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quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Propagandas antigas da Aviação Comercial brasileira

Neste artigo, veremos algumas propagandas antigas de empresas aéreas brasileiras, publicadas em diversas revistas durante os anos 50, 60 e 70 e 80, e que nos faz voltar no tempo, um tempo que não volta mais, eras de glamour na aviação:
O comercial acima promovia os voos da Varig para os Estados Unidos, a bordo dos lentos, mas extremamente confortáveis Lockheed Super Constellation, na segunda metade dos anos 50. Esses aviões tinham a classe turística na frente, com poucas poltronas disponíveis.
A Panair do Brasil foi a única antiga empresa aérea brasileira que nunca entrou em decadência. O Governo decretou sua falência quando estava no auge, oferecendo serviços de primeira linha. Os voos para Frankfurt anunciados acima, em 1964, há 45 anos atrás, ofereciam serviço de bordo muito melhor do que os de hoje, e a viagem durava praticamente o mesmo tempo.
Os Airbus A300-B2 da Vasp serviam somente linhas domésticas. Wide Bodies operando linhas dentro do Brasil são raros até hoje. A Vasp ressaltava a pontualidade dos seus voos no início dos anos 80.
Fazendo uma paródia com James Bond, a Transbrasil inventou o "Agente 727" para promover seus "Trijatões", apelido dado por Omar Fontana, presidente da empresa, aos Boeing 727-100 usados até 1989 em todas as linhas da Transbrasil.
A Panair do Brasil foi a transportadora da Seleção Brasileira de 1958, que ganhou a Copa do Mundo na Suécia, o primeiro título mundial conquistado pela Seleção. Esse anúncio, mostrando o Douglas DC-7 "Seven Seas" parabeniza o futebol brasileiro pelo feito.
A REAL foi, talvez, a primeira empresa aérea low-cost & low fare da aviação brasileira. No anúncio acima, destacava o conforto e a rapidez dos seus Convair. Essas aeronaves eram realmente confiáveis e confortáveis, e prestaram bons serviços até o final dos anos 60.

3 comentários:

  1. Artigos interessantes, mas extremamente curtos sobre a historia da aviação comercial no Brasil.Faltam mais dados e detalhes que todos certamente gostaríamos de saber.Mais fotos das aeronaves seriam bem vindas também.

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  2. Arthur, obrigado pela visita... alguns artigos, como esses, são curtos, mas leia alguns outros, que procurei fazer bem mais completos:
    http://culturaaeronautica.blogspot.com.br/2010/02/conturbada-carreira-dos-boeing-707-da.html
    http://culturaaeronautica.blogspot.com.br/2011/02/longa-e-feliz-carreira-dos-boeing-747.html
    http://culturaaeronautica.blogspot.com.br/2011/02/longa-e-feliz-carreira-dos-boeing-747.html
    Grande abraço.

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  3. Caro Jonas Liasch, Bom Dia...
    Tenho um exemplar da Revista Aérea CONDOR de 1931 com reportagens sobre a 3 viagens aéreas do "Graf Zeppelin" ao Brasil. Entrevista do Almte. Gago Coutinho sobre o avião DO-X e fotos dos aviões Dornier Libelle, 50HP, DO-E, 350HP Wal, 1.200HP, Superwal, 2.000HP, DO-S, 2.400HP, DOX, 7.200HP.
    Na lista de passageiros de setembro de 1931 consta o nome do General Candido Rondon. Realmente é uma história. Caso haja interesse no exemplar que é único, podemos conversar.

    Saudações
    Noel Magioli
    (98) 8111-2345
    noel@magioli.com
    noelmagioli@gmail.com

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