Muita gente deve ficar curiosa a respeito do significado daquelas letras e números que identificam os motores de aeronaves a pistão. Eis algumas informações a respeito.
As designações originais dos fabricantes, antes da Segunda Guerra Mundial, que eram as mais variadas possíveis, indicando desde a potência até o número do projeto. Na época da Guerra, foram padronizadas pelas forças armadas dos Estados Unidos.
Vejamos então um motor de avião, Lycoming, modelo O-235, que equipa nossos conhecidos Aero Boero dos Aeroclubes:
A letra "O", no caso, significa que é um motor do tipo cilindros horizontais opostos (opposite).
Um motor de cilindros em linha leva a letra "L", um radial a letra "R", um motor de cilindros em V leva a letra "V". Existem outros tipos mais exóticos: motores "W", "H", "X", etc.
O número a seguir indica a cilindrada do motor, em polegadas cúbicas. Assim, o número 235 indica que o motor do Aero Boero tem 235 polegadas cúbicas de cilindrada, o equivalente a 3,85 litros. Basta dividir a cilindrada em polega cúbica por 61,03, e vocês terão a cilindrada em litros, que hoje é a medida mais comum no Brasil.
Antigamente, alguns carros brasileiros tiveram motores designados pela cilindrada em polegada cúbica: os Ford Maverick GT, por exemplo, tinham os motores 302V8. Isso significa que a cilindrada era de 302 polegadas cúbicas, o equivalente a 4,95 litros. os Chevrolet Opala, de 6 cilindros, tinham motores 250S: 250 polegadas cúbicas, equivalentes a 4,1 litros. Os Opala 4 cilindros tinham motores 151S, equivalentes a 2,5 litros.
Assim, vejam como ficam alguns motores de avião, modernos e antigos:
Lycoming O-320: Motor de cilindros opostos, 320 polegadas cúbicas de cilindrada (5,25 litros). O número de cilindros (4, no caso) não é indicado, ok?
Packard-Merlin V-1650, utilizado nos P-51 da Segunda Guerra: Motor em V, 1650 polegadas cúbicas de cilindrada (27 litros). Esse motor tinha 12 cilindros;
Pratt & Whitney R-1830, utilizado nos Douglas DC-3: Motor radial, com 1830 polegadas cúbicas de cilindrada (30 litros). Esse motor tinha duas estrelas de 7 cilindros, 14 no total;
Pratt & Whitney R-4360, utilizado nos Convair B-36, Boeing Stratocruiser: Um motor radial, com 4360 polegadas cúbicas de cilindrada (71,5 litros). Essa coisa era um motor radial de 4 estrelas de 7 cilindros, 28 no total, com cerca de 3500 HP de potência. O consumo era medido em GPM (gallons per minute).
Com o tempo, os motores, especialmente os opostos, os mais comuns, foram oferecidos em vários modelos. Para diferenciá-los, vários prefixos foram adicionados à designação militar original.
Desta forma, um motor Lycoming IO-540, por exemplo, era um motor com injeção de combustível, daí a letra "I".
Outras letras:
A - Acrobático
E - Cárter seco
G - Caixa de redução de hélice (Geared)
T - Turbo
S - Supercharger (blower, compressor mecânico)
L - Contra rotativo (left - giro à esquerda)
As letras TS juntas não indicam, necessariamente, a presença de dois compressores no mesmo motor.
Assim, uma aeronave Embraer Navajo 350, o popular "Navajão", tem dois motores diferentes:
O motor esquerdo é um TSIO-540: tem turbocompressor (TS), injeção de combustível, cilindros opostos (no caso, 6), e 540 pol3 de clindrada (8,8 litros).
O motor direito é um LTSIO-540: Igual ao esquerdo, mas com um detalhe muito importante: gira no sentido inverso, anti-horário para quem olha de trás, giro á esquerda (L de left).
Outro exemplo: os motores utilizados nos Beechcraf Queen Air são os Lycoming IGSO-480: Injetados, com caixa de redução, supercharger (mecânico), cilindros opostos, 480 pol3 de cilindrada (7,9 litros).
Os números utilizados como sufixos são do fabricante, indicando caixas de acessórios diferentes, posição das válvulas no cilindros (paralelas ou radiais), instalação de governadores de hélice, e outros detalhes. Esses sufixos são próprios de cada fabricante.
Eis um desafio para os especialistas: o motor Lycoming da ilustração tem 8 cilindros, idênticos aos dos motores O-540 de 6 cilindros e IO-360 de 4 cilindros. Não é equipado com carburador. Qual é a sua designação?
Esse blog foi criado para divulgar a cultura aeronáutica em geral, mas em especial do Brasil. Cliquem nas fotos para vê-las em melhor resolução, e não deixem de comentar e dar sugestões para o blog. Agradecemos a todos pela expressiva marca de QUATRO MILHÕES E QUATROCENTOS MIL PÁGINAS VISTAS alcançada em MAIO de 2024. Isso nos incentiva a buscar cada vez mais informações para os nossos leitores.
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muito interessante a materia , , me interesso muito pelo assunto , sempre gostei muito de assuntos relacionado a motores a gasolina, a diesel , a alcool e eletricos , , inclusive motores de aviao e como funcionam
ResponderExcluirO motor da foto seria um IO-720, ou seja, com o dobro da cilindrada do IO-360.
ResponderExcluirCaro pc, a resposta está correta, é realmente um motor Lycoming IO-720, de 8 cilindros e 400 HP.
ResponderExcluirJonas, e quanto as letras e numeros após a designação do volume? Por exemplo IO-540-D4A5 o que seria esse D4A5?
ResponderExcluirEssas letras e números, que são particulares a cada fabricante, identificam outros detalhes sobre o motor, como modelo de carburador ou injetor, provisão para instalação de acessórios, como bombas de vácuo, starters filtros, etc.
ExcluirMuito legal essa matéria!
ResponderExcluirGosto muito dos motores lycoming.
Poderia sugerir uma matéria sobre motores de automóveis convertidos para aviação, em principal os vw boxer