voaria na 34, pois a paisagem não fica obstruída pelas asas. Rejeite as fileiras 17, 18, 33 e 46. O A320, embora seja um avião bem menor, tem assentos uma polegada mais largos, e uma polegada a menos para as pernas. Melhores fileiras: 01, 12 e 13. Prefiro a 01. Evite as fileiras 11 e 29. As melhores poltronas tem sobretaxa, ok? Vale a pena. Alguns A320 da TAM possuem executiva, e não tenho o seat map desses aviões, fique atento.
ExcluirJonas, valeu pela resposta rápida!
ExcluirAcabo de receber um e-mail da minha operadora de turismo, os assentos marcados foram os seguintes:
Guarulhos/Miami – 24K e 24J Boeing 777-300 TAM
Orlando/Guarulhos – 23K e 23H A320 TAM
O que me diz? Bons lugares ou pelo menos lugares "normais"? hehe
Obrigado novamente!
Jussie, são poltronas normais, sem problemas. No 777, só é meio ruim a visáo para fora, fica bem em cima das asas, mas é o lugar menos turbulento do avião. E descobri que vc não vai voar no A320, mas sim no A330. As poltronas são boas sim, mas o A320 não essa fileira H e K... É raro A320 voar pra Miami, só em algum eventual fretamento. Enfim, boa viagem e parabéns!
ExcluirObrigado pela ajuda, Jonas! Fico mais tranquilo de saber que foram boas escolhas...
ExcluirUm abraço e, novamente, parabéns pelo Blog!
Olá Jonas! Gostei muito do seu blog e tenho umas dúvidas, vou fazer uma viagem para Salvador num Airbus Industrie A319 TAM, como nunca voamos, com ajuda do meu sogro escolhemos os assentos 17 A e B. São bons lugares, consigo ter visão para fora? E por estar em cima da asa tem alguma desvantagem ou vantagem?
ResponderExcluirObrigada!!!
Aline, a única desvantagem de ter um lugar em cima da asa é a obstrução da paisagem. Em compensação, são lugares menos turbulentos no avião. Não deixe de observar os mecanismos dos flaps, spoilers e ailerons das asas em funcionamento, são interessantes, e ocorrem pouco depois da decolagem e pouco antes do pouso. Teus assentos ficam logo atrás das asas, então, se vc olhar um pouco pra trás vai conseguir ver alguma coisa sim. 17A e na janela e 17B é a poltrona do meio, pois tem a C que é do corredor. Ficam do lado esquerdo da aeronave. Boa viagem e divirta-se.
ExcluirObrigada pela resposta!!!
ExcluirUm abraço.
Olá Jonas! Iremos viajar eu, minha esposa e nosso filho de 14 meses de GRU para MCO via ATL, com um 767-400ER no trecho GRU-ATL e com um 753 no trecho ATL-MCO, ambos da DElta (a volta repete, mudando para o 767-300ER no trecho DTW-GRU). Optamos por comprar um assento para nosso filho e utilizar a famosa cadeirinha para comodá-lo. Escolhemos a opção Seat Comfort assentos 15 C/D/E na ida e 17 C/D/E também com Seat Comfort na volta. Como as companhias reagem a utilização das cadeirinhas? No site da Delta eles mostram diversas exigências quanto ao uso de cadeirinhas fabricadas nos EUA - como a presença do selo de certificação da FAA para uso em automóveis e aviões. Porém, se a cadeirinha for feita fora dos EUA exigem a certificação do governo estrangeiro e a declaração de ser fabricada de acordo do as normas de segurança das Nações Unidas. A nossa cadeirinha é da marca Chicco, fabricada na Itália e possui a certificação européia ECE R44/04 impressa na cadeira, além da certificação do INMETRO. Você acha que teremos problemas de utilização desse artefato durante o referido percurso de ida e volta?
ResponderExcluirPergunta difícil a tua, em se tratando de aeronaves americanas. Mas não creio que haja problemas, desde que a cadeira tenha alguma certificação. Em empresas brasileiras e em muitas européias, não haveria problema algum. Boa viagem.
ExcluirOla Jonas, muito interessante o seu blog.
ResponderExcluirVou para Londres pela Britsh e gostaria da sua ajuda para escolher um bom assento na classe economica, afinal vou ficar por lá por 11hs e nao sei qual assento reservar. A aeronave é Boeing 744 Jet e estou pensando em reservar os assentos com 2 cadeiras Twins 51 - 52. O que vc me aconselha?. obrigada Cristina
Meu conselho é: continue com esses assentos, eu mesmo os escolheria para viajar. São ótimos. Boa viagem!!!
ExcluirOla Jonas, Parabens pelo Blog!
ResponderExcluirQueria uma ajuda sua. Sei que não bem o foco do artigo; mas você tem ideia se é possivel fazer um upgrade da economica (emitida com milhas) para executiva na American Airlines? Sabe quanto custaria? Estou num voo MIA-SSA (economica)!
Grato
Leonardo
Quase sempre é possível sim, desde que tenha assento disponível. Qaunto ao preço, não tenho condições de informar.
ExcluirBoa viagem!
BOM DIA JONAS, VEJA PARA MIM, POR FAVOR, SE DENTRO DO QUE ESTAS AERONAVES OFERECEM NA CLASSE ECONÔMICA, EU ESCOLHI BONS ASSENTOS.
ResponderExcluirSOUTH AFRICAN AIRWAYS - SA 225
SEG 12NOV SAO PAULO SP JOHANNESBURG ZA 0230 1520
SEM ESCALA GUARULHOS INTL O.R. TAMBO INTL
EQP:AIRBUS INDUSTRIE A340-300
ASSENTO: 50D CONFIRMADO
RESERVA CONFIRMADA - L ECONOMICA
SOUTH AFRICAN AIRWAYS - SA 7700
SEG 12NOV JOHANNESBURG ZA SYDNEY NS 1750 1445
SEM ESCALA O.R. TAMBO INTL KINGSFORD SMITH 13NOV
EQP:BOEING 747-400
ASSENTO: 52H CONFIRMADO
QF 0064 VOO OPERADO POR QF QANTAS AIRWAYS
RESERVA CONFIRMADA - L ECONOMICA
GRATO E UM ABRAÇO.
LUCIANO.
Pessoalmente, eu sempre escolho lugar nas janelas, por que é eu que escolho o momento de incomodar os passageiros contiguos ao invés de ser incomodado por eles, na hora que eles precisarem...As poltronas que vc escolheu são no corredor, são standard, sem maiores problemas, mas também sem maiores vantagens.
ExcluirOlá Jonas tudo bem? primeiro parabéns pelo seu blog! o mais completo que já vi... e muito bacana da sua parte responder cada comentário.. cada dúvida... esse é o grande diferencial! parabens mesmo...
ResponderExcluirbem.. vou viajar pela Qatar em Janeiro ...
são paulo - doha / doha - osaka
777-200L no primeiro trecho e A330-200 no segundo
escolhi em ambos na ida e na volta os assentos 11 J - 11 K já que vou com minha esposa...
estamos com receio de estar acomodados bem em cima da asa (perdendo a visão/paisagem) ou mesmo sem janela...
o que você acha?
achei esse site com a configuração da aeronave...
http://www.seatguru.com/airlines/Qatar_Airways/Qatar_Airways_Boeing_777-200LR.php
mas ví uns videos o youtube e tive a impressão de estar exatamente em cima da asa...
bem.. aguardo seu retorno!
abs
O desenho do Boeing 777 da Qatar no Seat Guru está errado mesmo, tua poltrona fica em cima da asa. Acredito que não seja a fileira da "janela cega", essa fica quase no bordo de ataque da asa e tua poltrona é mais para trás. Já no A330, vc vai ficar na frente da asa, e não existem janelas cegas nos Airbus. Boa viagem.
ExcluirJonas.. qual vc recomenda para o 777? abs
ExcluirA fileira 22 é a melhor do avião, fica atrás da porta de emergência localizada atrás da asa. Qualquer lugar entre essa fileira e a 33 são boa e oferecem boa visibilidade para fora.
Excluiroi jonas eu e meu marido vamos viajar pela iberia na classe aconomica A321,gostariamos de ir juntos de preferencia no corredor, meu marido e bem alto qual lugar vc sugere pra nos?
ResponderExcluirOi, Iveth, creio que os melhores lugares para vc e teu marido seriam as poltronas 21B e 21C. Essa fileira não tem a 21A, da janela, e dá de frente para o corredor da saída de emergência, então são só duas poltronas lado a lado. As poltronas 21D, E e F também são boas, 21F é da janela. A fileira 9 inteira também é boa. Evite a qualquer custo as fileiras 32 e 33. O único inconveniente dessas melhores fileiras é o frio que entra pelas portas, que não possuem isolamento térmico tão eficiente como a fuselagem. Leve mais agasalho na bagagem de mão.
ExcluirMUITO OBRIGADA, SUAS SUGESTOES IRAO ME AJUDAR MUITO
ExcluirPessoal, irei viajar de São Luis para Brasilia, boenig 737-700, poltrona 2F, alguém poderia me dizer se essa poltona fica num vão, me lembro que na boeing, tem uma poltrona que fica num vão sem janela, alguém poderia me ajudar??
ResponderExcluirOla, viajarei num voo Lufthansa Guarulhos-Frankfurt, o problema é que meu namorado tem mais de 1,90 e não sei o lugar menos ruim para ele na classe econômica. O avião é um Boeing 747-400 e reservamos para ele o assento 28D. Alguma outra sugestão?
ResponderExcluirA poltrona 28D seria terrível para ele, Cris, pois bem à frente dessa poltrona tem um anteparo que separa a classe Executiva da Classe Turística. Não tem espaço para as pernas de uma pessoa com 1,90m. Sugiro as poltronas 32B - C - H ou J, ou então 33A e K. Evite as fileiras 28, 30, 31, 34 D E F e G, 42, 43 e 56. Boa viagem.
ExcluirPara melhorar a minha pergunta, a janela 2F e considerado "JANELA CEGA"? boeing 737-700 GOL. Grato.
ResponderExcluirFique tranquilo, a janela cega do Boeing 737 fica mais para trás, se não me engano na fileira 8. Boa viagem.
ExcluirObrigado meu caro!
Excluir
ResponderExcluirParabéns pelo artigo e atenção com todos. Vou abusar um pouco da sua boa vontade: vou viajar no vôo AF443 - Economy da Air France. Estarei com meu bebê de 1 ano no colo. Durante a compra não pude fazer reserva do assento por conta do bebê. Durante o check in, qual assento devo escolher para tentar reduzir nosso sofrimento. Obrigada.
Acho que teu voo vai do Galeão até o Charles de Gaulle, em Paris, no Boeing 747-400, não é? A fileira 43 JKL possui uma antepara à frente, onde eu suponho que possa ser colocado um cesto para criança. Outras fileiras boas são a 14, a 28 e a 40. Consulte o pessoal da Agência de Viagens ou a própria Air France, sobre disponibilidade do cesto na aeronave. Caso contrário, leve um teu, que pode ser incluído na bagagem de mão.
ExcluirOlá Jonas,
ResponderExcluirjá dei uma lida nas questões anteriores e gostaria de confirmar: vou viajar pela TACA em dois vôos diferentes, um A320 - 100/200 e um A321. Meu pai é alto e tem varizes, precisamos de um lugar com mais espaço. Para o A320 é melhor na fileira 13 e no 321 fileiras 11 ou 12?
Além disso, vou pedir no check-in para cia aérea um daqueles lugares na frente que ficam especialmente reservado para esses casos. Esses assentos são melhores, certo?
Muito obrigada!!!
Letícia.
Letícia, infelizmente não possuo informações sobre a configuração de assentos da TACA... Se a empresa tiver, por exemplos, alguns assentos da classe executiva, aí muda tudo, e os assentos bons podem virar verdadeiros micos. Estou tentando conseguir mais informações, e caso seja bem sucedido, te comunico de imediato. Boa viagem e desculpe.
Excluir