Google Website Translator

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Gulfstream G550 – Um executivo de alto luxo e exclusividade

A norte americana Gulfstream Aerospace Corporation, que pertence ao conglomerado General Dynamics, desenvolveu um jato executivo de alto padrão, no estado da arte do luxo e da eficiência. O G550 é uma das maiores e mais caras aeronaves executivas do mercado com menos de 200 unidades circulando pelo mundo e uma longa fila de espera de grandes executivos por um exemplar.
A aeronave tem 29 metros de comprimento e pesa quase 22 toneladas (sem combustível), com capacidade para até 19 passageiros. Seu preço gira em torno de US$ 50 milhões.
O jato de cabine longa é capaz de perfazer grandes trajetos sem escalas, com autonomia suficiente para um voo direto entre São Paulo-Moscou sem necessidade de nenhuma parada. Sua performaçe é alcançada graças a dois turbofans Rolls-Royce que lhe permite uma velocidade média de 1086 km/h (586 Knots) e cruzeiro a 15.545 metros (51 mil pés), acima das rotas das aeronaves comerciais, o que lhe propicia liberdade de rota e curto tempo de viagem.

Em seu interior os passageiros podem desfrutar de 14 janelas panorâmicas aquecidas, que evitam o embaçamento dos vidros, DVD, duas TVs de LCD, acentos configuráveis e controle de temperatura interna com três zonas de temperatura. Seu sistema de pressurização renova o ar da cabine a cada três minutos.

Os pilotos contam com o sistema EVS – Enhanced Vision System, que projeta na cabine uma imagem captada por câmeras de infravermelho, proporcionando mais segurança nas aterrissagens com pouca visibilidade.

A aeronave disputa mercado com o EMBRAER Lineage 1000, que apresenta uma performance inferior, porém com custos menores. Quem se interessar por um modelo, terá que desembolsar 50 milhões de dólares, além de um custo de manutenção mensal de aproximadamente US$ 400 mil. Esta é, realmente, uma aeronave para poucos.

Texto: Thiago Martiusi Moura - Unopar, Curso de Ciências Aeronáuticas

Um comentário:

  1. Bom dia, Jonas!!!!
    Eu estou montando uma coleção de aeronaves em miniaturas, nas escala 1:144, das aeronaves comerciais que operaram no Brasil. Voce poderia me passar a relação das aeronaves que a VRG, Real, Sadia, etc... tinham.
    Eu agradeço porque assim eu monto a sequencia com as matrículas e cia exatas.

    Carlos

    ResponderExcluir

Gostou do artigo??? Detestou? Dê a sua opinião sobre o mesmo.