
A Fouga produziu também um modelo para a Marinha Francesa, o CM-175 Zephir, que era capaz de operar a bordo de porta-aviões.
Três protótipos e dez aeronaves de pré-produção CM-170 foram produzidas. Foram seguidas por nada menos que 761 aeronaves de série CM-170-1, das quais 178 foram fabricadas na Alemanha Ocidental, pela Heinkel-Messerschmitt, 62 na Finlândia, pela Valmet, e 50 em Israel, pela IAI.
A Força Aérea Brasileira adquiriu, em 1968, 7 exemplares do modelo aperfeiçoado CM-170-2 Super Magister, dos quais 137 foram fabricados. Essas aeronaves possuiam motores Marboré IV, um pouco mais potentes. A FAB denominou o modelo como T-24.
Os T-24 Fouga Magister, infelizmente, não fizeram sucesso na Esquadrilha da Fumaça, embora pudessem oferecer um espetáculo interessante por produzirem fumaça colorida, uma exclusividade dos jatos. Um dos problemas era o altíssimo consumo de combustível, o que também limitava muito a autonomia da aeronave. Outro problema sério da aeronave era a sua restrição para operar somente em pistas pavimentadas. Na década de 1960, a maioria das pistas no Brasil eram de terra ou grama, limitando bastante as operações da Esquadrilha, que era, como ainda é, um importante meio de divulgação da Força Aérea Brasileira e também do Governo da época, a Ditadura Militar imposta pela Revolução de 31 de Março de 1964.
De fato, a esquadrilha dos jatos realizou apenas 46 demonstrações, a partir de 1969, sendo desativada definitivamente em 1972. O EDA voltou a utilizar os velhos T-6, que permaneceram ativos ate 1977, quando a Esquadrilha foi desativada, voltando a operar somente em 1982 com aeronaves Embraer T-27 Tucano. As aeronaves foram vendidas, mas um exemplar foi preservado e encontra-se hoje no Museu Aeroespacial - MUSAL, no Rio de Janeiro.

interessante esse modelo
ResponderExcluirFoi interessante saber que o Vouga Magister, derivou de um Planador. Sempre achei curiosa aquelas asas longas e de corda estreita. Tá explicado, e penso que por conta disso, ele deve ter uma capacidade de planeio , bem melhor que a maioria dos jatos, não acham?
ResponderExcluirSó uma correção: eu quis dizer Fouga Magister.
ResponderExcluirGostei do artigo, bastante claro, suscinto e esclarecedor. Parabéns!
ResponderExcluirGostei do artigo, bastante claro, suscinto e esclarecedor. Parabéns!
ResponderExcluirQue destino tiveram ?
ResponderExcluir