Google Website Translator

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Túnel do Tempo: O Aeroporto Santos Dumont 50 anos atrás

Esse é um passeio fotográfico pelo Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, há 50 anos atrás. Era uma época de aeronaves a hélice e motores radiais a pistão e de passageiros viajando sempre de terno e gravata.
A foto acima mostra o pátio repleto de aeronaves, a maioria Douglas DC-3, visto da Torre de Controle, com o Pão de Açuçar ao fundo.
No interior da torre, enquanto alguns controladores falam ao rádio, outro maneja o canhão de luz, que orientava as aeronaves sem rádio, comuns na época. O pátio pode ser visto ao fundo.
O embarque e o desembarque dos passageiros nos aviões era feito percorrendo o pátio a pé. Só recentemente foram instaladas as pontes de embarque (fingers).
Ao fundo da foto abaixo pode-se ver um Dart Herald da Sadia. Esses aviões começaram a operar no Brasil a partir de 1965, e a foto deve ser dessa época.
O Douglas DC-6A e o SAAB Scandia eram aeronaves da Vasp, e frequentadores assíduos do Aeroporto Santos Dumont. Notem o caminhão de abastecimento International Harvester, próximo ao DC-6.
Abaixo vemos a fachada externa do aeroporto, vista do jardim.
Abaixo, outra foto da fachada, vista da rua.

Antes da construção do Elevado da Perimetral, existia o Mercado Municipal da Praça XV, do qual só restou o torreão visto na foto, abaixo e à esquerda, atual Restaurante Albamar. Bem ao fundo, estão as instalaçãoes da Panair do Brasil e a pista do Aeroporto Santos Dumont.
O trabalho dos controladores era árduo e todo manual, em um aeroporto tão movimentado. 
A aeronave da FAB vista na foto abaixo é um Hawker-Siddeley (Avro) C-91, adquirido em 1961 para o trasnporte de autoridades e oficiais. Atrás, pode-se ver algumas aeronaves Convair e Curtiss C-46.
O cartão postal abaixo mostra uma visão panorâmica do aeroporto:

 

Fonte das fotos: IBGE.

3 comentários:

  1. Sensacional essas fotos.... não são do meu tempo, mas quando criança cheguei a pegar umas "caronas" no famoso AVRO pelo CAN....

    Abraço Prof Jonas, suas postagens são magníficas...
    Heinz

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Estou fazendo um editorial que será o Relatório Anual do Sindicato do Cimento; Distribuição Gratuita e em todo território Nacional.
    Buscando fotos da Construção do Aeroporto Santos Dumont, encontrei 1 foto que nos interessou no seu blog.

    Queriamos colocar essa foto no Relatório com o devido crédito e autorização.
    A foto é a dos Controladores com a pista de fundo:

    Aeroporto Santos Dumont visto da Torre.jpg
    (É a 3ªfoto de cima para baixo)

    Essa foto foi scaneada por você? Senão, qual foi a fonte usada?

    Desde já obrigada,
    Att.
    Tathiana Machado
    Email para contato: tathiana@gfdesign.com.br

    ResponderExcluir

Gostou do artigo??? Detestou? Dê a sua opinião sobre o mesmo.