Google Website Translator

sábado, 23 de janeiro de 2016

Aeronaves brasileiras que já morreram - III

Nos últimos anos, verificou-se no Brasil a retirada de serviço e desmonte de várias aeronaves comerciais, especialmente as operadas pela Vasp, que tinha uma frota própria considerável e já bastante antiquada, na época da sua falência. A morte da frota da Vasp, no entanto, merece um capítulo à parte, que está sendo preparado. Esse artigo, assim como os dois anteriores, trata principalmente de aeronaves que até bem recentemente estavam em operação, e que são desmontadas para aproveitamento de peças ou por não ter manutenção ou operação viáveis economicamente. O PT-SLC, fabricado em 1988, foi adquirido da Rio-Sul em 2003, e operou até 2008. Acabou sendo desmontado, e hoje está em um ferro-velho em Campinas/SP, junto a outros três aviões da ex-Oceanair, os Brasílias PR-OAO e PT-SRF, além do Fokker Mk-28-100 PR-OAS, que foi desmontado em janeiro de 2014.
Restos do E120 Brasília PT-SLC, da Oceanair, hoje Avianca Brasil
O Embraer 120 Brasília foi considerado, durante a década de 1980, um dos melhores aviões regionais do mercado, a despeito da sua complexidade de operação e da sua relativamente pequena capacidade de passageiros. No começo da década de 1990, o mercado para esse tipo de aeronave decaiu muito, e a Embraer teve muita dificuldade em vender seus três últimos exemplares. A então novata Oceanair, hoje Avianca Brasil, operou quatro aeronaves do tipo, compradas no mercado de aeronaves usadas, e pintados cada um em um esquema de cores diferentes.
Os restos do Brasília PT-SRF, desativado no final de 2007 pela Oceanair, no seu descanso final em Campinas/SP (foto de Iuri Silva)
Ainda em Sorocaba, o ex-PT-SRF, antes operado pela Nordeste, agoniza

Cemitério de aeronaves em Campinas, com os restos dos aviões PP-VNZ, PT-SRF, PT-SLC e PR-OAS
Um ferro velho de Campinas adquiriu os restos da frota de Brasílias da Oceanair, além de um Fokker Mk-28-100, o PR-OAS, o primeiro Fokker 100 não acidentado desmontado no Brasil. O PR-OAS começou sua carreira em julho de 1992 na American Airlines. Foi adquirido pela Oceanair em fevereiro de 2008, e voou pela empresa, depois redenominada Avianca Brasil, até setembro de 2013. Foi canibalizado e desmontado pela Avianca em janeiro de 2014 e vendido para a Sucatas BIM, de Campinas.
O antigo PR-OAP da Oceanair agora serve de outdoor para um ferro-velho, em São Carlos/SP
O PR-OAP, antes operado nos Estados Unidos pela Atlantic Southeast Airlines, como N240AS, que o recebeu em 1987, voou apenas três anos na Oceanair, de 2003 a 2006. Estava sendo restaurado para ser vendido em 2007, mas o negócio não deu certo e o avião continuou parado em Sorocaba/SP, onde acabou sendo canibalizado posteriormente. Atualmente, serve de outdoor para um ferro velho, o Ferro Velho São Paulo, em São Carlos, na pertencente ao grupo Bim de Campinas, onde repousam todos os outros três Brasílias da frota da Oceanair. O Ferro Velho São Paulo fica na Rodovia Washington Luiz, Km 233,5. sentido capital-interior, e a aeronave pode ser vista da rodovia.
Fuselagem do Brasilia PT-SLC, que operou pela Rio-Sul e Oceanair
Infelizmente, nenhum dos Embraer 120 Brasília operados pela Oceanair jamais voltou a voar depois de desativados. Todos os quatro foram desmontados e seus restos, se ainda existirem, estão em um ferro velho em Campinas/SP, um deles em São Carlos/SP.
Hoje, a sucata do Boeing 737-300 da Varig, PP-VNZ, serve como fachada para o ferro velho

Para quem quer ver essas sucatas, o Ferro Velho Bim de Campinas fica na SP-73, na estrada velha para Indaiatuba, no Km, 8. Essas são as coordenadas geográficas para quem quer visualizar no Google: 22º59'52"S - 047º05'07"W. Não demorem, pois logo virarão panela de pressão.

17 comentários:

  1. Seus posts são maravilhosos, a gente começa a ler e não para mais. Obrigado e parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Jonas, continue com o ótimo trabalho! EM 2015 eu pude conhecer o blog e passei várias horas, durante meses lendo e admirando a cultura aeronáutica enquanto eu estava nas folgas durante o curso de formação de controlador de tráfego aéreo (ATM005). Um grande abraço.

    Vítor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma pena esses aviões, comparando com alguns aviões antigos- PA-18--PAULISTINHA- CESNNAS, esses são relativamente novos, poderiam estar voando para empresas particulares....

      Excluir
    2. Não poderiam, pois esses aviões pressurizados possuem ciclos de vida. E chegando ao final desses, são desativados por fadiga do material.

      Excluir
  3. Seus comentários são realmente muito bons, só um bizu " alumínio de aviação não pode ser reciclado para armazenar ou transportar alimentos, Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Armazenar ou transportar não, aliás, nenhuma panela de alumínio é recomenda para isso, mas são usados para fazer panelas de pressão, especialmente as revestidas com Teflon, tanto que a empresa que comprou as sucatas da antiga Panair foi a Panex

      Excluir
    2. Interessante: PANAIR x PANEX.

      Excluir
  4. O dono do BIM pode montar uma empresa aérea.

    ResponderExcluir
  5. Fico triste de ver estas aeronaves terem um fim tão triste. E os Folker da TAM? Que fim deram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um estava no museu da empresa em são carlos em ótimo estado.

      Excluir
    2. A grande maioria saiu da frota e foram para outros operadores (Mexicana/Click Mexicana, KLM, Iran Aseman, Iran Air, Mandarin Airlines, GirJet, entre outras) - fonte: http://www.airfleets.net/flottecie/TAM-history-f100.htm . Foram 3 os que sofreram perda total por acidentes no Brasil - MRK, MRL, MQH. Destes três, o MRL/MQH (dianteira de um e cauda do outro) juntaram e formaram o que está no Museu. E acho que o MQH virou mock-up de treinamento de tripulação na Academia de Serviços da TAM.
      O MRA e o MRB estão no México, na Click Mexicana, porém, esta faz mais de cinco anos que parou de voar e sabe lá Deus como estão estes dois F-100. Além de todos os outros que estão parados.

      Excluir
  6. oi bom dia.
    gostaria de saber quanto fica o pedaço do aviaõ sem elices e sem asas . ? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edilson, isso depende muito da aeronave, do porte e do estado da mesma. Costuma ser mais caro do que a maioria das pessoas pensam. Considere também o custo da remoção da aeronave e do transporte. Acredite, não é barato.

      Excluir
  7. Existe algumas dessas fuselagens com vida útil capaz de restauração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que hoje um dos maiores obstáculos para recolocar um avião parado por tanto tempo para voar novamente é a quantidade de Service Bulletins (SBs), Airworthiness Directives (ADs) que devem ser cumpridos para que o avião possa voltar aos céus. Foi em partes por conta disto que, por exemplo, os 737-200 (non-advanced) da VASP foram groundeados pouco antes da empresa parar. O custo de aplicação é proibitivo. Seja um boletim ou correção estrutural, uma AD que torna um componente obsoleto e portanto, não-aeronavegável ou mesmo uma revisão de componente por tempo calendário (exemplo simples: extintores de incêndio e geradores de oxigênio). Ou então a preservação de componentes, como aviônicos e motores. Caso seja constatada mal armazenamento, o componente deve sofrer desde uma inspeção até um overhaul ou mesmo ser sucateado. E isto inclui, por exemplo, motores. Tenho quase certeza, por exemplo, que os motores daquele DC-8 da TCB em MAO já estão condenados por corrosão. Tanto que um deles até caiu do pylon, provavelmente por corrosão estrutural. Ou os motores dos 727 e 737 da TAF em FOR. Se não estão sob preservação, capaz de serem condenados também.
      No que diz respeito à restauração, podem, mas capaz de nunca mais poderem voar, pelos motivos supra-citados. O 737-200 da TAF/LH que foi transladado estes dias, muito provavelmente nunca mais voará. Porém, será preservado.

      Excluir
  8. É triste ver essas aeronaves com este fim. Eu trabalhei na fabricação de todas elas na Embraer. Cada esforço para fazer o perfeito, cada homen-hora investido em fazer o correto. Sinto como se um filho estivesse abandonado.

    ResponderExcluir
  9. gostaria de comprar uma so para montar e deixar em exposisao para criancas seria legal

    ResponderExcluir

Gostou do artigo??? Detestou? Dê a sua opinião sobre o mesmo.