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quarta-feira, 24 de junho de 2009

Curiosidades Aeronáuticas - IV

A primeira aeronave comercial equipada com motores a reação no Brasil foi o Curtiss C-46, em 1953. A aeronave, com 2 motores a pistão Pratt & Whitney R-2800, foi equipada com dois motores turbojatos auxiliares Turbomeca Palas, de 3300 lb de empuxo, que eram usados para encurtar a corrida de decolagem e aumentar a razão de subida. Em voo de cruzeiro, podiam ser usadas em caso de emergência.
O primeiro avião equipado exclusivamente com motores a reação no Brasil foi o Vickers Viscount 800, equipado com 4 motores turbo-hélice Rolls-Royce Dart, de 2000 SHP. Foram adquiridos pela VASP e começaram a operar em 11 de novembro de 1958.
O primeiro jato comercial a operar no Brasil foi o Sud-Aviation Caravelle III, equipado com dois motores turbo-jato Rolls-Royce Avon. Foram adquiridos pela Varig e começaram a operar em 16 de setembro de 1959. A Varig tinha uma encomenda anterior de 2 Boeing 707-441, mas a linha de produção da Boeing estava congestionada pelas inúmeras encomendas e a entrega dos mesmos ocorreu bem depois, em julho de 1960.
O primeiro acidente com uma aeronave comercial a jato brasileira ocorreu em Lima, no Peru, em 27 de novembro de 1962. A aeronave envolvida foi o Boeing 707-441 da Varig, matriculada PP-VJB, que chocou-se com o pico La Cruz, no Peru, matando os 17 tripulantes e 80 passageiros.
A Varig operou no Brasil 12 aeronaves Boeing 747, sendo 4 do modelo 747-200 (PP-VNA, PP-VNB, PP-VNC e PP-VNW), dois 747-300C (PP-VNI e PP-VNH), três 747-300B (PP-VOA, PP-VOB e PP-VOC) e três 747-400 (PP-VPI, PP-VPG e PP-VPH).
Os quatro primeiros Boeing 737 a operar no Brasil foram adquiridos pela Vasp, e começaram a operar em 18 de julho de 1969, matriculados PP-SMA, PP-SMB, PP-SMC e PP-SMD. Ou seja, o tipo está completando 40 anos de operação no Brasil.

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