O projeto do motor Lycoming XR-7755 representa provavelmente uma das últimas tentativas de extrair o máximo de potência dos motores aeronáuticos a pistão, antes que esses fossem definitivamente substituídos por motores a reação, ficando restritos somente à aeronaves mais leves.
Seu desenvolvimento nos remete à dificuldade antes enfrentada pelo fabricante no desenvolvimento de motores de grande potência. Seu antecessor, o motor O-1230, um motor de 12 cilindros horizontais opostos de 1220 HP, foi elaborado com grandes espectativas para a época. Porém, com muitos atrasos no desenvolvimento, este motor ficou obsoleto logo após seu lançamento, pois os operadores militares já então necessitam de motores bem mais potentes para as aeronaves que então entravam em combate na Segunda Guerra Mundial.
A Lycoming, partindo do projeto do motor O-1230, iniciou um novo projeto de configuração horizontal, sobrepondo dois blocos daquele motor para compor um conjunto em H, o H-2470, que também não deu certo e foi cancelado. Numa última tentativa, a empresa decidiu juntar todos os seus esforços para desenvolver o que viria a ser o maior e mais pesado motor aeronáutico da época.
Esse projeto extremamente ousado foi iniciado em 1943, e o desenho previa um motor radial com nove conjuntos de 4 cilindros em linha, num total de 36 cilindros com sistema de arrefecimento a líquido. Esse conjunto tinha dimensões exorbitantes de 3 metros de comprimento e 1,5 metros de diâmetro com um peso de 2740 kg. O conjunto seria capaz de desenvolver uma incrível potência de 5000hp a 2600rpm, e incorporava um poderoso sistema turbo - alimentador, mas nunca chegou a ser divulgada a sua altitude crítica.
Com suas dimensões exageradas e com o também exagerado volume de 127 litros de cilindrada, o motor era praticamente inviável até mesmo para as maiores e mais ousadas aeronaves da época, sendo necessária uma remodelação, levando ao modelo XR-7755-3 com um novo sistema propulsor, com uma nova hélice e uma caixa de redução de duas velocidades. Posteriormente, uma nova alteração substituiu os carburadores por um sistema de injeção de combustível levando ao modelo XR-7755-5.
O Lycoming R-7755 trouxe grandes inovações, como o sistema de refrigeração líquida,permitindo manter os cilindros alinhados numa configuração de 9 linhas de 4 cilindros cada. Cada banco de 4 cilindros tinha um eixo de comando de válvulas no cabeçote e um sistemas regulador de potência em cada eixo, sendo um para o cruzeiro com baixa potência e economia de combustível e outro de alta potência.
Todo o esforço por trás deste motor tinha por objetivo equipar o novo bombardeiro estratégico norte americano Convair B-36, então em desenvolvimento. No entanto, apenas dois destes motores foram concluídos, sendo um modelo XR-7755-3 com carburadores e outro XR-7755-5 de injeção direta. O primeiro motor apresentado demonstrou graves problemas levando a rejeição por parte da força aérea americana, sendo o projeto encerrado definitivamente em 1946.
O Convair B-36 acabou sendo equipado com os motores Pratt & Whitney R-4360, outra máquina problemática, mas que fez mais sucesso.
(Texto de autoria de Thiago Martiusi Moura, revisado por Jonas Liasch)
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