Google Website Translator

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Fotos antigas: você sabe que aeroportos são esses?

Essas fotos são de vários aeroportos, brasileiros e estrangeiros, há muitos anos atrás. Será que vocês conseguem identificá-los? Junto às fotos, seguem algumas dicas. Divirtam-se.
O aeroporto acima situa-se na América do Norte, e o edifício acima é um marco na história da arquitetura, existe ainda hoje. Qual é o aeroporto e qual é o terminal?
 Esse aeroporto situa-se na região nordeste do Brasil, mas hoje está muito diferente. Foi construído durante a Segunda Guerra Mundial.
O aeroporto acima é um dos mais importantes da Europa hoje.
Esse acanhado aeroporto, visto aqui na década de 1950, ainda existe, mas foi substituído  por aeroporto maior.
 O aeroporto acima já foi um dos mais movimentados do país no final da década de 1950.
Essa foto foi editada, para ocultar o seu nome, e a versão original somente será exposta quando alguém acertar que aeroporto é esse, situado na Região Sudeste. O terminal não fica mais aqui, foi substituído por um muito maior.
Esse velho terminal também é de um aeroporto situado na região Nordeste do Brasil, que também foi construído durante a Segunda Guerra Mundial.
 Esse aeroporto é hoje um dos mais importantes do Brasil, mas nessa época ainda usava essa torre de controle provisória.
 Esse aeroporto não existe mais, pois foi substituído por outro maior e melhor localizado. Está na região Sul do país;

30 comentários:

  1. Olá, Jonas!
    Vamos lá...
    1° foto JFK, New York;
    A 5° imagem é do Aeroporto de Londrina;

    Foi o que consegui identificar...

    Abraço!
    Rômulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aeródromo da Latécoère construídos em 7 de julho de 1927 pelos franceses em Santo Amaro de Ipitanga subdistrito de Monte Gordo - As instalações administrativas foi deslocada para o atual Sítio Aeroportuário de Salvador - BA

      Excluir
    2. Informo no item suplacitado que essas instalações foram reconstrução no plano mais elevado devido uma grande enchente ocorrido 1930, razão que este Aeroporto de Salvador localiza-se próximo aos rios Joanes e Ipitanga, bem como o Rio Jardim das Margaridas que selecionado com os afluentes Rio das tripas em Lauro de Freitas.

      Excluir
    3. O aeródromo de Ipitanga que pertencia a Aviação da Latécoère, logo depois assume a Aviação da Panair do Brasil em 1933, por fim passando para Base Aérea de Ipitanga 1941, devido a Grande Guerra Mundial, os Norte -Americanos ampliaram o Aerporto de Salvador período do surgimento do Patrimônio Paisagístico
      e Seminatural de Salvador - Túnel do Bambuzal conhecido ser um cartão de visita aos turistas estrangeiros, cujo plantio dos bambueiros ocorreu pelos Soldados da Força
      Aérea de 1943 à 1949, a fim de assegurar as instalações no acesso das instituições aéreas - manter o equilíbrio do ecossistema da mata atlântica fauna e flora, dunas, rios e lagos visando controlar o legado e memória em homenagem o primeiro aeroplano 14 Bis de Santos Dummont em 23 de outubro de 1906 compostos de bambueiros - época próxima da desativação do Hidroporto de Tainheiros na Ribeira.

      Excluir
  2. Grande Jonas.

    Gostei muito deste quiz!! Excelente. Vamos as minhas respostas:

    1ª) JFK
    2ª) Natal
    3ª) Heatrow
    4ª) Pampulha
    5ª) Londrina
    6ª) Estou pesquisando.....
    7ª) Recife
    8ª) Estou pesquisando.....
    9ª) Maringá - Gastão Vidigal

    Espero ter acertado, pois algumas fiquei na dúvida...assim que encontrar a 6ª e a 8ª respondo aqui.

    Grande Abraço.

    Junior

    ResponderExcluir
  3. Caro LDB Spotter, pesquise mais, porque vc errou algumas. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. JFK
    Natal
    Heathrow
    Bacacheri
    Brasília
    Maceió
    Campinas
    Maringá

    ResponderExcluir
  5. Ninguém acertou todos os aeroportos ainda...

    ResponderExcluir
  6. A foto 3 não o aeroporto de schiphol de amsterdam ?

    ResponderExcluir
  7. Alê, negativo, não é o Aeroporto de Amsterdam.

    ResponderExcluir
  8. O segundo de cima para baixo é o Aeroporto dos Palmares, agora Zumbi dos Palmares - ahhh... lembranças!
    Acertei?

    ResponderExcluir
  9. Olá Jonas. Como não achei seu e-mail na página do blog, peço aqui mesmo. Gostaria de fazer parceria com o blog Poa ao vivo? Se aceitar, sugiro que envie um e-mail para poaaovivo@yahoo.com.br e coloque meu link em seu blog.

    Esse quiz não esta muito fácil. A 3ª é o CDG?

    http://www.poaaovivo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Vinícius, não é o Aeroporto de Palmares. Matheus, o terceiro aeroporto não é CDG, você pode reparar que os carros são muito antigos, e CDG é da década de 70.

    ResponderExcluir
  11. Jonas....revisando, mas ainda ficou duas sem resposta....mas vou continuar a pesquisa..;D

    1ª) JFK
    2ª) Natal
    3ª) Heatrow
    4ª) Ainda na dúvida....
    5ª) Londrina
    6ª) Galeão
    7ª) Recife - Guararapes
    8ª) Essa é dificil......
    9ª) Maringá - Gastão Vidigal

    Aproveitando, encontrei um fotolog muito bom, com muitas fotos raras:

    http://www.fotolog.com.br/jban

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  12. Jonas

    Postei no LDB Spotter fotos dos voos internacionais fretados de Londrina. Escrevi um breve relato de cada aeronave. Clique lá e deixe seu comentário.

    Grande Abraço
    Junior

    ResponderExcluir
  13. Será que fechou??

    1ª) JFK
    2ª) Natal
    3ª) Heatrow
    4ª) Belo Horizonte - Pampulha
    5ª) Londrina
    6ª) Galeão
    7ª) Recife - Guararapes
    8ª) Congonhas
    9ª) Maringá - Gastão Vidigal

    ResponderExcluir
  14. Caro LDB Spotter, não, ainda não fechou...

    ResponderExcluir
  15. A foto 1 como já foi dito antes é do JFK, mas respondendo ao resto da pergunta, o terminal é o 5, antigo TWA Flight Center, hoje utilizado pela Jet Blue.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Depois de uma semana, nenhum leitor acertou todos os aeroportos. Então, vamos lá para as respostas:

    01 - Terminal 5 do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em New York. Antes conhecido como TWA Flight Center, foi projetado por Eero Saarinen e aberto ao público em 1962. Hoje abriga o Terminal 5 do JFK e concentra operações da JetBlue;

    02 - Edifício original do Aeroporto de Parnamirin, em Natal, Rio Grande do Norte, construído pelos americanos durante a Segunda Guerra Mundial como ponto de partida para a travessia de aeronaves militares para a África do Norte e Europa;

    03 - Aeroporto de Heathrow, em Londres, nos anos 50. O prédio mais alto era o Centro de Controle;

    04 - Aeroporto de Manaus, Amazonas. Esse é o antigo Aeroporto da Ponta Pelada, que operou até 1976, quando foi inaugurado o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. O aeroporto ainda existe, assim como o prédio acima, e abriga a Base Aérea de Manaus, recebendo ainda voos alternados de SBEG. Nenhum leitor conseguiu responder corretamente esse aeroporto;

    5 - Aeroporto de Londrina, Paraná. Esse terminal, visto nessa foto logo após ter a sua construção concluída, em 1958, foi usado até 2001, quando foi demolido, já totalmente envolvido pelo novo terminal;

    6 - Aeroporto Internacional do Galeão - Rio de Janeiro. Esse acanhado terminal foi inaugurado em 1952 e usado atá 1977. Foi substituído pelo atual Terminal 1;

    7 - Aeroporto dos Guararapes, em Recife, Pernanbuco, nos anos 60;

    8 - Primeira Torre de Controle do Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília. Era uma construção provisória, em madeira e metal;

    9 - Aeroporto Gastão Vidigal, em Maringá, Paraná. Essas são as primitivas instalações do antigo Aeroporto de Maringá, hoje desativado. Pode-se observar um ônibus da Viação Garcia, que transportava os passageiros da região de e para o aeroporto.

    Parabéns aos leitores que acertaram alguns dos aeroportos.

    ResponderExcluir
  17. Esse quiz realmente foi show.....as fotos 4 e 8 estavam dificeis.....mas valeu o esforço, pois aprendi muito!!!

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  18. O terminal da TWA saquei de cara, Ja tinha visto num livro. O LHR reconheci do FS2004. Sou de BH, portanto, confundi o Ponta Pelada com PLU. O de Natal chutei, pensei que era o JPA. o de Maringá tb chutei, pensei q era FLN. O do GIG reconheci de um vídeo do Youtube, o de LDB lembrei de um comentário tb do youtube

    ResponderExcluir
  19. Estava lendo aqui uma matéria sobre os DC-10 da VRG e fiquei na dúvida em alguns fatos:

    O primeiro widebody não foi o A300?

    A Varig mudou de cores em 96-97

    ResponderExcluir
  20. Arthur, o primeiro wide-body do mundo foi o Boeing 747, que entrou em operação em 1970, embora o Tupolev Tu-114 fosse bastante largo também. Na Varig, o DC-10 foi o primeiro wide-body em operação, pois entrou em operação em 1974, e os A300 só chegaram na empresa em 1981.

    ResponderExcluir
  21. A Aeronautica reformou a fachada original de Ponta Pelada e ficou com aquele ar modernoso, ficou muito pior do que a fachada original...

    ResponderExcluir
  22. ADOREI, AMIGO ME AJUDA COMO EU ACHO ANTIGAS FOTOS DE VIRACOPOS, FIQUEI HORAS NO GOOGLE E NADA!VC SABE SE O TU114 DA JAL OPEROU LÁ?NEM NO SITE DA JAL TEM ELE INCRIVEL!
    jrhirondelle@hotmail.com
    abs
    junior

    ResponderExcluir
  23. Bom, eu não sei mas eu vou chutar

    1º = Aeroporto Internacional JFK em Nova York
    3º = Deve ser Heathrow em Londres, Charles de Gaulle em Paris, Lisboa, Frankfurt, Roma
    4º = Congonhas em São Paulo ou Pampulha
    5º = Pinto Martins em Fortaleza, Salvador, Gilberto Freyre em Recife, Belém, Viracopos em Campinas, Afonso Pena em Curitiba, Confins em Belo Horizonte, Salgado Filho em Porto Alegre
    7º = Guararapes em Recife, Pinto Martins em Fortaleza, Val de Caes em Belém, Natal, Salvador.
    8º = Viracopos em Campinas, Guarulhos não pode ser porque é um aeroporto novo, Afonso Pena em Curitiba, Salgado Filho em Porto Alegre, Confins em Belo Horizonte
    Blz, então esses foram meus chutes, teve alguns que de jeito nenhum eu ia reconhecer
    Esse ultimo ai deve ter em Curitiba, Florianópolis ou Porto Alegre

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pela sua pesquisa, Jonas!
    Gostaria de fazer uma correção: a foto 04 corresponde ao primeiro terminal do Aeroporto Internacional de Val-de-Cans - Belém/PA, que recebeu diversos voos entre 1959 e 1979. Os terminais de Belém e da Ponta Pelada (antigo aeroporto de Manaus) são parecidos e foram projetados pelo mesmo arquiteto - Álvaro Vital Brazil - que projetou também o Aeroporto da Pampulha (este mais parecido com a Ponta Pelada) e as agências do antigo Banco da Lavoura de MG, mais tarde conhecido como Banco Real (atual Santander Brasil), como também diversas escolas públicas do antigo Estado do RJ.
    Estou aguardando novas fotos. Acredite se quiser, até hoje nunca vi uma foto do antigo terminal de Brasília antes do atual, que foi inaugurado nos anos 1970, nem da foto da antiga torre postada na página.
    Abraços, Aroldo

    ResponderExcluir
  25. O primeiro terminal é o da TWA, construído nos anos 50, no aeroporto JFK. O quarto terminal é o de Brasília nos anos 50/60, porém o projeto foi adotado em Belém, Manaus e Pampulha de Belo horizonte.

    ResponderExcluir
  26. Olá estimado Joanas a figura - 2 "não" é de Parnamirim, mas sim esta é a Sala de Embarque e Dormitório das Tripulações dos Franceses que construíram neste local o Aeródromo da Latécoére em 1927, após ganharem o direito de explorar a Aviação Comercial no Brasil, através do DECRETO N. 16.983 – DE 22 DE JULHO DE 1925. Em 1941 com a criação do Ministério da Aeronáutica este Aeródromo que pertencia a PARNAI do Brasil, foi adaptado para as instalações da Administração e Operação do Trafego Aéreo da Aviação Civil/Militar Ação Hibrida até concluírem a Base Aérea e toda infraestrutura operacional militar e civil compartilhado, porem com as operações de guerra se tornou inviável o embarque junto a zona de guerra, em 1943 ocorre o desdobramento das instalações da navegação aérea civil militar, passando o Aeroporto de Ipitanga ser gerenciado Aviação Civil sob as Diretrizes da Aeronáutica, bem como, que as Unidades Aéreas compartilhavam da mesma pista de pouso e de decolagem, razões da construção do "Portão das Armas" local cujo período surge o Túnel do Bambuzal - Patrimônio Seminatural iniciado pelos os Soldados da Aeronáutica e da Companhia Norte-americana de Engenharia e Urbanismo visava ligar a pista asfáltica do Aeródromo de Ipitanga à Base Naval de Aratu - BA, na qual a Marinha do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial apoiava os Hidroaviões do USA até 1946. Tenho os dados icnográficos da transição dos locais mencionado, no contido trabalho de monografia de arquivista da UFBA. Abraço do Roberto Urantã

    ResponderExcluir

Gostou do artigo??? Detestou? Dê a sua opinião sobre o mesmo.