O americano Juan Terry Trippe foi um dos mais arrojados empresários da aviação civil do mundo. Trippe foi um dos fundadores da Pan American World Airways, uma das mais famosas companhias aéreas da história, e governou a empresa por mais de 40 anos, sendo responsável por muitas inovações revolucionárias na aviação comercial.
Juan Trippe nasceu em Sea Bright, New Jersey, em 27 de junho de 1899, e tinha ascendência nórdica, ao contrário do que sugeria seu nome, que criou o mito de que sua origem seria cubana. Graduou-se na Universidade de Yale em 1921, e depois foi trabalhar no mercado financeiro em Wall Street, New York. Aborreceu-se muito cedo com esse negócio, e resolveu trabalhar com uma empresa de táxi aéreo, a New York Airways, depois de receber uma herança.
Em 1927, Trippe tornou-se um dos fundadores da Pan Am, e foi o presidente da empresa desde sua fundação até 1968, quando renunciou para aposentar-se. Seus mais de 40 anos à frente da Pan Am tornaram essa empresa uma das mais prestigiadas do mundo, e que introduziu algumas das mais revolucionárias inovações do mercado mundial de aviação.
A Pan Am era, na essência, uma empresa aérea internacional, e praticamente foi a representante da aviação comercial norte-americana no mundo por décadas. Durante os anos 30, estabeleceu serviços de hidroaviões para a América do Sul, Europa e Pacífico. Durante os anos da Segunda Guerra Mundial, Trippe e a Pan Am prestaram serviços relevantes para as forças armadas americanas, sob contrato, e estabeleceram em 1942 a primeira rota de circunavegação do globo.
Depois da Segunda Guerra Mundial, Trippe incrementou a frota da Pan Am com as mais modernas aeronaves então lançadas pela indústria americana, como os Boeing 377 Stratocruiser, Lockheed Constellation e Douglas DC-6B.
Na década de 1950, Juan Trippe deu início a uma das maiores revoluções da aviação comercial, colocando o mundo definitivamente na Era do Jato, ao adquirir nada menos que 20 aeronaves Boeing 707 (foto abaixo) e 25 Douglas DC-8 para a Pan Am, uma aquisição extremamente arrojada e sem precedentes na história. Embora aeronaves comerciais a jato já existissem desde o início da década de 50, foi a encomenda monumental da Pan Am que provocou a substituição das velhas aeronaves à hélice por jatos em um período muito curto de tempo.
Em 26 de outubro de 1958, um Boeing 707, batizado de Clipper América, inaugurou o serviço de vôos transatlânticos a jato, entre New York e Paris. Em menos de 5 anos, os jatos destronaram definitivamente os Douglas DC-7 e Super Constellation, os últimos grandes aviões de passageiros a pistão, ao fazer os vôos em menos da metade do tempo, levando muito mais passageiros e a um custo muito inferior. Juan Trippe introduziu por essa época o conceito de "classe econômica" nos vôos internacionais, até então restritos à elite.
Apesar de ser um empresário de aviação, Juan Trippe tinha grande paixão pela navegação marítima, e introduziu um novo modelo de uniforme para pilotos inspirados pelos uniformes navais, substituindo os austeros e feios macacões até então utilizados. A novidade logo foi seguida pelos seus concorrentes e tornou-se quase um padrão mundial até hoje. Trippe também mandou batizar as aeronaves da Pan Am com nomes iniciados por "Clipper", nome de rápidos tipos de navios a vela que faziam o comércio através do Atlântico antes da introdução dos navios a vapor, no Século XIX.
Oito anos depois de inaugurar a "Era do Jato", Juan Trippe revolucionou novamente o mercado, ao encomendar 25 aeronaves Boeing 747. O Boeing 747 foi desenvolvido pela Boeing como um grande transporte militar, mas perdeu a concorrência da Força Aérea para o rival Lockheed C-5A Galaxy. Em abril de 1966, Trippe encomendou as 25 aeronaves, que tinham mais que o dobro da capacidade dos 707 e DC-8 então em serviço. Posteriormente, o 747 tornou-se um grande sucesso no mercado e tornou possível viagens a baixo custo, popularizando o turismo internacional. Todavia, dificilmente o Boeing 747 seria viável no mercado sem a grande encomenda inicial da Pan Am.
Em 1968, Juan Trippe renunciou à presidência da Pan Am, depois de quase 41 anos de serviço. A Pan Am ainda iria fazer encomendas ousadas, dessa vez de aeronaves supersônicas Concorde e Boeing 2707 SST, mas que nunca chegaram a ser entregues.
Juan T. Trippe faleceu em 3 de abril de 1981, com 81 anos, e foi agraciado postumamente pelo Presidente Ronald Reagan com a Medalha Presidencial da Liberdade, uma das maiores condecorações americanas, em 1985. Está sepultado no Green-wood Cemetery, em Brooklyn, New York.
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Excelente artigo! Adorei
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