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sábado, 5 de setembro de 2009

Estranhas e bizarras aeronaves da vida real

Depois de vermos algumas aeronaves estranhas e bizarras da ficção, em artigo publicado no dia 4 de setembro, vamos ver algumas aeronaves estranhas e bizarras da vida real, já que a criatividade e a imaginação não são exclusivas de Hollywood:

Rutan Quickie: o projetista americano Burt Rutan é um dos mais geniais inventores do mundo, e criou dezenas de projetos de aeronaves, desde homebuilts até naves espaciais privadas. O interessante é que, embora alguns desses projetos pareçam algum tipo de delírio, a maioria foi muito bem sucedida. O Quickie é uma dessas aeronaves: projetado em 1977, esse interessante homebuilt tem é um biplano de asas em tandem. A asa dianteira é tecnicamente um canard, equipada com profundores. A asa traseira leva os ailerons e supre a falta de um estabilizador horizontal, colaborando com 40 por cento da sustentação. A aeronave, apesar de seu aspecto estranho, é altamente eficiente: com um motor Volkswagen refrigerado a ar de 65 HP, atinge uma velocidade de cruzeiro de 140 MPH e razão de subida inicial de 1.200 pés por minuto. Mais de 2.000 exemplares já foram construídos.
Pushy Galore: o lendário projetista americano Jim Miller desenhou e construiu esse pequeno avião, em 1988, para competições aéreas, comuns nos Estados Unidos. Sua configuração é "canard", com um motor Continental O-200A de 4 cilindros na traseira. Sua estrutura é de tubos soldados, e revestida de fibra de carbono. Embora tenha o mesmo motor do Cessna 150, avião característico pelo péssimo desempenho em subida, o Galore é um campeão: pilotado por Bruce Bohannon, bateu um recorde mundial na Oshkosh Air Venture de 1994, ao subir quase 20 mil pés em 13 minutos e 50 segundos. Em Galveston, Texas, Bruce bateu outro recorde ao subir 30 mil pés em pouco mais de 41 minutos e meio, em 1995. Finalmente, Bruce levou o Galore a Reno, Nevada, em 1996 e conseguiu atingir 236 MPH. Bruce Bohannon aposentou o Galore em 1998, doando-o para o Museu da EAA - Experimental Aviation Association, em Oshkosh, Wisconsin, depois de uma longa e impecável carreira.
Scaled Composites/Rutan Voyager: esse estranho bimotor também foi projetado por Burt Rutan com a finalidade de fazer um voo ao redor do mundo, sem escalas e sem reabastecer. Tem uma configuração totalmente fora do convencional, com uma fuselagem apoiada em longas asas, dois tail boons, cada um com uma deriva, e um canard à frente, ligando os dois tail boons. Na construção da fuselagem, foram utilizados apenas materiais compostos, para reduzir o peso ao máximo. A aeronave tem dois motores, ambos na fuselagem, e são diferentes: um Continental IOL-200 de 110 HP na traseira e um Continental O-240 de 130 HP na frente. O motor dianteiro servia para a decolagem e subida, e também como reserva para o traseiro, utilizado para o voo em cruzeiro. A aeronave era praticamente um tanque de gasolina voador: levava 7.010 libras de combustível, para um peso vazio de 2.250 libras. A decolagem exigiu uma pista de mais de 4.000 metros, na Base Aérea de Edwards. O voo ao redor do mundo foi completado em Edwards no dia 23 de dezembro de 1986, por Dick Rutan, irmão de Burt, e Jeanna Yeager, depois de 26.636 milhas percorridas em 9 dias, 03 minutos e 44 segundos de voo, sem escalas e sem reabastecimento no ar. O Voyager foi aposentado em 1987 e está hoje no Museu da EAA em Oshkosh.
Avro Canada VZ-9AV Avro Car: muita gente duvida da existência dos discos voadores, mas o fato é que eles realmente existem. Não se trata de naves alienígenas: um dos exemplos é uma aeronave feita em formato de disco pela Avro Canada. Foi desenvolvido como parte de um projeto secreto americano nos tempos da Guerra Fria. A um custo de 10 milhões de dólares, em valores da época, a Avro construiu dois aviões como protótipos de "prova de conceito". Deveria ter capacidade VTOL (Vertical Take-off and Landing), e era equipado com três motores turbojatos Turbomeca Marboré/Continental J-69 T-9. Podia levar dois tripulantes. O desempenho e a estabilidade, entretanto, deixaram muito a desejar, e o projeto foi cancelado em setembro de 1961. Os dois exemplares produzidos ainda existem e estão em processo de restauro nos Estados Unidos.

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