Google Website Translator

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Algumas curiosidades aeronáuticas - I

A primeira companhia aérea a levar passageiros pagantes foi a Luftschiffbau Zeppelin, que começou a operar em 1909, com uma frota de 5 dirigíveis. Até 1914, quando cessou temporariamente suas atividades, devido ao começo da 1ª Guerra Mundial, tinha voado 150 mil quilômetros, realizado 1.600 vôos e transportado 37,3 mil passageiros. Voltaria a voar como empresa aérea regular depois da guerra e operou até 1937.

O primeiro vôo regular comercial entre o Rio de Janeiro em São Paulo foi operado pela VASP, com dois aviões Junkers 52. O primeiro vôo, entretanto, foi um fracasso completo: O Junker batizado com o nome de "Cidade de São Paulo" decolou do campo de Congonhas com 17 passageiros em direção ao Rio, enquando que, do Rio, decolava o "Cidade do Rio de Janeiro", também com 17 passageiros, com destino a São Paulo. Entretanto, as duas aeronaves se acidentaram no pouso, pois o Junkers que pousou no Rio varou a pista e quase mergulhou na baía da Guanabara, enquanto o que pousou em São Paulo bateu em uma carroça, que estava sendo usada na construção da pista.

A primeira empresa aérea a voar para Londrina foi a Viação Aérea Arco-Íris (VAA), no segundo semestre de 1946. A VAA tinha 6 aeronaves bimotoras e biplanos De Havilland DH-89 Dragon Rapide, matriculadas de PP-AIA a PP-AIG. Levavam 6 passageiros em assentos de vime, bem ao estilo inglês. A VAA ligava São Paulo ao Oeste Paulista: Congonhas - Ourinhos - Assis - Presidente Prudente, depois "esticada" para Londrina. A empresa encerrou as atividades em 1950.

Quando a Varig iniciou seus primeiros vôos, na chamada "Linha da Lagoa", entre Porto Alegre e Rio Grande (1927), os passageiros eram pesados junto com a sua respectiva bagagem. O que passasse de 75 Kg era cobrado como excesso.

Um comentário:

  1. Parabens ao blog. só conheci hoje. sou aficcionado desde 1981 e nao aguento mais a mesmice das Flap´s da vida. continuem firme. obrigado por tanta informação interessante.

    ResponderExcluir

Gostou do artigo??? Detestou? Dê a sua opinião sobre o mesmo.