As condições de tempo no Arizona, onde chuvas são muito raras, e a umidade relativa do ar muito baixa tornam o local propício para armazenar aeronaves com baixo risco de corrosão.

Em Davis-Monthan AFB está instalado o 309º AMARG- Aerospace Maintenance and Regeneration Group, chamado carinhosamente pelos militares de "boneyard" (cemitério), responsável pela armazenagem, retorno ao serviço, venda e reciclagem de aeronaves militares americanas.

Cerca de 4200 aeronaves militares de todo tipo estão no AMARG, mas poucas delas voltarão a voar. Tanto é que o entorno da base está recheado de sucateiros, que compram as aeronaves leiloadas pelo AMARG e as desmontam para reciclagem. Um museu também foi instalado nas imediações, o Pima Air & Space Museum, que tem aeronaves interessantes e muito raras.

No foto abaixo, um Grumman F-14 Tomcat da US Navy está sendo desmontado para reciclagem. Os F-14 entraram em operação em 1973 e foram retirados de serviço definitivamente em 22 de setembro de 2006, devido ao seu altíssimo custo operacional, e enviados ao AMARC.

muito legal o blog! parabens!
ResponderExcluir