O primeiro avião a dar volta ao mundo sem escalas foi um Boeing B-50 Superfortress, o Lucky Lady II, pilotado pelo Capitão James Gallagher, em 1949. A aeronave foi reabastecida no ar diversas vezes, e seus temperamentais (e ocasionalmente pirotécnicos) motores Pratt & Whitney R-4360, de 29 cilindros conseguiram funcionar durante todo tempo sem problemas;
O Boeing B-52 tem um trem de pouso quadriciclo, constituído de 4 pernas com duas rodas cada, todos na fuselagem, e mais dois trens auxiliares que são instalados entre os dois motores externos de cada asa. O interessante é que todas as rodas dos trens principais são esterçáveis, permitindo pousos com a aeronave caranguejando, com vento de través, mantendo os trens alinhados com o eixo da pista.
O maior avião que já pousou no Aeroporto de Londrina foi um McDonnell-Douglas DC-10, da Laker, que foi fretado para fazer um vôo turístico para Orlando, USA, em 1997. O aeroporto recebeu, nessa época, aeronaves Airbus A310 (da Aerocancun) e Boeing 757-200 (da ATA - American Trans Air). O Airbus A310 ocasionou um fiasco, por conta da Infraero, que verificou, após o pouso da aeronave, que não tinha nenhuma escada que alcançasse a porta do avião. A Rio-Sul cedeu uma escada, que foi emendada com canos e chapas, por um serralheiro, às pressas, enquanto os tripulantes aguardavam dentro do avião para o desembarque.
Esse blog foi criado para divulgar a cultura aeronáutica em geral, mas em especial do Brasil. Cliquem nas fotos para vê-las em melhor resolução, e não deixem de comentar e dar sugestões para o blog. Agradecemos a todos pela expressiva marca de QUATRO MILHÕES E QUATROCENTOS MIL PÁGINAS VISTAS alcançada em MAIO de 2024. Isso nos incentiva a buscar cada vez mais informações para os nossos leitores.
Google Website Translator
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do artigo??? Detestou? Dê a sua opinião sobre o mesmo.