Devido ao sucesso do primeiro Quiz, que já foi respondido pelos internautas, aqui está o segundo. Divirtam-se!
1) Charles Lindbergh, na época da Segunda Guerra Mundial, era um ativista que pregava a neutralidade dos Estados Unidos na guerra, antes do ataque a Pearl Harbor. Chegou a ser acusado de ser racista e de simpatizar com os nazistas. Somente conseguiu se realistar em 1944. Que tipo de avião pilotou, onde foi sua primeira missão de guerra, e em qual lugar disparou seus primeiros tiros?
2) Por que as aeronaves Lockheed Hudson, Lodestar e Electra, assim como os Beechcraft Model 18, possuem duas derivas, ao invés de uma só?
3) Qual foi o maior avião de três derivas já fabricado?
4) Qual foi o único tripulante de Boeing B-29 que participou das duas missões atômicas sobre o Japão em agosto de 1945?
5) Qual foi o primeiro piloto que tentou decolar uma aeronave de uma embarcação?
Esse blog foi criado para divulgar a cultura aeronáutica em geral, mas em especial do Brasil. Cliquem nas fotos para vê-las em melhor resolução, e não deixem de comentar e dar sugestões para o blog. Agradecemos a todos pela expressiva marca de QUATRO MILHÕES E QUATROCENTOS MIL PÁGINAS VISTAS alcançada em MAIO de 2024. Isso nos incentiva a buscar cada vez mais informações para os nossos leitores.
1. Lindbergh, após servir como consultor para a linha de produção da Ford, em 1944 foi para o 475o. Batalhão de Caça, atuando na Nova Guiné (bem atrás da linha de front, convenhamos) e seus primeiros tiros (bombas) foram dados em sua 2a. missão (a 1a. foi de bombardeio à baixa altitude) na Ilha de Noamfur. Pilotava um P-38 Lithning (caça bimotor multi-uso de longo alcance);
ResponderExcluir2.No compreendo;
3.L-1649 Starliner;
4. 2o. Tenente Jacob Beser, operador de radar-contramedidas. Mas um B29 de escolta (para fotos e reconhecimento) com toda a tripulação (exceto o comandante) também participou das duas missões. Era s/nome em Hiroshima e "Big Slink" em Nagasaki;
5. Foram Eugene Ely, piloto de provas de Glenn Curtiss, decolando do cruzador USS Birmingham (atracado em cais) e Comandante Edwin Dunning, a bordo do HMS Furious (em movimento). Dunning morreu na 2a. aterrisagem, sendo postumamente promovido a Comodoro.
Somente uma curiosidade: a "aterrisagem" de Dunning no Furious consistia em passar rente ao deck de pouso (o navio possuia dois decks, separados pela ponte) e os marinheiros literalmente agarravam o avião, que possuia uns agarradores/seguradores nas asas. Há registro fotográfico do acidente fatal, com os marujos correndo atrás do avião, já caindo do convés.
ResponderExcluirPessoal, falta bastante coisa ainda, e tem algumas respostas erradas... então, vamos caprichar nas pesquisas. Muito obrigado pela participação.
ResponderExcluir1- Lindbergh é mundialmente conhecido pela travessia transatlântica solitária no “Spirit of St Louis”, um monomotor Ryan NYP em 1927.
ResponderExcluirPilotou caças F4-U corsair; Sua primeira missão foi realizada em maio de 1944 no teatro do pacífico, na guarnição de Rabaul, no território australiano da Nova Guiné.
2- Se não me engano, a utilização de cauda dupla foi idéia de Clarence "Kelly" Johnson para corrigir problemas de instabilidade direcional do Lockheed 10 Electra e que posteriormente foi utilizado nos demais modelos da marca.
3- Se o critério for o peso estrutural ou a capacidade de carga, acredito que a maior aeronave de três derivas seja o hidroavião Boeing 314-A, no critério de passageiros aí seria o super constellation
4- Jacob Beser foi o especialista re radar a bordo do enola gay e também participou do ataque a Nagasaki três dias depois
5- Eugene Ely foi o primeiro a decolar de um navio estacionado, em 1910; Charles Samson foi o primeiro a decolar de um navio em movimento em 1912.
Caros colaboradores, duas das perguntas ainda não foram corretamente respondidas...
ResponderExcluirO maior avião com cauda tripla é um Boeing 747 que carrega o ônibus espacial.
ResponderExcluirPessoal, aqui estão as respostas corretas das questões do Quiz - II. Confiram! Caso alguém não concorde, por favor se manifeste, afinal não somos "donos da verdade" e a discussão sempre ficará aberta.
ResponderExcluir1) A primeira missão de guerra de Lindbergh ocorreu no dia 22 de maio de 1944, a bordo de um Vought F-4U Corsair da US Navy, sobre a cidade de Rabaul, na Ilha de Nova Bretanha, Arquipélago de Bismarck, então ocupada pelos japoneses. Na mesma missão, Lindbergh somente disparou suas armas no voo de regresso, em alvos de oportunidade na Ilha Duke Of York, que fica no canal entre a Nova Irlanda e a Nova Bretanha. Sua base ficava nas Ilhas Green, 640 Km a leste da Nova Guiné;
2) A instalação de duas derivas, ao invés de uma única maior, foi sugerida pelo engenheiro Clarence "Kelly" Johnson, da Lockheed, ao examinar os resultados da estabilidade direcional do Lockheed 10 Electra com um motor inoperante. Ele sugeriu que cada um dos dois planos de deriva ficasse diretamente exposto ao sopro das hélices, o que aumentava sua efetividade em baixa velocidade. Com essa idéia, o prestígio de Johnson subiu muito dentro da Lockheed, e ele foi promovido. Acabaria por se tornar um dos maiores projetistas aeronáuticos da história;
3) O maior avião de 3 derivas já fabricado foi o Boeing 747-123, matriculado como N905NA, e que ainda é utilizado para transportar os ônibus espaciais americanos para sua base de lançamento na Flórida, caso ele pouse em uma alternativa, como Edwards, por exemplo. Esse avião foi entregue para a American Airlines em 15 de outubro de 1970, e comprado usado pela NASA em 18 de julho de 1974. Foi modificado para transportar acima da fuselagem. Pode até lançar o ônibus espacial ou seu protótipo em testes de voo planado. Como a nave espacial fica no dorso, a eficiência da deriva do 747 fica comprometida, e então dois planos de deriva adicionais foram acrescentados. Seu número de série é 20107, e foi o 86º 747 produzido;
4) O Tenente Jacob Beser foi a única pessoa que tripulou os dois bombardeiros que lançaram as bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki em 6 e 9 de agosto de 1945, respectivamente. Além de ser responsável pelos sistemas de radar das bombas e pelos sistemas de contramedidas eletrônicas, foi Beser que armou as duas bombas durante os voos. Obrigado ao José Paulo pela informação sobre o B-29 e sua tripulação que participaram das duas missões, mas que não lançaram bomba nenhuma. Cada Missão, na verdade, era composta de 7 aeronaves;
5) Charles Manley, voando uma aeronave projetada por Samuel Pierpont Langley, foi o primeiro piloto a tentar voar a partir de uma embarcação, em 7 de outubro de 1903. A embarcação era uma barcaça ancorada no Rio Potomac, perto de Washington, USA. O voo não foi bem sucedido, e o avião precipitou-se nas águas do Rio Potomac logo a seguir. Na verdade, a aeronave, denominada Aerodrome, quase com certeza poderia voar, mas dois fatores foram fundamentais para o seu fracasso: Manly não sabia voar, pois não tinha experiência nenhuma em planadores, e a catapulta forçou muito a estrutura das asas do Aerodrome, danificando-as.
Obrigado pela participação de todos e pelo alto nível de discussão, e parabéns aos acertadores das questões. Esse espaço ainda será mantido para comentários e eventuais correções.
Constellation, a resposta 4 está meio incorreta. Beser era operador de radar - contramedidas. Armar a bomba era coisa de especialista. A Little Boy (Hiroshima) foi armada por William S. Parsons e a Fat Man (Nagasaki) por Frederick Ashworth, ambos da Marinha Americana.
ResponderExcluirJosé Paulo, você tem razão, obrigado pela correção. Realmente foi Parsons e Ashworth que armaram as bombas, como você disse. Grande abraço.
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