Com o encerramento do Quiz III, elaboramos o Quiz IV. Esperamos conseguir, como nas edições anteriores, grande participação dos leitores nas discussões. Divirtam-se, e vamos ver quem acerta mais questões.
01) Por que os comandantes de aviões sentam-se do lado esquerdo do cockpit, enquanto os comandantes de helicópteros sentam-se do lado direito?
02) Qual foi o primeiro avião comercial a fazer um pouso totalmente automático (autolanding), e quando isso ocorreu?
03) Qual foi a primeira aeronave equipada com uma cabine pressurizada na História?
04) O Aeroporto de Heathrow, em Londres, concentra o maior número de voos internacionais entre todos os aeroportos do mundo. Qual foi a primeira aeronave comercial estrangeira a pousar nesse aeroporto, e quando isso ocorreu?
05) Qual foi a primeira pessoa a morrer em um desastre de avião?
Boas pesquisas e boa sorte.
Esse blog foi criado para divulgar a cultura aeronáutica em geral, mas em especial do Brasil. Cliquem nas fotos para vê-las em melhor resolução, e não deixem de comentar e dar sugestões para o blog. Agradecemos a todos pela expressiva marca de QUATRO MILHÕES E QUATROCENTOS MIL PÁGINAS VISTAS alcançada em MAIO de 2024. Isso nos incentiva a buscar cada vez mais informações para os nossos leitores.
1) Após a 1a guerra, criou-se o padrão de curvas "à esquerda para procedimento visual, devido a ser uma curva a favor da rotação do motor. Quando chegaram os bombarbeiros com assentos lado a lado, o comandate foi para a esquerda pois teria visão melhor da aproximacão.
ResponderExcluir2) Hawker Siddeley Trident da antiga BEA (atual British Airways) em Março de 1964, 1a vez com pax em Jun/1965.
3) O alemão Junkers Ju.49 em 1931. O primeiro avião comercial (Airliner) foi o Boeing 307 Stratoliner em 1937/38.
4) L-049 da Panair do Brasil em 16/Abr/1946
5) Tenente Thomas Selfridge do Signal Corps em Junho/1908.
Faltou o do piloto de heli na 1): é pq em caso de necessidade de autorotação, o heli vai virar no sentido horário, logo o comandante na direita veria para onde o heli estaria indo.
ResponderExcluirLvcivs..isso não tem nada haver uma vez que helicopteros europeus giram pra um lado e americanos para o outro! quando ao primeiro acidente fatal de avião vale ressaltar que foi em um avião dos irmãos wright!
ResponderExcluir01) Por que os comandantes de aviões sentam-se do lado esquerdo do cockpit, enquanto os comandantes de helicópteros sentam-se do lado direito?
ResponderExcluirA posição dos comandantes de helicópteros é devido à posição do coletivo (a manete dos Helis), que fica na direita, e o cíclico (manche) fica com a mão da direita. Isso facilita o processo de pilotagem dos helicópteros, pelo menos para os destros.
02) Qual foi o primeiro avião comercial a fazer um pouso totalmente automático (autolanding), e quando isso ocorreu?
Foi com um Sud Aviation Caravelle em 1962.
3) O alemão Junkers Ju.49 em 1931. O primeiro avião comercial (Airliner) foi o Boeing 307 Stratoliner em 1937/38.
Boeing 307???
Grato
Rômulo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1) Enquanto nas aeronaves de asa-fixa o piloto senta à esquerda, nos helicópteros ocorre o inverso. Isso ocorre para que os pilotos de avião possam ajustar os rádios, manetes e outros controles com a mão direita. Nos helicópteros o piloto senta à direita para manter a mão mais forte (geralmente a direita) no cíclico o tempo inteiro, deixando os rádios e outros comandos para a mão esquerda, que pode ser retirada do coletivo durante o voo. (Wikipédia).
ResponderExcluir2)HS Trident - O Trident executou a primeira aterragem cega automática por um airliner civil na névoa em 04/11/1966 abrindo caminho a habilidade de aterrar na névoa algo em que tinha causado previamente muitos problemas em Londres, Haethrow e resultado nos cancelamentos e atraso (Obs. foram fabricados 117 BA Trident).
3) Boeing 307 Stratoliner foi a primeira aeronave de transporte comercial com uma cabine pressurizada. Apenas 10 Stratorliner foram construídos. Bela foto de um 307 revista Flap nº 376. http://img837.imageshack.us/img837/1964/boeing307stratoliner.jpg
4) Nome oficial Aeroporto internacional de Heathrow (Heathrow International Airport)
Código IATA: LHR
Inauguração: Aberto em 1930 sob o nome de Great Western Aeródromo.
O aeroporto abriu inteiramente para o uso civil 31 de maio de 1946
Os voos comerciais no Aeroporto de Heathrow só começaram em 1946. No primeiro dia desse ano (1º de janeiro) saiu um avião de passageiros para Buenos Aires, na Argentina, que fez escala em Lisboa. A partir de 31 de Maio de 1946 o aeroporto passou a servir em exclusivo a aviação civil.
A BSAA fez seu primeiro vôo experimental para América do Sul, no dia 1º de janeiro de 1946. A rota partia de Londres, fazia escalas em Lisboa, Dacar, Natal e chegava ao Rio de Janeiro após 30 horas de vôo, mais o tempo das escalas. Tudo isso com os mesmos tripulantes, que só viriam a dormir no Rio, e que no dia seguinte de manhã seguiam viagem para Buenos Aires e Santiago, aonde chegavam três dias e meio após partirem e Londres.
Em 16 de abril de 1946, o primeiro voo procedente do exterior, operado pelo Lockheed L-049 Constellation PP-PCF, da Panair do Brasil, e procedente do Rio de Janeiro.
5) O primeiro acidente fatal com aviões de asas fixas ocorreu em 1908, quando Thomas Selfridge morreu no avião pilotado por Orville Wright.
Pessoal, a primeira aeronave com cabine pressurizada não foi um avião, mas sim um balão, utilizado pelo aviador e cientista suíço Auguste Piccard em um voo estratosférico em 28 de maio de 1931, no qual atingiu 51.775 pés (15.785 metros). A cabine pressurizada foi essencial para a sobrevivência dos tripulantes em tão grande altura, onde as máscaras de oxigênio já seriam inúteis.
ResponderExcluir