Google Website Translator

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Rutan Long Ez: um canard muito eficiente

Aeronaves em configuração canard são relativamente raras na aviação certificada, mas são muito populares na aviação experimental, em razão da sua grande e quase insuperável eficiência aerodinâmica.
Na verdade, durante décadas as aeronaves com essa configuração foram rejeitadas como instáveis e perigosas, até que o projetista americano Burt Rutan resolveu um problema fundamental: ele simplesmente tornou o canard, uma superficie de controle de arfagem situada no nariz da aeronave, responsável por cerca de 20 por cento da sustentação total da aeronave. Tal solução tornou o avião bastante estável, muito eficiente aerodinamicamente e fácil de voar. Os canards antigos não contribuiam com praticamente nenhuma sustentação, e esse era o real problema deles.

Rutan se empenhou em projetar uma aeronave "canard" eficiente e segura, o que resultou em um estranho avião que foi denominado VariEze, que voou pela primeira vez em 1975, impulsionado por um motor Volkswagen modificado. Rutan ofereceu o projeto à venda e o modelo tornou-se muito popular. Sua característica principal era não estolar, pois em baixa velocidade o canard estolava primeiro, abaixando o nariz e impedindo assim o estol das asas. O nome do avião fazia um trocadilho com a expressão em inglês "very easy", que significa "muito fácil".

Três anos depois, Rutan melhorou o projeto básico, fazendo modificações no aerofólio da asa para um perfil Eppler 1230 de baixa razão de aspecto, introduzindo extensões de bordo de ataque nas asas semelhantes às do caça FA-18 Hornet e melhorando um pouco o espaço interno. Outras modificações permitiram instalar um motor Lycoming O-235 de 108 HP sem necessidade de se colocar lastro no nariz, além de mais espaço para combustível. A aeronave resultante, que voou pela primeira vez em 12 de junho de 1979, foi realmente muito bem sucedida, com autonomia de 10 horas de voo e alcance de 1.600 milhas náuticas só com os tanques normais. Com um tanque opcional instalado no assento traseiro, podia alcançar inacreditáveis 4.800 milhas náuticas, 7.700 Km. O modelo foi denominado Long-Ez.
A aeronave tornou-se muito popular entre os homebuiders, pois não somente é fácil de voar, mas também é uma das aeronaves experimentais de contrução mais simples já concebidas, toda em composite e sem molde. Em 2005, a FAA - Federal Aviation Administration já contabilizava 700 Long-Ez registrados nos Estados Unidos. Sua eficiência aerodinâmica permite uma velocidade de cruzeiro de 160 Knots com um motor de 108 HP e hélice de passo fixo, o dobro da velocidade de cruzeiro de um Aero Boero 115, equipado com motor semelhante e até um pouco mais potente.

O consumo de combustível típico de um Long-Ez é de 19,7 litros por hora, o que, combinado com os tanques com capacidade para 200 litros, são os responsáveis pelo enorme alcance desses pequenos aviões.

A principal vantagem aerodinâmica dos canards de Rutan reside no fato de que, nesse tipo de aeronave, o estabilizador não produz sustentação negativa, como ocorre nas aeronaves convencionais. Com o estabilizador, o canard, produzindo sustentação positiva, as asas podem ser menores e produzem menos arrasto. A hélice traseira também reduz a turbulência nas asas, reduzindo ainda mais o arrasto.

Entre as características interessantes dos Long-Ez, estão os lemes totalmente independentes, situados nas pequenas derivas nas pontas das asas. Cada um é acionado por um um pedal, e podem atuar como freios aerodinâmicos, quando se pressiona os dois ao mesmo tempo. O trem de pouso do nariz é retrátil, e os principais são fixos. O avião pode ser estacionado com o trem do nariz recolhido (foto abaixo).
Burt Rutan e Mike Melvill realizaram com sucesso, em 1997, um voo de volta ao mundo em dois Long-Ez. Cada etapa durou cerca de 14 horas de voo.

O Long-Ez e seu antecessor VariEze resgataram a configuração canard do esquecimento, e sem dúvida são um grande legado da genialidade do seu projetista, que, entre outras proezas, já projetou e colocou no espaço uma espaçonave privada.

31 comentários:

  1. eu só gostaria de ver um video da corrida de decolagem e pouso..com o nariz arrastando no chao? ou tem uma rodinha alí?

    ResponderExcluir
  2. Giovane, o trem do nariz é retrátil, e pode ser recolhido quando a aeronave estaciona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc não achar elegante o avião com bico abaixado,,encomende uma escada com rodinhas pra descer.rsrsrs

      Excluir
  3. Muito interessante o seu artigo e gostava de saber mais sobre o Long-Ez, planos de construção, o que é necessário para adquirir e aonde aprender a voar em um desses incríveis Cannard !
    Parabéns, por partilhar os seus conhecimentos técnicos de aviação.

    ResponderExcluir
  4. esse foi que caio com Jhon Denver em 1997

    ResponderExcluir
  5. Sim, Adriano, foi com uma aeronave desse tipo, infelizmente.

    ResponderExcluir
  6. jonas gostaria de saber como adiquirir um projeto deste tipo de ultraleve se puder me ajudar desde ja agradeço
    marcelo
    atualmente estou ajudando um amigo a construir um ac12
    marcelogfnseca@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.ez.org/t/downloads
      E tem um kra construindo nesse blog
      http://www.aryjglantz.com/2013/03/the-long-ez.html

      Excluir
  7. Quanto custa um kit aqui no Brasil?
    E com o motor mencionado, quanto custaria?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Jonas!
    Eu tenho a pouco mais de um ano um Blog pouco pretensioso, onde posto coisas semelhantes as que postas neste seu excelente blog. Lendo esta sua postagem e coincidentemente abordando sobre o mesmo assunto de minha última postagem... gostaria de pedir a sua autorização para replicar em meu blog (http://aerosngcanela.blogspot.com.br/) esta sobre o Rutan Long Ez.
    Desde gá obrigado- fico no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está autorizado a replicar, desde que citada a fonte do artigo original, Blog Cultura Aeronáutica. Isso vale para todos os demais artigos do blog.

      Excluir
  9. Tenho experiencia com ultraleve modelos ML 300 da Quilksilver.
    Quanto custo o kit sem o motor e ou a planta completa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode ver aqui amigo: http://aviacaoexperimental.pro.br/

      Excluir
  10. Olá, tenho uma duvida, de acordo com o livro aviões nao convencionais, o avião para ser canard deve ter sua superfície de controle primaria na frente e movel, nao podendo ser fixa, ja em alguns sites li que um avião pode ser adaptado com a configuração canard, então avião canard e configuração canard são duas coisas diferentes?

    ResponderExcluir
  11. Eu ja vi um deles pelo menos duas vezescaqui em SAo PAulo

    ResponderExcluir
  12. Será que o EZ 4 lugares comporta um motor eankel rotativo?

    ResponderExcluir
  13. Olá, onde posso adquirir o projeto de construção dessa aeronave?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisa por Flávio Cabral no facebook. Ele fez esse projeto.

      Excluir
  14. Caso possam me orientar: jzsamar36@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Com motor Lycoming só usa AV GAS, mas tem um Rotax 912S de 100hp que aceita gasolina automotiva, com perda de potência devido poder calorífico menor, será que ele voaria bem com este Rotax de 100hp, pelo menos com AV GAS? (lembrando que ele é beeeeeeeeeeem mais leve que o Lycoming, ou seja, o avião fica mais leve, precisando de menos motor, e ganha em economia e autonomia!).

    ResponderExcluir
  16. Penso em comprar um UL anfíbio, mas poderia trocar por este aí, incluindo aquele pára-quedas balístico para aeronaves leves, muito mais alcance!

    ResponderExcluir
  17. Dá pra usar sim, já vi aviões desses com motores automotivos VW AP ou a ar, ou motor de Chevrolet Monza. Não gosto da ideia de usar um motor aeronáutico num avião experimental, pois sua manutenção é muito cara e só pode ser feita em oficina homologada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar de motor vw convertido para uso aeronautico, após várias substituições de peças internas virabrequim poe exemplo

      Excluir
  18. Havia uma dessas aeronaves no Brasil .
    Eu a vi duas ou tres vezes, comentaram que ela caiu

    ResponderExcluir
  19. o Burt Rutan não é deste planete , é genio

    ResponderExcluir
  20. Tem um cara em SP que está construindo esse avião. Na verdade uma versão melhorada desse Canard. Digamos, uma versão conceito já que comprar os planos é quase que impossível. Não há quem venda no Brasil

    ResponderExcluir

Gostou do artigo??? Detestou? Dê a sua opinião sobre o mesmo.