
Desenvolvido por uma equipe de projetistas liderada por Ralf Harmon, o Bonanza pode ser considerado o primeiro moderno monomotor executivo de alta performance, em nítido constraste com as típicas aeronaves de madeira e tela da época. Seu detalhe mais característico era uma empenagem de dois planos em "V", substituindo as empenagens convencionais, cuja finalidade era reduzir o arrasto parasita, embora com o ônus de reduzir a estabilidade direcional. Superfícies de comando de dupla função denominadas "ruddervators" substituíram os lemes e profundores convencionais.
O Beech Model 35 Bonanza executou seu primeiro voo em 22 de dezembro de 1945. Mostrou-se bastante dócil e fácil de voar. Entrou em produção seriada na fábrica da Beech em Wichita, Kansas, em 1947 e logo tornou-se muito popular, embora fosse bastante caro em relação às aeronaves concorrentes.

Uma das maiores críticas ao avião era a instabilidade direcional, especialmente com pilotos inexperientes ou em condição de turbulência. O fabricante introduziu no projeto uma ligação entre os ruddervators e os ailerons por cabos e molas, visando facilitar a pilotagem. Tal ligação permite uma coordenação de comandos com mínima aplicação de pedal, reduzindo a típica osciliação da cauda. As molas permitiam ao piloto aplicar um sobre-esforço no "leme" e até cruzar os comandos, especialmente nas manobras de pouso e decolagem. Mais recentemente, o uso de Yaw Dampers (amortecedores de guinada automáticos) reduziu bastante a instabilidade direcional.
Em 1959, a Beech introduziu o modelo 33 Debonair (foto do N8833M abaixo), praticamente idêntico ao Bonanza, mas com cauda convencional no lugar das empenagens em "V". O Debonair era um modelo de baixo custo e mais simples do Bonanza. Em 1966, o Debonair foi rebatizado Beech E-33 Bonanza, essencialmente o mesmo avião. Uma versão com fuselagem alongada e seis assentos foi criada em 1968, o Model 36, que possuia duas amplas portas de acesso traseiras.

Os modelos 33 foram fabricados até 1980, como modelos G-33, e os modelos 36 estão em produção até hoje, como G36 (foto abaixo), agora equipados com motores Continental IO-550, de 300 HP, GPS Garmin e painel Glass Cockpit.


Os Beech Bonanza são muito populares no Brasil, e foram muito empregados como táxi-aéreo na Colonização do Norte do Paraná. Duas empresas de táxi aéreo, a STAR e a RETA, utilizaram mais de 50 Bonanzas a partir do Aeroporto de Londrina, a partir de 1948/49.
Muito bom artigo. Como sugestão, acharia bastante interessante os upgrades feitos no Bonanza para o uso de turboélices, da Tradewind e da Turbinair.
ResponderExcluirMuito bom artigo parabéns!
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