
O helicóptero foi desenhado por Marat Tishchenko, o projetista favorito de Mikhail Mil, o fundador do Escritório de Projetos Mil, e o primeiro protótipo voou em 14 de dezembro de 1977, mas os primeiros modelos de série foram entregues aos militares soviéticos apenas em 1983.

O Mi-26 foi muito empregado na limpeza de materiais radioativos na região próxima à Usina Nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. Os helicópteros empregados nessa missão foram equipados com telas protetoras anti-radiação e sistemas de filtragem de ar para proteger seus tripulantes nas missões próximas ao ponto zero, onde um reator nuclear explodiu causando o maior desastre atômico da história.
Entre outras missões, Mi-26 civis foram arrendados pelos americanos para resgatar alguns helicópteros Boeing Vertol MH-47 Chinook no Afeganistão em 2002. Talvez a mais interessante missão até hoje já realizada por um helicóptero Mi-26 foi o resgate de um cadáver de mamute encotrado praticamente intacto em outubro de 1999 no permafrost (solo permanentemente congelado) da Sibéria. O mamute congelado, de 23 mil anos de idade, foi levado para um laboratório em Khatanga, Taymir, no norte da Sibéria, onde alguns cientistas russos ainda tem esperanças de clonar um exemplar desse animal extinto.

O Mil Mi-26 é operado, por forças aéreas e operadores civis, na Rússia, Ucrânia, Belarus, Venezuela, Canadá, Coréia do Norte, China, Grécia, India, Itália, Peru, Laos, Nepal e outros países.
Características técnicas principais do Mi-26: dois motores turbo-eixo Lotarev D-136, de 11.240 SHP cada, 40 metros de comprimento, peso máximo de decolagem de 56.000 Kgf, velocidade máxima de 160 Kt, carga máxima de 20 toneladas. Até hoje, 276 aeronaves foram produzidas, e a linha de montagem ainda está ativa.
gostei muito
ResponderExcluirInteressante. Só vejo a imprensa, os professores e pessoas leigas falarem mal da antiga União Soviética e sua tecnologia. Quanto ao regime autoritário eu até concordo, mas quanto a tecnologia deles, especialmente aeronáutica eles não ficavam muito atrás dos EUA (que tinham a vantagem do enorme dinheiro investido em seus projetos e a parceria de fabricantes com a NASA e a USAF e os testes secretos na área 51). Leio sobre aviação desde pequeno, mas neste blog eu descobri alguns dessas aeronaves praticamente desconhecidas no ocidente.
ResponderExcluirrealmente ,concordo que eles tem bastante tecnologias .
ExcluirConcordo plenamente Diego Mariano
ExcluirAinda sobre esse helicóptero, qual seriam as dimensões dele? Já deu pra ver que é enorme, pois é capaz de carregar um helicóptero Boeing Vertol MH-47 Chinook, certamente o maior helicóptero cargueiro que eu conhecia. Numa dessas imagens ele faz um Robinson R22 parecer um aeromodelo.
ResponderExcluirMinha nossa senhora, 2 motores de 11 mil SHP, potência de mais, como funcionavam? No mesmo esquema do PT6? Que tem 2 motores ligados juntos na caixa de redução? Ótima matéria!
ResponderExcluirGostei muito da matéria, mesmo ainda sendo leigo no assunto, sei que são dimensões e potência descomunais. Gostaria de saber mais sobre as unidades de medidade potência utilizadas nesse artigo pois só conheço cv e hp. Meu e-mail é fgorodrigues@bol.com.br
ResponderExcluirDesde já agradeco.
Além de ser um ''Guindaste Voador'', também é muito bonito. Até hoje, em 2019, essa nave está no catálogo de helicópteros militares no site da Russian Helicopters.
ResponderExcluirGostei imenso 😍😍😍😍 adorei de ver😚❤💖💎💎
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