Google Website Translator

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Quiz só para craques - III

Pessoal, já que os quiz I e II já foram respondidos, lá vai mais um teste de cinco questões só para craques:

  1. Em fevereiro de 1965, o Governo Federal cassou as linhas da Panair do Brasil e decretou sua falência, em um dos mais traumáticos episódios da aviação comercial brasileira. Quarenta e cinco anos depois, apenas uma aeronave, das muitas que voaram pela antiga Panair ainda permanece preservada. Que aeronave é essa, e onde ela se encontra atualmente?
  2. Em 1959, um cantor americano, de origem mexicana, iniciava sua carreira com grande sucesso, quando morreu em um desastre aéreo. Tinha então apenas 17 anos de idade. Que cantor era esse, qual foi sua música de maior sucesso e em que tipo de aeronave ele morreu?
  3. Na história do Brasil, apenas dois Presidentes da República sofreram desastres aéreos. Um deles foi o ex-Presidente Humberto de Alencar Castello Branco, que faleceu em um acidente no Ceará em 1967, quando o Piper Aztec em que voava foi abalroado por um caça Lockheed TF-33 da FAB. Qual foi o outro presidente, quando foi, em que lugar ele sofreu o acidente e em que aeronave estava?
  4. Qual foi a maior aeronave a pousar e decolar com sucesso em um convés de porta-aviões?
  5. Qual foi a primeira empresa aérea européia a transportar passageiros pagantes entre a Europa e o Brasil?

6 comentários:

  1. 1) Com certeza não é o Connie em São Carlos, que era da KLM.

    Preservada não é bem exatamente o caso, mas o PP-LFA, Douglas DC-6C está em La Paz, no aeroporto há décadas:
    http://www.airliners.net/photo/La-Cumbre/Douglas-DC-6C/1353874/L/
    http://www.airliners.net/search/photo.search?cnsearch=45527/1017&distinct_entry=true

    2) Ritchie Valens, La Bamba, um Bonanza, no meio de uma tempestade de neve.

    3) Sem idéia.

    4) Hercules C-130H http://www.youtube.com/results?search_type=&search_query=hercules%20carrier&aq=f&oq=

    5) Boa essa. Eu acredito na Aeropostále mesmo.

    ResponderExcluir
  2. 1- É um Douglas DC-6A, matrícula PP-LFB, conversível (capaz de transportar passageiros e também converter-se em cargueiro) que foi encomendado pela Lóide Aéreo Nacional em 1957 e arrendado à Panair em 1959. Posteriormente voou pela VASP. Encontra-se no museu do bebedouro com as cores da VASP
    2- Foi Buddy Holly, que veio a óbito junto com Richie Valens e Big Bopper em 03/02/1959, num acidente aéreo que ficou conhecido como “o dia em que a música morreu” seus maiores sucessos foram “Peggy Sue” interpretado por Holly e “La Bamba” e “Donna” de Valens. Acidentaram-se em um Beechcraft Bonanza em virtude do mau tempo.
    3- O ex-presidente da república Nereu Ramos faleceu em um acidente em 1958 com um Convair CV-440 da Cruzeiro do Sul, o acidente ocorreu durante o pouso em São José dos Pinhais
    4- Foi um KC-130
    5- Foi a empresa alemã Luftschiffbau Zeppelin

    ResponderExcluir
  3. 1) Já o FAB 6552 foi preservado na Base Aérea de Manaus, em Ponta Pelada, Manaus – AM a partir de 1981. Tal aparelho permaneceu em Manaus até meados da década de 1980, quando foi desmontado e transportado por via fluvial para Belém, onde foi recuperado e exposto. No início da década de 2000, o 6552 (ex-PP-PEB) foi levado para a Base Aérea de Belém, onde encontra-se preservado no Museu dessa Base.
    Obs. O FAB 6552 n/s 2007 anteriormente era PP-PEB na Panair do Brasil e depois voou com o mesmo prefixo na Cruzeiro do Sul.

    2)Ritchie Valens (nascido Ricardo Esteban Valenzuela Reyes, 13 de maio de 1941 - 03 fevereiro de 1959) foi um mexicano-americano cantor, compositor e guitarrista. Em 3 de fevereiro de 1959, no que ficou conhecido como O Dia em que a musica morreu. Valens foi morto em um acidente de avião pequeno em Iowa, uma tragédia que também custou a vida de colegas músicos Buddy Holly e JP “The Big Bopper” Richardson.

    3) 16 de junho de 1958
    O avião Convair CV-440 PP-CEP da Cruzeiro do Sul, procedente de Florianópolis (SC), acidentou-se durante o pouso em São José dos Pinhais, vitimando 18 dos 24 ocupantes. Também faleceram no acidente o Ex-Presidente da República Nereu Ramos, o Governador de Santa Catarina Jorge Lacerda e Leoberto Leal, então deputado federal.

    4) Hercules C 130.

    5) Lufthansa. Em 1934 inaugura o primeiro vôo regular para América do Sul, ligando Berlin ao Rio de Janeiro, com escalas em Stuttgart, Sevilha, Bathurst e Natal. Este vôo foi a primeira linha aérea regular transoceânica do mundo. Em 1945, com conseqüência da Segunda Guerra Mundial, foram suspensas as operações. A retomada das atividades da empresa aconteceu em 1952, porem os vôos para América do Sul foram restabelecidos em 1956, com a inauguração da linha para São Paulo e Buenos Aires, extensão do vôo que até 1945 tinha como destino final a cidade do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, muito obrigado pelas respostas recebidas, e vamos lá às respostas corretas. Quem não concordar, por favor, se manifeste:

    01) Nós tínhamos notícias de que apenas o Douglas DC-6C PP-LFB, que foi arrendado do Lóide pela Panair, tão logo chegou ao Brasil, ainda existia, de todos os aviões que a Panair operou. Todavia, muito obrigado ao José, que nos informou que um Catalina da empresa ainda existe, na Base Aérea de Belém, e está exposto no Museu da Base desde 2000, como FAB 6552. Era matriculado PP-PEB na Panair. O PP-LFB está no Museu de Bebedouro;

    02) Ricardo Esteban Valenzuela Reyes, mais conhecido como Ritchie Valens, tinha apenas 17 anos quando faleceu, junto com seus colegas músicos Buddy Holly e JP Richardson. O avião era um Beech Bonanza B-35, e música mais conhecida de Valens era "La Bamba";

    03) Além de Castello Branco, o ex-presidente Nereu Ramos também foi vitimado fatalmente no desastre aéreo do PP-CEP, em 16 de junho de 1958, no Aeroporto de Curitiba-Afonso Penas. Mas o Presidente Arthur da Costa e Silva também sofreu um acidente aeronáutico, sem vítimas, no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, quando o avião presidencial Vickers Viscount FAB 2100 perdeu os trens de pouso na cabeceira da pista, em 8 de dezembro de 1967. O avião teve perda total;

    4 - Uma aeronave Lockheed KC-130F Hercules, BuNo 149798, a serviço do US Marine Corps, pousou e decolou do navio-aeródromo USS Forrestal por diversas vezes, a primeira delas em 30 de outubro de 1963, com um componente de vento de proa de 40 Knots. Foram 29 toques-e-arremetidas, 21 pousos completos não enganchados e 21 decolagens livres, sem catapultas, alguns com o peso máximo de decolagem previsto para a aeronave, sem incidentes;

    05) O primeiro voo regular da Europa para o Brasil, trazendo passageiros pagantes, foi ralizado pela aeronave LZ-127 Graf Zeppelin, da empresa aérea Luftschiffbau-Zeppelin GmbH,em 22 de maio de 1930, comandada por Hugo Eckner. A aeronave pousou no Recife, no campo de Jiquiá, e vinha de Friedrichshafen, na Alemanha. O primeiro passageiro brasileiro desse voo foi o engenheiro Vicente Licínio Cardoso. José, o voo da Lufthansa, o TO-1, não levava passageiros, somente mala postal, e mesmo assim foi posterior ao voo do Zeppelin. Veja nesse blog o artigo sobre os voos pioneiros da Lufthansa para o Brasil.

    Muito obrigado a todos que se preocuparam em pesquisar e responder a esse quiz.

    ResponderExcluir

Gostou do artigo??? Detestou? Dê a sua opinião sobre o mesmo.