Google Website Translator

terça-feira, 18 de maio de 2010

Operação Salomão: 1122 passageiros a bordo de um único voo

Na Bíblia Sagrada, uma das histórias mais fascinantes é, sem dúvida, o Êxodo, a fuga dos hebreus do Egito. Oprimidos e escravizados pelo Faraó, o povo hebreu fugiu para a Terra Prometida, Israel, conduzidos por Moisés, talvez o mais relevante personagem do Velho Testamento. A fuga durou longos 40 anos através do Deserto do Sinai.
Como a história sempre se repete, há menos de 20 anos, em 1991, tivemos um novo Êxodo. Desta vez, os judeus não saíram do Egito, e sim da vizinha Etiópia, perseguidos por um tirano opressor. Dessa vez, não foi preciso abrir passagem através do Mar Vermelho, pois a fuga foi feita por via aérea.

Por séculos, uma comunidade judaica, os Falashas, viveu na Etiópia, praticamente ignorados pelo mundo. No final dos anos 1980, os Falashas estavam em sério risco, devido à guerra civil que grassava na Etiópia, então dominada por um ditador violento e sanguinário, Mengistu Haile Mariam.Assim como o faraó dos tempos de Moisés, o regime de Mengistu sempre dificultou muito uma emigração em massa dos judeus etíopes para Israel.

Após muita negociação, conduzida principalmente pelo Embaixador de Israel na Etiópia, Asher Naim, o então sitiado regime de Mengistu concordou em permitir a saída dos Falashas para Israel.

Era preciso agir com rapidez, e muita rapidez. A Etiópia virou praticamente uma "terra de ninguém" naqueles dias de maio de 1991, e o ditador Mengistu já não estava no poder, quando Israel mobilizou uma frota de aeronaves militares e civis para resgatar os judeus etíopes em Adis Abeba, antes que a cidade fosse ocupada pelos rebeldes.
Trinta e seis aeronaves israelenses participaram do resgate: 18 Lockheed Hercules C-130 e 9 Boeing 707 da Força Aérea de Israel, e mais 9 aviões civis da El Al: 3 Boeing 747, 4 Boeing 767 e 2 Boeing 757. Para prevenir possíveis constrangimentos diplomáticos e acusações de violação de normas da aviação civil, os aviões da El Al foram descaracterizados e tiveram seus logotipos e marcas apagados.

Como era preciso levar o máximo possível de pessoas, quase todos os aviões tiveram seus assentos removidos e foram configurados como cargueiros. Dessa forma, poderiam levar muito mais gente.
Um dos Boeing 747 da El Al, matriculado 4X-AXD, pousou em Adis Abeba para resgatar os falashas. O comandante do avião pretendia embarcar 760 passageiros, mas logo que verificou o estado em que estavam os refugiados, muito magros e desnutridos, autorizou o embarque de mais gente, pois não haveria o risco de excesso de peso. Em apenas 37 minutos, um total oficial de 1087 refugiados embarcou no avião. Muitas crianças pequenas, no entanto, também embarcaram escondidas embaixo das saias das mães, elevando o total para 1120 pessoas a bordo. Como dois bebês nasceram durante a viagem, o número total de pessoas transportadas a bordo desse 747 da El Al elevou-se a 1122, o maior número de passageiros carregado em um único voo em toda a história da aviação.
O veterano Boeing 747-258C 4X-AXD, versão convertível carga-passageiros, tinha sido entregue novo para a El Al no último dia de 1975. Posteriormente foi vendido e acabou acidentado em Lagos, na Nigéria, em 29 de novembro de 2003, operando então pela Hydro Air como ZS-OOS.

Todos os demais aviões levaram muito mais passageiros do que o normal: os Boeing 707, sem assentos, levaram 500 passageiros em cada voo, enquanto os 767, com seus assentos instalados, levaram 430. Os Boeing 757, também com os assentos, levaram 360 passageiros em cada voo.
A operação de resgate foi concluída em apenas 36 horas, e foi muito bem sucedida. nada menos que 14325 Falashas foram resgatados em segurança, entre os dias 23 e 24 de maio de 1991. 140 refugiados tiveram que ir para o hospital depois dos voos. Se estivesse vivo, o grande Moisés ficaria, sem dúvida, muito orgulhoso da operação.

Colaboraram nesse artigo: José Cursio, Marcelo Magalhães e André Gustavo, do site Aerofórum

13 comentários:

  1. Nossa, ficou muito boa esta materia! Explicativa e quantitativa! Gosto muito de detalhes pequenos, como numeros exatos, datas exatas, quantidades exatas!
    Já enviei o link a mais amigos!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. MERECE um comentario!
    Desse lado soltei lagrimas pela coragem e generosidade do comandante!

    Agora aplausos para o topico e a materia em si.

    Show!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a matéria, conheci alguns falashas-israelenses em um kibutz ao sul de Israel próximo ao deserto de Negev, povo magnífico e eternamente gratos, am yisrael chai!

    ResponderExcluir
  5. DEPOIS DESTA EXCELENTE MATÉRIA VC FICA NOS DEVENDO, A HISTÓRIA DA OPERAÇÃO JOSUÉ. ESTAMOS AGUARDANDO. SHALOM!!!

    ResponderExcluir
  6. Impactante e comovente a história.Atitudes como está rompe as barreiras da discriminação e amor ao próximo.como tenho um blog não pode deixar de comentar esta matéria nele parabéns.economiaemtese.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela matéria. .que bom que todos os aviões chegaram sem nenhum acidente.

    ResponderExcluir
  8. Israel sempre foi o relógio de Deus para a humanidade. Se atento estivermos, veremos que estamos muito perto da chamada da igreja a encontrar o Senhor nos ares. Você está preparado para este resgate sem avião? Se não está , você necessita entregar sua vida a Jesus Cristo, pois ele é o caminho a verdade é a vida.
    A segunda carta de Paulo aos Coríntios diz no cap. 5.versiculo 17" E assim, se alguém está em Cristo é nova criatura ; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
    Abs Arnaldo

    ResponderExcluir
  9. Preciso conseguir a Torah no Verdadeiro Nome restaurada. Me ajudem por favor!

    ResponderExcluir
  10. Não tem como negar que o povo de Israel tem um chamado especial por parte de Deus.

    ResponderExcluir

Gostou do artigo??? Detestou? Dê a sua opinião sobre o mesmo.