Google Website Translator

domingo, 2 de agosto de 2009

Nomes dos Aeroportos Brasileiros

No Brasil, os aeroportos são batizados pelas autoridades com nomes nem sempre bem aceitos pela população. Alguns desses nomes "pegam", mas outros são quase totalmente ignorados. Muitas vezes, os nomes nem sequer tem a ver com aviação. Essa é uma lista inicial, com um breve histórico da personalidade que cedeu o nome a cada aeroporto:

Brasília - Juscelino Kubitschek de Oliveira: Juscelino Kubitschek de Oliveira, também conhecido por JK, foi um médico e político mineiro. Foi Prefeito de Belo Horizonte, Governador de Minas Gerais e Presidente do Brasil, eleito pelo voto direto, entre 1956 e 1961. Foi o fundador de Brasília. Faleceu em 1976.

Confins - Tancredo Neves: Tancredo foi um político mineiro. Foi Primeiro-Ministro do Presidente João Goulart entre 1961 e 1962, na breve experiência parlamentarista do Governo Brasileiro. Foi deputado federal e senador por Minas Gerais e Governador desse Estado. Foi eleito Presidente do Brasil pelo Colégio Eleitoral em janeiro de 1985, mas não chegou a tomar posse, falecendo em 21 de abril de 1985. Seu vice, José Sarney, assumiu a Presidência.

Curitiba - Afonso Pena: Afonso Augusto Moreira Pena foi um advogado, jurista e político mineiro. Foi Conselheiro do Império do Brasil, Ministro de Estado na República Velha em várias pastas, Governador de Minas GeraisVice-Presidente e finalmente Presidente do Brasil, entre 1906 e 1909, quando faleceu durante seu mandato.

Florianópolis - Hercílio Luz: Hercílio Pedro da Luz foi um engenheiro e político catarinense, Governador de Santa Catarina por três vezes, eleito em 1894, 1918 e 1922, e Senador pelo mesmo Estado também por três vezes. Faleceu em 1924.

Galeão: Antonio Carlos Jobim: Tom Jobim foi um maestro, compositor, pianista, músico e arranjador carioca, um dos maiores expoentes da música brasileira e um dos criadores do movimento "Bossa Nova", na década de 1960. Faleceu em New York em 1994.
Guarulhos - Governador André Franco Montoro: Franco Montoro foi um político paulista, que exerceu vários cargos na administração pública paulista. Foi Governador de São Paulo entre 1983 e 1987. Faleceu em 1999.
Jacarepaguá: Roberto Marinho: Roberto Pisani Marinho foi um jornalista carioca e uma das personalidades mais influentes na história recente do Brasil, apesar de nunca ter exercido um cargo público. Herdou o Jornal "O Globo" de seu pai, Irineu Marinho e criou a Rede Globo de Televisão em 1965, uma das 3 maiores organizações de comunicações do mundo, e da qual foi presidente até sua morte em 2003, com 98 anos.

Londrina: Governador José Richa: José Richa foi um político carioca, mas que ainda muito jovem mudou-se para o Paraná. Foi Deputado Federal, Senador, Prefeito de Londrina entre 1973 e 1977 e Governador do Paraná entre 1982 e 1986. Faleceu em 2003.
Manaus - Eduardo Gomes: O Brigadeiro Eduardo Gomes foi um aviador, militar e político fluminense. Participou da "Revolta dos 18 do Forte de Copacabana", em 1922. Foi promovido a Brigadeiro em 1941, na criação do Ministério da Aeronáutica, e Ministro da Aeronáutica por duas vezes, entre 1954 e 1955, no Governo Café Filho, e entre 1965 e 1967, no Governo Castello Branco. Também foi o criador do Correio Aéreo Nacional. É Patrono da Força Aérea Brasileira. Faleceu em 1981.

Porto Alegre - Salgado Filho: Joaquim Pedro Salgado Filho foi um jornalista, magistrado e político gaúcho. Foi o primeiro Ministro da Aeronáutica, entre 1941 e 1945. Faleceu em um desastre aéreo no Rio Grande do Sul em 1950, quando disputava o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Rio de Janeiro - Santos Dumont: Alberto Santos Dumont foi um aviador mineiro. Foi inventor dos balões dirigíveis em 1898 e do avião em 1906. É a maior personalidade da aeronáutica brasileira e foi cognominado "O Pai da Aviação". Faleceu no Guarujá em 1932.

Salvador - Luiz Eduardo Magalhães: Foi um político baiano, filho do ex-governador e ex-senador Antônio Carlos Magalhães. Foi deputado estadual e deputado federal pela Bahia, e estava cotado para ser Governador da Bahia em 1998 e candidato a Presidente do Brasil em 2002. Faleceu de ataque cardíaco em 1998. O Aeroporto era denominado anteriormente "Dois de Julho", data alusiva à independencia da Bahia em 1823.

São Paulo - Congonhas: O Visconde de Congonhas do Campo, Lucas Antônio Monteiro de Barros, foi Presidente da Província de São Paulo no Império do Brasil. Sua família era proprietária das terras onde hoje se situa o aeroporto.

Um comentário:

Gostou do artigo??? Detestou? Dê a sua opinião sobre o mesmo.