Google Website Translator

terça-feira, 26 de maio de 2009

Você sabia isso sobre o aeroporto de Londrina?


  • O aeroporto de Londrina já foi o terceiro mais movimentado do país entre 1958 e 1960, superado apenas pelos aeroportos de São Paulo-Congonhas e Rio - Santos Dumont.
  • O primeiro aeroporto de Londrina, que ficava no Patrimônio Espírito Santos, possuia 3 pistas, que formavam um triângulo. Nenhuma era pavimentada, e a mais longa tinha apenas 1000 metros.
  • A pista pavimentada do atual aeroporto foi inaugurada em 18 de abril de 1956, junto com o Hangar do Aeroclube de Londrina. Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o Governador do Estado, Moysés Lupion, o Prefeito Antônio Fernandes Sobrinho e o jornalista Assis Chateaubriand.
  • Somente 2 anos depois de inaugurada a pista é que foi concluída a estação de passageiros, que permaneceu até a virada do século praticamente a mesma (foto acima).
  • A primeira torre de controle de Londrina foi inagurada apenas em 1962, quando o movimento de aeronaves já nem chegava perto do movimento registrado em 1960, auge das operações no aeroporto.
  • O projeto original do Aeroporto de Londrina previa a construção de mais um pátio, no terreno onde existe a antena do NDB Londrina, e outra pista, transversal à atual, e que passaria adiante do atual hangar da Avipar, encontrando a pista 13-31 entre as interseções B e C. Como o movimento no aeroporto decaiu muito a partir de 1961, tais alterações jamais foram realizadas, e apenas a torre foi concluída.
  • O nome do Aeroporto de Londrina é Aeroporto Governador José Richa. Houve um movimento, há 10 anos atrás, para se colocar o nome do aviador João Ribeiro de Barros, que fez a primeira travessia do Atlântico, em 1927, no aeroporto.

Um comentário:

  1. A história é tão importante quanto o presente. Através dela podemos projetar o futuro, evitar erros e dar valor a atos desbravadores que hoje nos proporcionam melhor qualidade de vida.
    Diogo Hutt

    ResponderExcluir

Gostou do artigo??? Detestou? Dê a sua opinião sobre o mesmo.