Em todos os lugares do Brasil, nos deparamos com aviões desativados, acidentados ou abandonados, aguardando seu destino final em algum ferro-velho. Essa é uma pequena compilação de alguns desses aviões. Um artigo apenas não é suficiente para relacionar todos, então certamente teremos outros artigos de continuação.
O PP-VLD, em foto do fabricante, em outubro de 1970 |
PP-VLD: Esse Boeing 727-41, c/n 20425, foi comprado novo pela Varig em 1970, e foi o primeiro jato da empresa dedicado especificamente a voos domésticos, embora a Varig tenha voado alguns Caravelles nessas rotas no início dos anos 60.
O PP-VLD abandonado no pátio da TAP-ME, antiga VEM, em Porto Alegre |
O avião foi convertido em cargueiro puro em julho de 1989, e voou nas cores da VarigLog. Foi paralisado em 2005, com a falência da Varig, e ficou estocado ao ar livre no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Tristes restos do PP-VLD, em Porto Alegre |
Foi leiloado em 28 de junho de 2012, arrematado, mas não retirado do local, onde continua até hoje. Há notícias, no entanto, de que será restaurado e preservado.
O PT-JIU, quando ainda estava operacional |
PT-JIU: Esse Piper Navajo foi acidentado em 1991 em Londrina/PR, após uma pane seca, e pouco antes de alcançar a pista do aeroporto. Era operado por um deputado federal da cidade, e teve perda total após o acidente.
Triste fim para uma bela aeronave: outdoor de ferro-velho |
Foi canibalizado e sua fuselagem hoje serve de outdoor para um ferro-velho na zona sul de Londrina.
O PP-VME da Rico, em Manaus, logo depois que veio da Varig |
PP-VME: Este Boeing 737-241, c/m 21000, foi comprado novo pela Varig, e entregue em outubro de 1974, sendo o primeiro 737 operado pela empresa. Em 2002, foi retirado de serviço e colocado à venda.
A carcaça sem motores do PP-VME, vista além do muro da INFRAERO no Aeroporto de São José dos Campos |
Foi alugado pela RICO, para operar linhas aéreas desta empresa na região norte do país, em maio de 2004. Finalmente, foi retirado definitivamente de serviço em 2007 e armazenado ao ar livre em São José dos Campos, onde se encontra até hoje, em péssimas condições de conservação.
Tristes restos do PP-VME, destinados a virar sucata |
S9-BAP: O Yakovlev Yak-40 do Clube Náutico Água Limpa foi operado para voos charters, entre 2001 e 2002, mas de maneira totalmente irregular, pois usava matrícula estrangeira, de São Tomé e Príncipe, e sem qualquer tipo de autorização do DAC - Departamento de Aviação Civil.
Único no Brasil, o S9-BAP está abandonado em Ribeirão Preto |
Não demorou muito a ser interditado e paralisado em Ribeirão Preto, onde se encontra até hoje.
Não se sabe que destino tal aeronave terá. A aeronave, ainda que em estado de abandono, está intacta e é vigiada pelo pessoal do Aeroporto Leite Lopes.
PT-CXQ: O Beech Queen Air PT-CXQ parece ter sido empregado em toda a sua vida útil como aeronave de aerofotos. Foi operado pela Cruzeiro-LASA, e depois passou para outros operadores, com a mesma função.
O PT-CXQ, quando operando na Cruzeiro, nos anos 70 |
Em 1997, foi paralisado em Penápolis/SP, e não voltou mais a voar, provavelmente em razão do alto custo de se manter uma aeronave complexa muito antiga
O PT-CXQ no posto Rodomaster, em Regente Feijó |
O PT-CXQ acabou sendo adquirido pelo Posto Rodomaster, em Regente Feijó/SP, na região metropolitana de Presidente Prudente. Foi colocado em exibição no pátio do posto, com dois manequins como complemento, de um piloto e de uma comissária. Está bem cuidado e conservado.