Em
1938, Londrina ganhou seu primeiro aeroporto, situado num terreno doado
pelos irmão Palhano, próximo ao atual Patrimônio do Espírito Santo.
Isso deu um novo impulso ao desenvolvimento da cidade e de toda a
região, Afinal, as estradas que davam acesso ao Norte do Paraná eram de
trânsito difícil: a terra roxa, tão fértil, cobrava seu preço na forma
de pó ou de lama nas ruas e estradas.
Aviões Beech Bonanza da RETA no Aeroporto de Londrina |
Embora
alguns aviões tivessem utilizado o aeroporto logo depois de aberto, em
breve o racionamento generalizado provocado pela eclosão da Segunda
Guerra Mundial, em 1939, tornou o aeroporto quase deserto, e essa
situação perdurou até o final da guerra, em maio de 1945.
Após
a guerra, o crescimento da aviação foi rápido, não somente em Londrina,
mas em toda a região. As empresas aéreas regulares chegaram em 1946, e
Londrina tornou-se um lugar atraente para se instalar empresas de táxi
aéreo.
Aeroporto de Londrina nos primeiros tempos |
Não
demorou para aparecer vários operadores de táxi aéreo na região.
Prestavam todo tipo de serviço, além de transportar passageiros:
fotografia aérea, transporte de pequenas cargas, transporte de urnas
funerárias, doentes graves, e outros. Eventualmente, faziam os chamados
"voos da coqueluche", nem sempre cobrados: crianças doentes embarcavam
nos aviões, que depois voavam bem alto, já que se dizia, sem qualquer
embasamento médico, que voar alto, com baixa pressão atmosférica,
melhorava a saúde dos pacientes. Os pequenos aviões não paravam quase
nunca, a não ser por motivos meteorológicos.
Bonanzas da RETA no Aeroporto de Londrina, nos anos 60. |
Uma
das maiores empresas de táxi aéreo criadas em Londrina foi a RETA -
Rede Estadual de Táxi Aéreo. Operando principalmente aeronaves
monomotores Cessna 170, e também aviões mais potentes, como o Beechcraft
Bonanza, aeronave que se tornou emblemática na região, e depois
bimotores, como os Piper Aztec e os Beechcraft Baron e Twin Bonanza. Os
criadores da RETA foram os comandantes Sidney Polis e Milton Jensen.
O PP-APR foi o primeiro Beech Baron a vir para Londrina, mas infelizmente, foi perdido em acidente pouco depois, em 1964 (foto: Raul Palhão) |
O
primeiro Beechcraft Baron da RETA, matriculado PP-APR, infelizmente,
foi perdido num acidente em 08 de julho de 1964, ao chocar-se contra uma
casa, ao fazer um voo de check de piloto, e os dois pilotos perderam a
vida nesse acidente.
Hangar da RETA, em Londrina |
A
RETA construiu um grande hangar no aeroporto atual de Londrina, mas
esse hangar foi vendido à REAL na década de 50, e transferiu-se para
outro hangar próximo da Avenida Santos Dumont.
O PP-APC, Bonanza da RETA, no Aeroporto de Paranagué, em 1959 (Foto: Cmte. Flávio) |
Proprietários da RETA-Rede Estadual de Táxi Aéreo, a partir da esquerda: Sidney Polis e Milton Jensen, e um dos pilotos da empresa |
Outra
grande empresa de táxi aéreo de Londrina foi a STAR, capitaneada pelos
comandante Anélio Viecelli e Francisco Moreira da Silva, o "Chico
Manicaca". A STAR foi criada em Bauru/SP, mas a empresa foi vendida e
transferida para Londrina. Uma empresa de Belo Horizonte, a Imperial
Táxi Aéro (ITA), também veio a Londrina nessa efervescente era da
aviação geral.
Anúncio do Consórcio STAR-Contax, com aeronaves Bonanza |
Posteriormente,
uma empresa de Marília/SP, a Contax, uniu-se à STAR e à Imperial,
formando o consórcio STAR-ITA-Contax, que, então, passou a contar com
uma enorme frota de aviões. Essa empresa operou até mesmo um avião
quadrimotor, o De Havilland Heron, matriculado PP-STS, que em Londrina
foi apelidado de "Constellation de Baiano", já que o principal operador
do tipo, no Brasil, era a empresa baiana TAS - Transportes Aéreos
Salvador.
Um
dos pilotos da STAR-ITA-Contax foi um aviador chamado Rolim Adolfo
Amaro. Rolim procurou emprego na Contax, mas essa empresa acabou vindo a
Londrina para formar o consórcio com a STAR, e ele veio atrás.
Conquistou a simpatia dos donos da empresa, mas não havia vaga de piloto
para ele.
Passou a ajudar na manutenção, a guardar e retirar aviões do
hangar, e conseguiu até um pequeno aposento nos fundos do hangar. Mas
não ganhava praticamente nada, se oferecia como voluntário para ajudar a
limpar os Douglas DC-3 da Varig e da REAL para obter os restos do
serviço de bordo dos aviões. Depois de algum tempo em Londrina, Rolim
foi embora, para São José do Rio Preto.
O Heron PP-STS, o "Constellation de Baiano", que voou na STAR em Londrina |
O PT-STS, que operou na STAR |
Rolim
Amaro acabou entrando no Táxi Aéreo Marília - TAM, e posteriormente
adquiriu o controle da empresa, que depois se tornaria a regional
Transportes Aéreos Marília, hoje TAM Transportes Aéreos, que ele tornou a
maior empresa aérea do Brasil.
No
final dos anos 50, se, por acaso, toda a frota de táxis aéreos baseadas
em Londrina resolvesse pousar na cidade, não haveria espaço para
abrigar os aviões, que somavam mais de 50, sendo a grande maioria
constituída de monomotores Bonanza.
Remanescente da frota de Beechcraft Twin Bonanza da RETA, o PT-BXL encontra-se em restauração. A RETA teve três aviões do tipo: PT-BXL, PP-APQ e PT-BTA |
Essa
era dos táxis aéreos estava longe de ser ordeira. Muitos pilotos não
recusavam missões bem perigosas e nem mesmo voos de contrabando para o
vizinho Paraguai. Os produtos contrabandeados eram, principalmente,
café, do Brasil para o Paraguai, e, no rumo contrário, uísque e
cigarros, nada de tráfico de drogas, hoje muito comum. Esses pilotos se
autodenominavam "Legião Estrangeira".
O
asfaltamento das rodovias do Norte do Paraná, a partir de 1958, e a
grande geada de 1963, que destruiu muitos cafezais, fez diminuir
drasticamente a procura por táxi aéreo, e os aviões partiram para outras
fronteiras. A RETA mandou aeronaves para Redenção, no Pará, e depois
para outras cidades da região do Rio Tocantins, que começavam a era dos
garimpos. A empresa acabou transferindo sua sede para Curitiba. A STAR
acabou se dissolvendo, e somente no final da década de 1980 é que outros
operadores de táxi aéreo voltaram a se interessar por Londrina, e
algumas empresas se estabeleceram na cidade, como a Catuaí Táxi Aéreo, a
Seven Táxi Aéreo e a American Táxi Aéreo, todas, no entanto, bem
menores que as suas congêneres dos anos 50 e 60.