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sexta-feira, 24 de julho de 2009

Sukhoi: os campeões de acrobacia

Quando se fala em acrobacias aéreas, é impossível deixar de citar as poderosas aeronaves russas Sukhoi Su-26, Su-29 e Su-31. Afinal, essas pequenas aeronaves são pilotadas por grande parte dos campeões de acrobacia aérea pelo mundo inteiro e impressionam pela performance e resistência.
O Sukhoi Su-26 original voou pela primeira vez em junho de 1984, equipado com um motor radial Vedeneyev M-14P de nove cilindros e 360 HP. Como a aeronave vazia pesa apenas 736 Kg, a relação peso-potência lhe é altamente favorável, permitindo ganhar altura rapidamente após as manobras e permitir voar facilmente "na faca", tirando sustentação da fuselagem e não das asas.

Os aviões de produção Su-26M posteriores utilizaram uma hélice Hoffman de 3 pás, ao invés das hélices de 2 pás dos 4 primeiros exemplares. Esses modelos 26M também tiveram suas superfícies de empenagem redesenhadas para melhor desempenho. Refinamentos aerodinâmicos posteriores conduziram a aeronave a vencer vários campeonatos, como o World Aerobatics Championships de 1986, tanto na categoria masculina quanto feminina. O modelo modificado Su-26M-3 , com motor de 430 HP, dominou as temporadas de 2003 e 2005 do Aerobatic World Championship.

Os números de performance impressionam: razão de subida inicial de 3.543 pés por minuto, velocidade máxima de 450 Km/h, cruzeiro de 310 Km/h. Suportam pelo manual esforços a 12 G positivos e 10 G negativos, mas suas longarinas foram testadas com 23 G positivos e 23 G negativos sem se quebrarem.

A Sukhoi posteriormente lançou mais dois modelos de aeronaves acrobáticas a pistão, o Su-29 e o Su-31. O Su-29 é derivado do Su-26, mas tem dois lugares e se destina mais à instrução de acrobacia e treinamento militar e civil, embora possa ser usado normalmente em campeonatos. O uso extensivo de composites em sua estrutura permitiu que a aeronave tivesse um peso de apenas 50 Kg a mais em relação ao peso vazio do Su-26, mesmo tendo um assento a mais. A Força Aérea Argentina usa essas aeronaves no treinamento dos seus pilotos.
Já o Su-31 é uma versão refinada e mais potente do Su-26. Equipada com motores de até 450 HP, foram construídos especialmente para os maiores campeonatos de categoria Unlimited. Poucas aeronaves podem competir com essas impressionantes máquinas, que possuem razão de rolamento de até 400 graus por segundo!
O motor radial Vedeneyev M-14 é um detalhe importante dos Sukhoi. São robustos e eficientes motores de 9 cilindros, 10,2 litros de cilindrada e com potência variando de 360 a 450 HP. São máquinas duráveis, com 2250 horas de TBO (Time Between Overhaul) pelos padrões americanos SAE. A maioria desses motores possuem carburadores de injeção com mistura automática e um blower mecânico para aumentar a pressão de admissão. Um desenvolvimento recente desse motor, cuja concepção inicial é da década de 1930, permitiu desenvolver 460 HP com um sistema de injeção eletrônica, mas com um consumo baixíssimo de 30 litros por hora em potência de cruzeiro. O motore M-14 mantém total operacionalidade em qualquer atitude da aeronave, inclusive voo invertido sem restrição de tempo. Pesa apenas 214 Kg, gerando portanto mais de 2 Hp por Kg nas suas versões mais potentes.
Os motores possuem um conjunto de lâminas móveis, tipo íris, que regulam a entrada de ar de refrigeração para os motores. A finalidade dessas palhetas é evitar o resfriamento brusco do motor (overcooling), em mergulhos acentuados que poderiam provocar trincas nos cilindros e cabeçotes por contração muito rápida do metal.

As hélices Hoffman de 3 pás são do tipo de velocidade constante. Como o motor tem caixa de redução, giram de modo bastante eficiente em qualquer tipo de manobra acrobática, inclusive mergulhos em alta velocidade.

Os trens de pouso fixos consistem em um único arco feito em titânio sólido.

Pilotar os Sukhoi não é uma experiência recomendada para pilotos iniciantes. A aeronave é um puro sangue que sacrifica um pouco da sua estabilidade em favor de maior autoridade de comando. Seus comandos são muito sensíveis e respondem rapidamente a qualquer toque nos manches e pedais. A decolagem pode assustar pilotos acostumados com aeronaves ocidentais: o motore M-14 gira no sentido anti-horário (visto pelo piloto), e a reação de torque ocorre do lado oposto aos dos aviões comuns, puxando para o lado direito e não para o esquerdo.

2 comentários:

  1. Quem não se lembra de César Albuquerque e do Tri campeão brasileiro Adilson Kindlemann.

    Sukhoi a melhor maquina de acrobacias do mundo.

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  2. conheci cmte riquieri com seu sukhoi su 31 e com certeza voces tem toda a razao a melhor maquina voadora para acrobacia ja fabricada .

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