A primeira fotografia aérea da história foi tirada pelo famoso fotógrafo francês Felix Nadar, pseudônimo de Gaspard Felix Tournachon, a bordo de um balão cativo, sobre a cidade de Petit-Bicêtre (atual Petit-Clamart, a sudoeste de Pais), em 1858.
O primeiro voo comercial entre o Rio de Janeiro e São Paulo ocorreu em 1936. Dois Junker Ju-52 da Vasp decolaram em cada sentido da viagem. Cada um levava sua lotação completa, 17 passageiros. O Junkers batizado com o nome de "Cidade de São Paulo" decolou do Aeroporto de Congonhas rumo ao Rio, e o outro avião, batizado com o nome de "Cidade do Rio de Janeiro", decolou do Aeroporto da Ponta do Calabouço (batizado dias depois pelo Presidente Getúlio Vargas com o nome de Aeroporto Santos Dumont), rumo a Congonhas. Os voos duraram duas horas cada um, mas o pouso de ambos foi desastroso: o que pousou no Rio por pouco não caiu no mar, e o que pousou em Congonhas bateu em uma carroça, que era utilizada para movimentar terra nos serviços de terraplenagem de ampliação da pista. A inauguração foi adiada e repetida no dia 30 de novembro de 1936.
O aeroporto Santos-Dumont, no Rio de Janeiro, foi construído sobre um aterro resultante do desmonte do Morro do Castelo. O morro situava-se no atual bairro do Castelo, e sua localização atrapalhava os planos de urbanização da cidade do Rio. O prefeito Carlos Sampaio ordenou sua demolição em agosto de 1920, e grande parte da terra extraída do morro foi jogada no mar, entre a Ponta do Calabouço e a Ilha de Villegaigon, onde está localizada hoje a Escola Naval. Em 1933, iniciou-se as obras do aeroporto no aterro, que foi ampliado.
A maior pista de pouso do Brasil está localizada na cidade de Gavião Peixoto, no interior do Estado de São Paulo. É uma pista privada, que não opera voos comerciais, e pertence à Embraer. Com 4.967 metros de comprimento e 95 metros de largura, a pista é a mais extensa do Hemisfério Sul, e é utilizada para testes de voo e certificação de aeronaves. É também a maior pista privada do mundo.
O mais misterioso e secreto aeródromo brasileiro é, sem dúvida, o aeroporto militar de Cachimbo, a versão brasileira da famosa "Área 51" americana. Esse aeroporto foi construído no início dos anos 50, e era um campo de apoio para os aviões da FAB que operavam em direção à Amazônia. Originalmente tinha apenas uma pista de areia branca e pedras, de 600 metros de extensão. Foi ampliado por volta de 1971, e hoje possui uma grande pista de 2.600 metros de extensão, maior do que a de muitos aeroportos internacionais brasileiros. A área é usada pela FAB para testes de armamentos, e foi construído nas proximidades um poço destinado a testar uma bomba nuclear brasileira. Tal poço, que foi lacrado pelo Presidente Fernando Collor de Mello, ainda está lá, praticamente intacto.
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