O 757 foi um projeto criado pela Boeing para substituir o seu já veterano Boeing 727, que já dava sinais de cansaço, e consumia muito combustível, apesar das sua excelentes qualidades.
Ao mesmo tempo em que desenvolvia o 757, a Boeing projetava uma "resposta" ao Airbus A300, o primeiro avião de fuselagem larga bimotor, inicialmente desdenhado, mas que se provou ser um grande sucesso de mercado. Esse avião foi denominado como Boeing 767.
Interior do PP-VTQ |
As duas aeronaves acabaram sendo desenvolvidas em conjunto, com vários pontos em comum, como a configuração geral e os cockpits tão parecidos que a qualificação era comum para os dois tipos.
Cockpit do PP-VTQ |
O Boeing 757, depois de um início de carreira meio lento, acabou obtendo boas encomendas e foi um sucesso. o 757 não é um 737 melhorado, e sim um avião de desempenho muito melhor, ainda que usasse a mesma seção de fuselagem do 737. Tem alcance muito maior que o 737, e capacidade de fazer voos internacionais sem escala, além de ter um custo operacional 9 por cento mais baixo que o 737. Oura vantagem é poder operar tranquilamente em aeroportos quentes e/ou altos demais para os 737.
O PP-VTR na Cidade do México |
Apesar do interesse que despertou na Transbrasil, o 757 demorou muito a operar em empresas aéreas brasileiras, e foi somente em 2004 que a Varig resolveu arrendar da ILFC 4 aeronaves usadas, anteriormente operados pela empresa espanhola Ibéria.
O PP-VTS em Curitiba |
As aeronaves eram relativamente novas, apenas 5 anos de uso, e estavam em ótimas condições. Eram equipadas com motores Rolls-Royce RB-211-535E4 e foram configuradas para operação em linhas da América Latina e domésticas, com 20 poltronas de classe Executiva e 156 poltronas de classe Econômica, com um pitch confortável que tornou tais aeronaves as mais confortáveis em operação na Varig.
O primeiro avião, matriculado no RAB como PP-VTQ, foi entregue no dia 4 de agosto de 2004, e começou a operar no dia 22 de setembro no voo RG8631, que saía de Buenos Aires às 06 horas e 30 minutos, chegava em São Paulo às 09 horas e 5 minutos, e de lá seguia para Lima às 10 horas, como voo RG8936, onde chegava às 13 horas e 5 minutos. O voo de retorno saía de Lima às 13 horas e 55 minutos, como RG8937, chegava em São Paulo às 17 horas e 55 minutos, e às 21 horas e 15 minutos estava de volta em Buenos Aires.
O avião foi bem recebido pelos passageiros, já que era bem confortável e com pitch generoso entre as poltronas.
O PP-VTT em voo |
O segundo avião, matriculado no RAB como PP-VTR, foi entregue em 25 de setembro de 2004, e foi colocado em serviço em outubro, sendo colocado no voo RG8942 para Caracas, às terças, quartas, sextas, sábados e domingos, e no voo RG8946 para Caracas e Aruba, às quintas e segundas.
Nariz do PP-VTT |
O dois aviões restantes, matriculados no RAB como PP-VTS e PP-VTT, chegaram em dezembro de 2004, e passaram a operar outras rotas na América Latina, como Assuncion, no Paraguai, e em rotas domésticas, como, por exemplo, os voos RG8614/8615, que ligava Manaus a Buenos Aires, passando em Belém, Fortaleza, Recife, Salvador e Galeão.
Os Boeing 757 também substituíram aeronaves maiores em outras rotas internacionais, como Cidade do México, quando a empresa começou a ficar com problemas mais sérios.
Decolagem do PP-VTR |
A ILFC arrendou as aeronaves por quatro anos, mas, à época, a Varig já enfrentava sérios problemas financeiros e operacionais e encerrou suas operações em 20 de julho de 2006. As aeronaves foram retomadas pela ILFC em 24 de agosto de 2006,
A Varig não foi a única operadora de Boeing 757 de passageiros no Brasil, pois a OceanAir operou uma aeronave, o PR-ONF, um pouco mais antigo, por algum tempo, Alguns 757 cargueiros permaneceram em uso no Brasil em outras empresas aéreas.
Embora tenha operado por pouco tempo, menos de dois anos, o avião é lembrado atá hoje como sendo muito confortável e confiável pelos tripulantes e passageiros.
AERONAVES BOEING 757-200 OPERADOS PELA VARIG (2004/2006):
PP-VTQ: Boeing 757-256 - c/n 26247/860. Primeiro voo em 06/04/1999. Entregue à Ibéria em 20/04/1999 como EC-GZY. Devolvido à ILFC, Em 04/08/2004 foi para a Varig como PP-VTQ. Retomado pela ILFC em 08/2006 como N241LF. Arrendado em 11/2006 para a Kras Air como EI-DUA, e em 14/12/2009 para a I Fly Airlines. Em 30/09/2015 foi para a Icelandair, estando em processo de conversão em cargueiro, como TF-ISV.
PP-VTR: Boeing 757-256 - c/n 26248/863.Primeiro voo em 06/04/1999. Entregue à Ibéria em 30/04/1999 como EC-GZZ. Devolvido à ILFC, Em 25/09/2004 foi arrendado à Varig, como PP-VTR. Retomado em 08/2006 pela ILFC como N263LF, foi arrendado em 12/2006 para a Kras Air, como EI-DUC, e em 10/2009 para a I Fly Airlines. Em 01/04/2016 foi para a Icelandair como TF-ISR. Em operação.
PP-VTS: Boeing 757-256 - c/n 26249/881. Primeiro voo em 19/07/1999. Entregue à Ibéria em 16/08/1999. Devolvido à ILFC e arrendado à Varig como PP-VTS em 20/11/2004. Retomado pela ILFC, como N271LF, foi arrendado em 20/12/2006 para a Kras Air, e em 11/10/2009 para a I Fly Airlines, como EI-DUD. Foi para a Icelandair em 08/12/2015 como TF-ISJ. Estocado em Roswell, EUA, desde 19/11/2020.
PP-VTT: Boeing 757-256 - c/n 26250/889. Primeiro voo em 10/09/1999. Entregue à Ibéria em 02/09/1999. Devolvido à ILFC, foi em 04/06-/2004 para a Varig, como PP-VTT. Retomado em 08/2006 pela ILFC, como N272LF. Arrendado para a Kras Air em 04/02/2007 como EI-DUE. Estocado em 31/10/2008 em Domodedovo, Moscou
Professor, tudo bem? Parabéns pelo blog super completo! Gostaria de entrar em contato por e-mail com o senhor. É possível?
ResponderExcluirSim, entre no meu perfil do Facebook e entre em contato pelo Messenger, aí te passo o meu whatsApp.
ResponderExcluirLegal, já mandei lá no Messenger! Obrigado!!!!
ResponderExcluirMuito bom ver seus textos de volta Jonas! Abraço.
ResponderExcluirExcelente artigo, parabéns professor admiro seu trabalho.
ResponderExcluirBoa noite, gostaria de parabenizar o Professor Jonas Liasch pela excelente matéria.
ResponderExcluirGostaria de saber quais rotas o Senhor se lembra que estes B757 da finada Varig realizava.
As rotas que eles realizavam estão no texto, dê uma conferida
ExcluirOlá. Tenho um depoimento a fazer sobre os 757 na Varig. Quando da sua negociação em 2003 a mesma já se encontrava na bacia das almas, a Iberia estava o substituindo pelo A321. A época, como a reportagem muito bem disse, foi um "quebra galho" que chegou num momento inoportuno, a empresa não tinha mais os 6 Boeing 767-241ER, só voava 4 ou 5 767-300ER, de várias origens e des-padronizados, e 2 unidades que vieram da Euro Atlantic. O 757 sempre se mostrou caro de voar em voos domésticos, esta afamada questão da comunalidade dos 757/767 não é de toda verdade pois os mesmos tem Type Rating diferentes aquí, e na verdade cursos de diferenças, o 767 tem no overhead, manobrabilidade e performances diferentes. Mesmo sendo 20% mais econômico que o 727-200, ele estava dêmodê e superado no início dos anos 2000, no cenário nacional a TAM na época já voava os A321 e Gol os 737-800, com custos por assento milha(CASM) claramente melhores, na ordem de 15% a 20% que o 757.
ResponderExcluirA vinda foi uma oportunidade de ocasião, a Varig não tinha parceria nem knowhow com a Rolls Royce, diferentemente da GE. Saindo de GRU em voo direto, o range alcança Cancún, Panamá mais com penalidades até alcançaria no máximo Punta Cana, mais com redução de payload e o agravante de não possuirem os winglets, etapa esta que os 800 fazem sendo mais econômicos. De Fortaleza, alcança Lisboa ou Madrid, mais tem os custos altos de manter a homologação ETOPS, sem contar a desvantagem de não poder voar com porões paletizados em LD3, coisa que o A320 pode. Então parte da preferência da empresa tem uma justificativa técnica compreensível e comercialmente aceita pela "demora" de o tipo chegar ao Brasil, que naturalmente a Boeing a época queria dar uma opção mais flexível e com margens de lucro mais substanciais tanto que o 767 são substitutos naturais do 707. O 757 é um espetáculo, mais é sob medida ao mercado Norte Americano e Europeu.
Fernando, ex piloto(E110/E120/737CL) e consultor de operações na Nordeste/Varig.
Obrigado pelo teu texto, enriqueceu muito o meu artigo!!
ExcluirSó para pedir que por favor nunca pare de escrever aqui. Vi que as postagens tem sido raras ultimamente. Por favor não faça isso, continue com este blog, acho um ótimo blog de aviação, com matérias que não vemos nos outros. Obrigado e parabéns.
ResponderExcluirRealmente, você tem razão. vou procurar escrever mais. Andei desanimando por uns tempos, mas vi que isso não é legal com meu público.
ExcluirTexto engrandecedor.
ResponderExcluirVARIG para mim, será sempre a maior.
Com sua atenção peço que não pare de escrever...
é gratificante acompanhar esse blog ainda de pé com conteudos que o fazem unico!
Deus o abençoe professor!