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domingo, 5 de setembro de 2010

Quiz somente para craques - I

Inaugurando os novos artigos de Quiz, eis aqui as cinco primeiras perguntas:

01) O que são, para que servem e como funcionam os Trim Tanks?

02) Qual foi a primeira mulher a pilotar uma aeronave?

03) Por que os Boeing 747-400D (Domestic), utilizados no Japão, não possuem winglets na ponta das asas?

04) Por que os Boeing B-52 Stratofortress não possuem ailerons?

05) Por que não se pode utilizar a letra "W"  como segunda letra nos prefixos de aeronaves registradas no Brasil?

9 comentários:

  1. Oba! Vou responder sem pesquisar, pq aí é que tá a graça.

    1. Pelo nome, deve ser pra ajustar o CG mantendo o mesmo numa região aceitável, enquanto o combustível é consumido no vôo;

    2. Nem idéia. Deve fazer muito tempo;

    3. Porque eles voam uma missão incomum para a aeronave do modelo - rotas muito curtas, e nesse caso o peso e arrasto adicionais pela presença do winglet não compensam a redução no arrasto parasita;

    4. Não sabia dessa, mas certamente tem a ver com a elasticidade das asas - na prática, ao acionar um aileron, a asa acabaria se flexionando no sentido oposto e diminuindo ou até revertendo o efeito da aplicação de comandos;

    5. A resposta dessa provavelmente é a mesma de "qual é o sentido da vida?".

    rafael

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  2. 1) Para acertar o CG da aeronave de acordo com a necessidade da fase do vôo.

    2) Jacqueline Cochran

    3) Pq estes 747 fazem principalmente vôos de curta duração, onde a eficiência dos winglets não compensa o peso adicional dos mesmos. Além disso estes 747-400D costumam não ter alguns dos tanques centrais, que são desnecessários para os vôos de curta duração.

    4) Pois ailerons normais poderiam torcer demais a asas, causando a longo prazo fadiga nas mesmas. Apensa a versão D teve ailerons. As mais comuns G e H não possuem, e utilizam apenas spoilers para a rolagem.

    5) Essa é difícil, mas segundo consta, é pq antigamente os rádio-auxílios NDB tinham ou o código morse de identificação ou o código de rádio (aquele XYZ 456 que os locutores falam nas rádios AM) com o W no meio, logo para evitar confusão dos aviões com os auxílios, teria sido proibido utilizar o W no meio para os prefixos.

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  3. Muito obrigado aos craques Lvcivs e Rafael pela participação e pelas respostas. Mas... pelo menos uma das perguntas ainda não foi respondida corretamente. Vamos lá, pessoal!!!

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  4. 1- Os trim Tanks são utilizados para otimizar a posição do CG da aeronave em voo, A transferência de combustível para o tanque de compensação (na cauda da aeronave) geralmente é automática.
    Em face disso, não é necessário utilizar comandos externos como compensador de profundor para manter a aeronave estabilizada, isso reduz o arrasto e causa economia de combustível.

    2- De acordo com o artigo "Aída D'Acosta: uma paixão de Santos-Dumont?" publicado aqui no blog, em 27/07/1903, Aída D'Acosta efetuou um voo bem sucedido com o dirigível nº 9 de Santos Dumont, sendo o primeiro registro de uma mulher a pilotar uma aeronave motorizada.

    3- Os 47-4D, como o próprio nome diz é para operações domésticas, onde os voos são de curta duração e não desenvolvem grandes altitudes e velocidades se comparados aos voos internacionais. Dessa forma não há necessidade de utilizar winglets que mais iriam atrapalhar que ajudar, haja vista que o ganho de arrasto induzido seria pequeno e o arrasto parasita do componente seria considerável, além do peso extra e o custo de instalação.

    4- A eliminação dos ailerons nos B-52 ocorreram com a introdução da segunda geração dos bombardeiros, começando com a versão B-52G, onde foram aplicadas melhorias a fim de aumentar o desempenho e alcance da aeronave, dentre as melhorias concedidas está a eliminação dos ailerons, sendo que os comandos de rolagem ficaram a cargo dos spoilers laterais das asas.

    5- ptz, não tenho a mínima idéia

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  5. Pessoal, o Thiago respondeu corretamente a 4 das 5 perguntas, ele não sabia a resposta da última; o Lvcivs acertou pelo menos 3, já que Jacqueline Cochran está errado e ainda não consegui confirmar a 5, mas provavelmente está certa; O Rafael acertou a 3 e a 4, embora a 1 esteja somente incompleta, não errada. Parabéns a todos e obrigado pela participação.

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  6. Sem querer ser chato, mas a pergunta 2 se referia apenas a pilotar uma aeronave - um balão simples, mesmo que não dirigível, é uma aeronave. Em 1784 uma cantora chamada Elizabeth Thible ( http://en.wikipedia.org/wiki/Elizabeth_Thible ) voou num balão, mas acompanhada de um piloto. Em 1798 Jeanne Labrosse 'solou' um balão, então dá pra ter certeza que ela era a piloto. Mas não dá pra ter certeza que ela não tenha feito vôos antes com algum acompanhante, como instrutor.
    Essa lista aqui é bem completa: http://womenshistory.about.com/od/aviationpilots/a/av_timeline.htm

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  7. Rafael, claro que, se considerarmos os balões livres, não dirigíveis, vc está coberto de razão, e podemos considerar a Jeanne Labrosse como primeira mulher a pilotar uma aeronave, já que esses aparelhos são sim considerados aeronaves e, ainda que essa pilotagem consista apenas em subir e descer a aeronave, sem controle de direção e proa, é pilotagem... exige aliás boa dose de técnica. De qualquer forma, o Quiz está atendendo o seu objetivo, e todos acabam ganhando com as informações como a que vc acabou de colocar, que eu mesmo desconhecia. Obrigado e parabéns pela brilhante contribuição.

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  8. Realmente eu gostaria de confirmar a resposta da 5...
    está definitivamente correta?
    ou continuamos na especulação?
    hehehehe!
    grande abraço...ótimo quiz e excelentes informações!
    estão de parabens todos!

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  9. Olá, I_kuks, realmente não sabemos se a questão 5 está definitivamente respondida, mas é a explicação mais convincente que apareceu até agora. Parece que ninguém sabe realmente porque o W não pode aparecer no meio das letras de um prefixo, e só no Brasil, pelo jeito. Obrigado pela visita e pela participação. Volte sempre.

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