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sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Mistérios no ar: jatos comerciais desaparecidos

O desaparecimento do voo MH370, da Malaysia Airlines surpreendeu o mundo meses atrás. Como uma aeronave comercial moderna, um Boeing 777, pode simplesmente sumir do mapa, sem qualquer razão aparente? Foi um evento que muito especialistas julgavam impossível de ocorrer no mundo moderno, com tantos recursos tecnológicos, mas aconteceu. Até agora, ninguém sabe o que aconteceu realmente com o MH370,  e só existem especulações a respeito.
O PP-VLU, desaparecido em 1979 (Foto de Vito Cedrini, 1976)
Desaparecimentos de aeronaves, no entanto, não são eventos tão incomuns assim. São comuns na aviação geral, e geralmente, e facilmente, são explicados por acidentes em locais remotos e inacessíveis. Na aviação comercial, são eventos raros, e muito misteriosos, já que a aviação comercial opera com normas muito mais rígidas que a aviação geral, que não deveriam deixar margem a esse tipo de ocorrência, mas o fato é outros casos, além do voo MH370, já aconteceram.

O voo RG967, da empresa aérea brasileira Varig, em 1979, foi o desaparecimento mais intrigante até o voo MH370. O voo RG967 era um voo de carga, operado por uma aeronave Boeing 707-323C, matriculada PP-VLU. O PP-VLU era um Boeing 707 originalmente conversível carga/passageiros, fabricado em 1966 para a American Airlines e vendido para a Varig em 1974. Foi convertido para cargueiro puro na Varig, que desde 1974 estava substituindo os 707 de passageiros por aeronaves mais modernas, os McDonnell-Douglas DC-10.
O Boeing 707 PP-VLU
A linha aérea mais longa operada pela Varig, em 1979, ligava os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro e Narita, no Japão, com uma única escala em Los Angeles. Essa linha operava aeronaves de passageiros, mistas ou de carga.

O voo RG967 era um voo puramente cargueiro. Sendo um voo longo,  o Boeing 707 tinha a bordo seis tripulantes, liderados pelo Comandante Master Gilberto Araújo da Silva. Gilberto era um dos mais conhecidos pilotos da aviação comercial brasileira, pois esteve envolvido no acidente do Varig 820, que sofreu um incêndio a bordo em 11 de julho de 1973, na França. O Varig 820 fez um pouso de emergência, em uma área rural perto do Aeroporto de Orly, em Paris. Infelizmente, 123 pessoas morreram nesse acidente, mas 11 sobreviveram, inclusive a maior parte da tripulação.
O acidente do Varig 820, em Paris
Os demais tripulantes escalados para o RG967 eram: Cmte. Erny Peixoto Mylius, atuando como 1º Oficial, 2º Oficial Antônio Brasileiro da Silva Neto, 2º Oficial Evan Braga Saunders, Engenheiro de Voo José Severino Gusmão de Araújo e Engenheiro de Voo Nicola Exposito. Todos eram profissionais experientes. A tripulação deveria ser substituída por outra em Los Angeles, e o PP-VLU tinha como destino final o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.

O voo RG967 decolou de Narita às 20h 23min, hora local, do dia 30 de janeiro de 1979.  Vinte e dois minutos depois, o RG967 fez contato com o controle de tráfego aéreo, e a comunicação foi normal, nada indicando problemas a bordo. Um segundo contato deveria ter sido feito uma hora após o voo, às 21h 23min local, mas tal contato jamais foi feito.
Após repetidas tentativas de contato, os órgãos de controle japoneses entraram em estado de alerta. O RG967 não reportou qualquer anormalidade ou emergência, não pediu "Mayday", nada. Simplesmente sumiu depois de da sua última comunicação, que foi totalmente normal.

As autoridades aeronáuticas japonesas logo iniciaram uma ação de busca e salvamento sobre a rota que deveria ser percorrida pelo RG967. Entretanto, nada, absolutamente nada, foi encontrado. O RG967 era operado por um Boeing 707, uma aeronave quadrimotor de grande porte, cheia de combustível e de carga, e mesmo que houvesse caído no mar, deixaria grandes destroços e combustível flutuando à superfície. Nenhum sinal foi observado, no entanto, até o abandono das buscas. O Boeing 707, com seus seis tripulantes e sua carga, simplesmente desapareceu.
Os tripulantes do RG967. O primeiro acima, da esquerda para a direita, é  o comandante Gilberto Araújo da Silva
O relatório final do acidente aponta causas desconhecidas para o acidente, em vista da ausência de qualquer evidência, pedido de emergência ou localização de destroços. Diversas teorias foram formuladas para o desaparecimento da aeronave, no entanto:
  •  A aeronave teria penetrado inadvertidamente no espaço aéreo soviético e teria sido abatida por caças, confundida com avião militar americano EC-135, muito semelhante ao 707. Tal teoria é altamente improvável, pois os radares japoneses acompanharam o voo pelo radar numa rota Leste- Nordeste, que a deixaria muito afastada dos territórios soviéticos das ilhas Kurilas e de Sacalina. Em 1979, a Guerra Fria, aliás, estava em um período de distensão, e é pouco provável que os soviéticos tivessem tomado tal ação nessa época. Posteriormente, em 1983, um jato comercial da Korean Airlines, um Boeing 747, foi realmente abatido sobre território soviético, o voo KAL007, mas a situação política já era bem diferente;
  • O voo teria sido sequestrado por ladrões de arte. Realmente, o voo levava, como carga, 153 quadros do artista nipo-brasileiro Manabu Mabe, que estavam em uma exposição no Japão e que retornavam ao Brasil nesse voo. O que essa teoria não explica é: quem teria sequestrado o avião, se a aeronave não levava passageiros? Nenhum dos quadros que estavam a bordo jamais apareceu novamente em qualquer coleção;
  • O voo teria sofrido uma lenta despressurização, e a aeronave, com seus tripulantes desacordados ou mortos, teria voado no piloto automático até acabar o combustível, e caído muito longe dos locais onde era buscada. Essa teoria é bastante plausível. Realmente, em 2005, uma aeronave Boeing 737-300 da Helios Airways, cumprindo o voo RCQ522, sofreu uma despressurização lenta, resultado de uma ação equivocada dos mecânicos e de falhas da tripulação em reconhecer o problema. O alarme de pressurização foi confundido com um alarme de configuração, que não deveria ocorrer em voo, e foi descartado como alarme falso. A tripulação ficou desacordada em virtude da hipóxia, e o avião, voando no piloto automático, caiu quando acabou o combustível.
Existem algumas teorias de conspiração, como a presença, na carga, de uma aeronave russa de caça Mig 25, ou de alguns de seus componentes, mas tal aeronave tornou-se bem conhecida dos americanos desde a deserção de um piloto soviético no Japão, em 1973, e não houve outro evento semelhante depois disso. Os registros soviéticos não possuem qualquer referência à uma deserção de um piloto ou ao abate de uma aeronave invasora nessa época.
Notícia na Folha de São Paulo sobre o desaparecimento
Até hoje (outubro de 2014), não existem mais notícias sobre o paradeiro do voo RG967. E um mistério de 35 anos ainda não solucionado. O Comandante Gilberto foi um dos raríssimos pilotos envolvidos em mais de um acidente na aviação comercial.

Outro desaparecimento, ainda sem solução, ocorreu em Angola, em 2003. Um jato comercial cargueiro Boeing 727-223, anteriormente operado pela American Airlines, desapareceu completamente após decolar clandestinamente do Aeroporto Internacional de Luanda.
O N844AA, quando ainda operando pela American Airlines, em 1989
O Boeing 727-223, pertencente à Aerospace Sales & Leasing, e matriculado N844AA, estava arrendado à TAAG - Linhas Aéreas de Angola, para transporte exclusivo de carga (óleo diesel em tambores), mas, por alguma razão, ficou parado por cerca de 14 meses no Aeroporto Internacional Quatro de Fevereiro, em Luanda, Angola, acumulando um considerável débito de tarifas aeroportuárias em atraso, mais de 4 milhões de dólares americanos.
O N844AA, na África, operando em pistas não pavimentadas

Pouco antes do por-do-sol do dia  25 de maio de 2003, o engenheiro de voo americano Ben Charles Padilla, acompanhado por um mecânico oriundo do Congo, contratado pela TAAG, entraram na aeronave. Os dois estiveram pesquisando planos de voo pré-elaborados junto à empresa, mas nenhum deles era piloto qualificado para o Boeing 727, que, aliás, exige uma tripulação de 3 pessoas. Ben Charles era piloto privado, mas só tinha voado o 727 como engenheiro de voo, tendo, portanto, um bom conhecimento da aeronave e de seus sistemas.
Em primeiro plano, o engenheiro de voo Ben Charles Padilla

O avião teve seus motores acionados, e pouco depois começou a taxiar, à revelia dos controladores e das autoridades aeroportuárias. Entrou na pista de decolagem e decolou sem autorização, seguindo um rumo sudoeste, em direção ao Oceano Atlântico. Os controladores tentaram entrar em contato com a aeronave, mas não obtiveram resposta. Com luzes e transponder desligados, o avião subiu, e jamais foi visto novamente, assim como seus dois tripulantes. Existem relatos, não confirmados, de que Padilla teria entrado sozinho no avião. Ele também nunca mais foi visto, e nunca mais entrou em contato com seus amigos e familiares.

O presumível furto de um jato comercial preocupou imediatamente o Departamento da Defesa Americano. Menos de dois anos antes, os Estados Unidos tinham sofrido os ataques de 11 de setembro de 2001, e a possibilidade de um jato roubado ser utilizado em novos ataques era perfeitamente plausível. A despeito dos esforços dos americanos, a aeronave não pode ser localizada.
Por algum tempo, suspeitou-se que essa aeronave acidentada em Benin fosse o Boeing 727 furtado

Em julho de 2003, uma aeronave parecida com a aeronave furtada, que ainda mantinha quase o esquema básico de pintura da American Airlines (faixas azuis em um fundo metálico), foi avistada em Conakri, Guiné,  com outro registro, 3X-GDO, e algumas pessoas dizem ter visto a matrícula N844AA bem apagada na traseira do avião. Todavia, o Departamento de Estado Americano pesquisou e concluiu que o 3X-GDO era, na verdade, outro 727 ex-American, antes matriculado N862AA. Essa aeronave acabou sendo destruída em um acidente em Benin (voo UTA 141), e no acidente, novamente a questão foi levantada, se o avião destruído seria o mesmo avião roubado em Luanda, mas novamente os americanos descartaram a hipótese.

O caso do N844AA permanece em aberto.

Sem dúvida, o desaparecimento mais sinistro já ocorrido ocorreu com o voo MH370, operado pela Malaysia Airlines. Envolveu uma aeronave muito moderna e segura, um Boeing 777-200, e, ao contrário dos dois outros aviões citados, estava lotado de passageiros, 227 ao todo, e mais 12 tripulantes.
O Boeing 777-200 da Malaysia desaparecido em março de 2014

O desaparecimento do Malaysia 370 merece um artigo  exclusivo, no entanto, já que é uma história bastante complexa, mesmo estando longe, aparentemente, de uma solução final. Aguardem que logo publicaremos tal artigo.

11 comentários:

  1. Me parece que mesmo entre todos esses desaparecimentos, existe algum padrão.
    Minha opinião rsrsrs

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  2. Realmente é um mistério mesmo esse desaparecimento!Um acidente produziria vestígios,mas esse avião literalmente "evaporou" no ar!Dá muito mesmo o que pensar...

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  3. Sr Jonas, parabéns por mais esta matéria, não é sempre que posto mas acompanho sempre o blog!

    Estes mistérios são mesmo incríveis. No caso do N844AA, não teria valor suficiente para ter sido desmanchado ilegalmente e ser esse o motivo do sumiço do funcionário?

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  4. O caso do sumiço do Boeing na África está mais com cara de quem não verificou se o mesmo tinha combustível suficiente para uma viagem. Apenas pousaram o avião neste aeroporto e o encostaram

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  5. O avião da Malaysian um dia vai ser encontrado. Pena que, provavelmente, nunca vamos saber o que aconteceu, visto que as caixas-pretas vão estar sem aproveito até lá.

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  6. Voo RG967, terceira hipótese: O avião fazia a rota Narita-Los Angeles. Então tinha combustível para chegar a LA e até um pouco a mais, creio eu. Se estava no piloto automático, este deveria estar direcionado para LA. Então o combustível acabaria quando estivesse sobre o território americano e ele cairia em terra. Estou certo?

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    1. Levando em consideração a geração dessa aeronave, creio que não, Antônio. Normalmente o piloto automático faz pequenos trechos, e não um voo direto. Em uma aeronave mais moderna, seria uma hipótese plausível, mas num 707, os waypoints, fixos de notificação, seriam carregados (programados) em voo. Sem programar, a aeronave poderia voltar aos primeiros waypoints, ou simplesmente prosseguir numa proa constante, dependendo de que modo o piloto automático estivesse acoplado. Pessoalmente, eu duvido que tenha atingido o continente americano e caído em terra, pois teria sido detectado pelos radares de defesa do NORAD antes disso. Acho mais plausível ter caído no Ártico ou no Pacífico Norte.

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    2. Aparentemente o caso do VLU foi resolvido. Ou compreendido. Noves fora das teorias conspiratórias (falou-se até em partes do MIG 25 que havia pousado no Japão em 1977, cujo piloto mal falava russo e fora os quadros do Manabu Mabe, a que se refere o Miguel Martins), a teoria mais aceita, por semelhança com outro caso ocorrido depois com um outro 707, nos EUA, é de que tenha havido perda de pressurização, por micro fissuras (não achei palavra melhor) nas borrachas de vedação da porta principal do avião. Isso teria levado à perda de consciência lenta, de todos os membros da tripulação (eram 5). O fim das comunicações se dá 50 minutos após a decolagem, já em cruzeiro. Por plotagem em mapas e imaginando a autonomia de vôo (TYO/LAX) e a navegação inercial ainda incipiente para um modelo de 1958, estimei que esta avião deve ter voado até algum local próximo à Groenlandia, quando deve ter-se espatifado no mar.

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    3. Na minha opinião, tua teoria é bastante plausível.

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    4. Também achei plausível a hipótese do PP-VLU ter caído sobre o território da Groelândia, por isso verifiquei utilizando o Google Earth. Como estimativa tracei uma circunferência de 10.000 km com centro em Narita, essa seria aproximadamente a autonomia da aeronave. Para isso tomei como base a distância em linha reta de Narita até Los Angeles, essa é de 8.780 km e a proa seria de 56°. O território da Groelândia está dentro de um raio de 9.400 km, um trajeto em seu eixo Norte-Sul e partindo de Narita teria a proa de 2°. Até aí tudo bem, mas para chegar até lá seria necessário adentrar o espaço aéreo russo em pelo menos 1.400 km e sobrevoar o ártico, isso levando em conta uma mudança pois a rota inicial teve a direção para Leste (proa de 90°). Entretanto com qualquer proa acima de 60° (costa oeste do México) a aeronave terminaria seu trajeto sobre o Oceano Pacífico. Para se ter noção, com a o acréscimo da mesma diferença (54°) sobre a proa para Los Angeles, o PP-VLU chegaria na Polinésia Francesa que fica em direção sudeste. Levando isso em conta e também o fato do Atlântico Norte possuir um trânsito marítimo intenso, acho mais provável a aeronave ter caído no vasto Oceano Pacífico. Para reforçar essa hipótese é válido lembrar que no Pacífico as correntes oceânicas são basicamente de Leste para Oeste, desse modo os detritos do acidente teriam que percorrer uma grande distância até chegar nas Filipinas ou em alguma parte da Oceania. Esses detritos também poderiam ter ficado contidos na região que hoje se conhece como “grande porção de lixo do pacífico”.
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Corrente_oce%C3%A2nica
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Por%C3%A7%C3%A3o_de_Lixo_do_Pac%C3%ADfico

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  7. Realmente essa história tambem é muito veridica.Gostei de relembrar.Boa noite.

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