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sábado, 22 de junho de 2024

P-47D #45-49346 - Um dos últimos Thunderbolt da FAB a voar

 A aviação de caça da FAB - Força Aérea Brasileira teve, durante a sua história, várias aeronaves representativas, mas talvez o mais famoso seja o Republic P-47D Thunderbolt.

O ex-FAB4191 em Chino, EUA, na atualidade

Tal fama é relacionada à operação de tal aeronave durante a Segunda Guerra Mundial. De fato, a FAB incluiu, entre os expedicionários enviados, em 1944, ao Teatro de operações Italiano, um Grupo de Aviação de Caça, operando os Republic P-47D Thunderbolt, um pesado e robusto avião que foi utilizado. basicamente, em ataque ao solo, uma vez que a aviação alemã, entre o final de 1944 e o início de 1945, já tinha sido praticamente extirpada dos céus.

Embora sem combates aéreos, no ar, a operação de ataque ao solo era bastante arriscada e perigosa, e vários Thunderbolt foram perdidos em combate, abatidos pela artilharia antiaérea inimiga ou em acidentes.

O F-47 4191 em restauração

Após a Segunda Guerra mundial, a FAB continuou a operar os P-47D, por muitos anos. Nessa época, os aviões de caça com motores a pistão estavam sendo substituídos pelas novas aeronaves a jato, mas o Brasil, infelizmente, somente operou tal tipo de avião oito anos após a guerra, mantendo os P-47D como o esteio da caça na Força Aérea Brasileira.

Enfrentando problemas de manutenção e com falta de peças de reposição, incluindo pneus, a FAB lentamente foi perdendo aeronaves Thunderbolt em acidentes, sendo obrigada a repor os aviões, adquirindo 25 aeronaves usadas vindas no MDAP - Mutual Defense Assistence Program, entre 1952 e 1953. Em 1952, a FAB redenominou os aviões como F-47D.

Entre os aviões comprados nesse lote, veio o  P-47D-30RA #45-49346. Essa aeronave, até então, voou na USAF, já estavam paradas em 1952,  e obviamente não fez parte do 1º Grupo de Caça na Itália. Entrou em carga, como FAB 4191, em 10 de setembro de 1953  na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, no 3º/1º Grupo de Aviação de Caça, provavelmente não operando a partir de lá, sendo transferido, a partir de novembro do mesmo ano, para Natal, Rio Grande do Norte no 2º/5º , passando, em fins de 1956, para Fortaleza, Ceará, no 1º/4º Grupo de Aviação.

Linha de operação dos F-47 em Fortaleza

Por essa época, a FAB deixou de voar o F-47D como avião de caça, e Santa Cruz passou a operar exclusivamente caças Gloster F-8 Meteor.

Em Fortaleza, os F-47 passaram a operar como aeronave de treinamento avançado.

O FAB 4191voou pela última vez como aeronave da FAB em Fortaleza, no dia 11 de julho de 1957. Foi para o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, no Campo de Marte. para se tornar monumento na Praça 14Bis, no bairro Bela Vista, inaugurado em 22 de abril de 1965.

O 4191 exposto na Praça 14Bis, em São Paulo

Inicialmente, o monumento foi cercado de carcaças de bombas desativadas e uma corrente, Em fevereiro de 1966, tal cerca foi substituída por uma cerca baixa de madeira.

A aeronave foi colocada em atitude de voo e com os trens de pouso recolhidos e inclinada para o lado direito, sobre um pilar duplo de concreto.

Em 30 de julho de 1957, pouco após o translado do FAB 4191, os F-47 foram retirados do serviço operacional em definitivo, devido às panes constantes que os aviões estavam apresentando, devido ao desgaste. Em 25 de novembro, um dos pilotos escalados para transladar os aviões para São Paulo desmaiou devido ao vapor de gasolina presente no cockpit. Em 28 de novembro, o voo nos F-47 foi definitivamente proibido, inclusive em translados.

Praça 14Bis, nos anos 1960

Alguns aviões foram para museus, e outros viraram monumentos em praças públicas e bases aéreas pelo país.

Posteriormente, o FAB 4184, que veio no mesmo lote de 25 aviões no qual veio o FAB 4191, estava sendo recuperado para ficar em condições de voo, no Museu Aeroespacial, mas jamais voou, pois o Ministro da Aeronáutica proibiu o voo em qualquer aeronave do acervo do Musal. Foi pintado com o esquema de pintura e o número B-4, usado pelo piloto Luiz Lopes Dornelles, abatido pela artilharia antiaérea inimiga em Alessandria, Itália, em 26 de abril de 1945.

Praça 14Bis

O FAB 4191 foi representado, no monumento, como um dos aviões usados pelo 1º Grupo de Caça, na Itália, o C-3, pilotado pelo Coronel Newton Neiva de Figueiredo. Era apenas uma homenagem ao Coronel, então Chefe de Estado Maior da 4º Zona Aérea, pois a aeronave jamais voou na guerra na Itália. Jamais voltaria ao esquema original de pintura com a qual operou entre 1953 e 1957.

Em 1969, durante um protesto de estudantes contra o Ato Institucional nº 5, em São Paulo, houve vandalismo contra o monumento do F-47 FAB 4191, pois vândalos atiraram bombas no avião, que não chegaram a fazer danos substanciais, dada a robustez da aeronave.

Restauração do 4191 em Chino

Depois de reparado, o avião continuou exposto na Praça 14Bis, até que a necessidade da construção de um viaduto, na Avenida Dr. Plínio Barreto, em 1987, obrigou à remoção da aeronave da praça.

O FAB 4191 foi transferido para a Academia da Força Aérea, onde também virou monumento, mas dessa vez caracterizado como #42-4226762, identificado como C-1, homenageando uma das aeronaves usadas na Itália.

Restauração

Em 1988, o F-47 foi incorporado ao acervo do Musal - Museu Aeroespacial. Considerado aeronave excedente, o Musal vendeu o FAB 4191 para um negociante de aviões, a Airplane Sales International, num lote de quatro aeronaves. O avião foi desmontado em setembro de 1988, e despachada para Chino Califórnia, onde foi repassada para o Yankee Aircorps, no mesmo mês. Foi registrada na Federal Aviation Administration - FAA como N3152D

Status atual do ex-FAB 4191

O avião foi restaurado entre 1993 e 1996, até o status de aeronavegável, com registro experimental, dessa vez representando uma aeronave militar, o USAAF #45-49346, o mesmo registro militar usado quando voava nos Estados Unidos, antes de vir para o Brasil. Durante anos, voou no circuito de shows aéreos nos Estados Unidos.

O certificado do avião está válido até 31 de outubro de 2028, portanto tem  potencial e documento para voar, mas não está mais voando, se encontrando em exposição no Yankee Museum em Chino, em nome de  Charles F. Nichols Trustee.

Além desse avião, ainda existe outro P-47D ex-FAB em condições de voo nos Estados Unidos, o N7159Z, mas essa aeronave, com certificado válido até 2030, merece um artigo à parte.



Um comentário:

  1. Excelente artigo, professor! Seu blog é de um valor inestimável! Obrigado por postar.

    Dowglas Lima, Fortaleza-CE

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