
O avião voou em 1940, e o ditador italiano Benito Mussolini fez grande propaganda sobre o feito. O voo foi reconhecido na época, pela Fédération Aéronautique Internationale como sendo o primeiro voo de uma aeronave a jato, embora a Alemanha tenha feito voar, um ano antes, o Heinkel He-178, com um motor turbojato.
Com o desenvolvimento dos motores turbojatos, o conceito dos termojatos ficou rapidamente obsoleto sem sequer ter tempo de ter entrado em serviço. O desempenho do Caproni-Campini nº 1 era apenas pouco melhor que o desempenho de uma aeronave a pistão equivalente, e alcançou a velocidade máxima de 375 Km/h, muito baixa mesmo para a época.
Um dos protótipos do Caproni-Campini nº 1 foi enviado para testes na Grã-Bretanha, mas dessa aeronave nunca mais se ouviu falar, e foi provavelmente destruído.
O outro protótipo foi preservado e está hoje em exibição no Museu de Vigna de Valle, em Roma. Um protótipo utilizado para testes de solo, e que nunca voou, está no Museu de Ciência e Tecnologia de Milão.
Foto: TZ Aviation - Airliners.net
O 1ª jato da história o Caproni Campini N.1 foi um feito fascista. Mesmo não tendo entrado em produção como os alemães.
ResponderExcluirAntes dele voaram o Coandã 1910 e o Heinkel He-178 (27 de agosto de 1939)...
Excluirexcelente texto. parabéns.
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